62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luiza Sheyla Evenni Porfírio Will 1
Allisson Jhonatan Gomes Castro 1
Kahena de Quevedo Florentin 1
Raimunda Porfirio Ribeiro Will 2
1. Departamento de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Prof. Dra. Orientadora, Departamento de Educação, NEI- UFRN
INTRODUÇÃO:

O estudo sobre os animais inicia na educação infantil, mas como trabalhar o tema de modo a desenvolver a consciência da preservação das espécies para a sustentação do nosso planeta? Essa pesquisa educacional deu-se em uma escola pública de educação infantil e de ensino fundamental. Os objetivos foram encaminhados para analisar como os professores planejavam as aulas, quais os objetivos formulados e se eles estavam em consonância com os conceitos escolhidos como conteúdo de ensino-aprendizagem, se orientavam as estratégias e atividades desenvolvidas, bem como refletiam avaliação das crianças. Partimos do pressuposto de que na educação infantil é levado em consideração as possibilidades de desenvolvimento das crianças e de potencializar os processos de aprendizagem (Vygotsky, 2001); de que qualquer conteúdo de aprendizagem será organizado em estratégias de ensino que possibilite o professor e as crianças construírem uma orientação prévia para o desenvolvimento de atividades pelas crianças, de que as atividades na educação infantil devem ser desenvolvidas pelas crianças de forma ativa. Considerando que a atividade apresenta uma estrutura externa, ou seja, o que a criança realiza com os recursos no plano externo no futuro apresentar-se-á de forma interna (LEONTIEV, 2001).

METODOLOGIA:

Para realização da pesquisa utilizamos observação das professoras no contexto das aulas e no final de cada aula fazíamos uma entrevista para esclarecimento da prática, também analisamos o plano de aula e comparamos com a atividade prática das professoras. No inicio de cada seção de entrevista apresentamos as nossas conclusões da aula anterior e os professores refletiam sobre o nosso registro.

RESULTADOS:

As professoras antes do planejamento fizeram uma assembléia com as crianças e elas começaram a propor uma série de animais que pretendiam estudar. Elas fizeram sua proposta e sua defesa, dizendo o porquê era importante estudar o seu animal preferido. Dentre as propostas e defesas foi eleito o tubarão, visto que na concepção das crianças era um animal mau e feroz. As idéias iniciais dos alunos (tubarão, devemos exterminá-los) foi o ponto de partida do trabalho.  As crianças foram buscar opiniões dos pais, assistiram ao filme HABITAT DOS TUBARÕES (2004), que borda a matança dos tubarões, e os estudos feitos por biólogos sobre esse animal, desmistificando essa crença. As cenas do filme se transformaram em discussão em sala de aula e as crianças começaram a pensar na possibilidade de extinção da espécie, no desequilíbrio da natureza e em alternativas para salvá-los. As professoras liam para as crianças notícias e textos didáticos, em contrapartida as crianças analisavam atitudes destrutivas e desenhavam as ações que os seres humanos poderiam fazer para não poluir a natureza, no seu modo de ver e perceber o mundo, faziam sugestões como: vigiar os mares, prender pescadores destruidores, imaginavam-se no futuro como cidadão com compromisso e responsabilidade com a natureza.

CONCLUSÃO:

Nesta perspectiva, concluímos que as crianças pequenas quando tem oportunidade de vivenciar um ensino que oportuniza situações significativas, possibilita o desenvolvimento da habilidade de argumentação, e estabelecer relações sobre os problemas de gente grande e na sua perspectiva infantil elas desenvolvem o desejo de preservação do ambiente.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Estratégias de Ensino, Preservação e sustentabilidade.