62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
A UTILIZAÇÃO DE RPGS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA PARA AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Alberto Einstein Pereira de Araújo 1
Valter Jorge da Silva 1
Mariel José Pimentel de Andrade 1
Bárbara Micaela Pereira de Araújo Rocha 1
1. Unidade Acadêmica de Garanhuns - Universidade Federal Rural de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
Atualmente, o uso de computadores está se tornando cada vez mais frequente no ambiente educacional, entretanto, a implementação das tecnologias da informação (TI) na escola ainda encontram-se dificuldades no seu uso eficaz para a melhoria do ensino. Existe uma real necessidade de desenvolvimento de softwares a serem usados em sala de aula. Vários trabalhos têm demonstrado a importância dos Jogos Educativos na plena utilização das possibilidades educacionais do computador. Dentre os Jogos Educativos podemos citar os jogos chamados Role Playing Game mais conhecidos pelo acrônimo RPG, que em português significa "jogo de representação", que são considerados por alguns autores uma ótima alternativa para o desenvolvimento cognitivo de uma forma ativa. A maioria dos RPGs descritos na literatura tem um formato textual com ou sem uso de tabuleiro, no presente trabalho apresentamos o desenvolvimento de um RPG em formato digital, intitulado A Saga do Modernismo. Este trabalho tem o objetivo de analisar possiveis aperfeiçoamentos no modo de aprendizagem do publico alvo e entender com desenvolver o conteúdo de sala de aula no formato do RPG digital.
METODOLOGIA:
Com o cuidado para não perder o caráter lúdico, o processo de construção perpassou por algumas etapas. Ao longo da realização do planejamento, foi definido o titulo do jogo e sua temática referente à época do modernismo. Na construção do jogo foi utilizando um software proprietário devidamente licenciado, onde foram desenvolvidos os ambientes gráficos relativos ao conteúdo. Foram introduzidos fatores locais no ambiente e personagens com a preocupação de contextualizar o conteúdo com a realidade local do estudante. A criação dos desafios é a etapa mais delicada no desenvolvimento do RPG, já que devemos levar em conta o caráter pedagógico do jogo. Uma característica importante do RPG digital é a possibilidade de constante revisão e atualização ao longo de sua construção e aplicação. O jogo foi aplicado no Centro de Ensino Experimental de Garanhuns e, posteriormente, apresentado no 3º Festival de Literatura de Garanhuns. Nestas ocasiões foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com o público, em sua maioria alunos do ensino fundamental do município de Garanhuns. O questionário foi construído com base nos conteúdos históricos apresentados no jogo, com o intuito de avaliar dentre outras coisas a interação jogo-jogador, para posteriores reformulações.
RESULTADOS:
Dos estudantes que participaram da atividade, observou-se que a grande maioria já havia tido contato prévio com jogos eletrônicos. As entrevistas individuais demonstraram que apesar de estudantes mais novos que ainda não tiveram acesso a esse tema na escola conseguiram responder a várias perguntas sobre o modernismo. Em relação aos estudantes que já tiveram esse assunto em sala de aula, as entrevistas demonstraram uma boa receptividade em relação ao uso do jogo como ferramenta de ensino. Também perguntamos para alguns alunos os possiveis defeitos no jogo e seus possiveis aprimoramentos, analisando-os e tentando melhorar o contexto do jogo. Observamos que um RPG em formato digital apresenta vantagens em relação ao formato de tabuleiro no que diz respeito a versatilidade e na facilidade de criação de um ambiente previamente definido pelo professor, evitando assim, possíveis erros de interpretação, possíveis em um RPG voltado a educação de tabuleiro. Além disso, o software escolhido para o desenvolvimento desse jogo (RPG Maker) apresenta uma grande gama de possibilidades e é de fácil utilização para pessoas sem familiaridade com programação de computadores.
CONCLUSÃO:
Observamos que os jogos educativos, principalmente os do tipo de RPG abrem novas possibilidades na melhoria do processo de ensino-aprendizagem com uso do computador. Essas ferramentas possibilitam um aprendizado interativo e servem como instrumentos potencializadores e motivadores do aprendizado em estudantes numa faixa etária dos níveis fundamental e médio. O desenvolvimento de um RPG digital fica facilitado com uso de softwares específicos, podendo incluir pessoas com pouca familiaridade com programação de computadores. Observamos que o desenvolvimento de um RPG deve ocorrer de forma contínua e que o ponto chave no seu uso educacional diz respeito à escolha mais apropriada dos desafios. Um fator importante no desenvolvimento de uma ferramenta como esta é a contextualização com o dia a dia do estudante, fator esse muitas vezes relegado apenas ao contexto urbano dos grandes centros. Esses jogos podem ser um grande aliado para o processo de ensino-aprendizagem, desde que se passe por um criterioso processo de planejamento e construção, pois este mesmo tipo de jogo, aplicado de forma errônea pode vir a prejudicar a aprendizagem do estudante.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do estado de Pernambuco - FACEPE
Palavras-chave: Software educacionais, Jogos educativos, RPGs educacionais.