62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
MULHERES SÓ QUEREM DIAMANTES? - ABORDAGEM EVOLUTIVA DAS PREFERÊNCIAS FEMININAS DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS
Priscilla Soares de França 1
Anthonieta Looman Mafra 1
Felipe Nalon Castro 1
Wallisen Tadashi Hattori 1
Fívia de Araújo Lopes 2
Maria Emilia Yamamoto 2
1. Depto. de Fisiologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profª Drª/ Orientadora - Depto. de Fisiologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
As estratégias sexuais de machos e fêmeas diferem devido à distinção de investimentos reprodutivo e parental entre os sexos. Essas estratégias envolvem um conjunto de comportamentos de escolha de parceiro e competição pelos mesmos em busca de um maior sucesso reprodutivo. Devido à assimetria no investimento parental espera-se que um sexo invista mais e com isso se torne um recurso reprodutivo limitante que por sua vez apresentará maior seletividade - pelo qual o sexo de menor investimento compete. No caso dos humanos, a gestação e a lactação, bem como os cuidados iniciais com a prole, caracterizam o sexo feminino aquele de maior investimento. Dessa forma, o sucesso reprodutivo das mulheres depende das condições fisiológicas nas quais elas e suas proles estejam. Posto isto, espera-se que elas valorizem traços de comprometimento, recursos, capacidade de aquisição e qualidade genética em seus parceiros. Consoante às informações ora citadas, o presente trabalho visa comparar as possíveis diferenças entre mulheres adultas e adolescentes quanto às preferências ideais para parceiros de curto e longo prazo, apresentando notável importância, pois poucos são os trabalhos de Seleção de Parceiros realizados com adolescentes.
METODOLOGIA:
Neste estudo participaram 160 mulheres, sendo 80 adolescentes (Média de idade ± dp = 17,24 ± 1,53) e 80 jovens adultas (Média de idade ± dp = 21,99 ± 1,91). Ao participarem, os sujeitos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), concordando em participar da pesquisa voluntariamente. Em seguida, elas responderam anônima e individualmente um questionário relativo à descrição de perfis de parceiro romântico ideal pra relacionamento de curto e longo prazo, distribuindo 27 pontos dentre nove características: rosto bonito, corpo bonito, saúde, condição financeira, sociabilidade, ambição/disposição ao trabalho, inteligência, bom humor e sinceridade. Foram realizadas Análises de Variância Multivariada (MANOVA) para verificar a existência de diferenças quanto às preferências dos sujeitos pelas características de parceiros ideais de curto e longo prazo. Em ambas as análises das preferências a variável Faixa Etária foi considerada a variável independente, e as nove características investigadas como variáveis dependentes. Quando o procedimento MANOVA identificou diferenças significativas entre as faixas etárias, elas foram tratadas por uma Análise Discriminante.
RESULTADOS:
Foram encontradas diferenças entre as mulheres adolescentes e adultas para as preferências por parceiros de curto prazo (F(9,150) = 2,03, P = 0,034). A Análise Discriminante realizada apresentou função discriminativa significativa (Wilks' Lambda = 0,891, X²(9) = 17,70, P = 0,039). As adolescentes tenderam a preferir as características de Corpo Bonito e Sinceridade, enquanto que, as jovens adultas preferiram Condição Financeira e Inteligência. Sugere-se que essa preferência ocorra porque as jovens adultas vêem o relacionamento de curto prazo como uma oportunidade para iniciar um relacionamento de longo prazo, preferindo características que indiquem recursos e investimento nelas e em sua futura prole. Já as adolescentes procuram qualidade genética visto que não esperam investimento do parceiro no relacionamento de curto prazo. Com relação às preferências por parceiros de longo prazo, não foram identificadas diferenças entre as faixas etárias comparadas (F (9,150) = 1,78, P = 0,076), provavelmente porque ao idealizar o parceiro para o relacionamento supracitado tanto as adultas como adolescentes pensam na demanda de recursos necessárias para o futuro cuidado com a prole e selecionam as características que melhor se adaptam a esse investimento.
CONCLUSÃO:
Nesta pesquisa observou-se que as mulheres jovens e adolescentes preferem características diferentes quando descrevem o seu parceiro ideal: as adultas optam por características que indiquem ambição para aquisição de recursos e a existência de recursos em relacionamentos de curto prazo, enquanto que as adolescentes preferem características que indiquem qualidade genética e convivência social no relacionamento ora citado. Verificou-se também que em relacionamento de longo prazo não há diferenças de preferências, pois este sexo procura investimento do parceiro nelas e em sua prole, procurando, pois, parceiros que possuam características que indiquem status social e recursos.
Instituição de Fomento: UFRN, CNPq e CAPES
Palavras-chave: Seleção de Parceiros, Estratégias Sexuais, Preferências femininas.