62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
A PRESERVAÇÃO DO MEIO-AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DA VISÃO DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UFRN
Maíra Medeiros de Araújo 1
Rômulo Andrade de Souza Neto 1
Matilde Medeiros de Araújo 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE / UFRN
INTRODUÇÃO:
A globalização e o constante desenvolvimento tecnológico trouxeram avanços significativos que elevaram a produtividade das organizações de maneira inconseqüente com o meio ambiente. Hoje, em um contexto organizacional competitivo, a grande preocupação das empresas com o crescimento econômico cria barreiras para o avanço nas práticas de proteção e preservação ambiental. As organizações têm uma grande responsabilidade à medida que emitem gases poluentes, eliminam resíduos tóxicos sem tratamento, desmatam florestas, fazem uso irracional de água e energia elétrica. A justificativa dada pela maioria delas é que a produtividade não pode ser sacrificada em detrimento de recursos desviados para a preservação ambiental. Atualmente há muitas discussões a respeito de atitudes ambientalmente corretas e o desenvolvimento sustentável tornou-se um tema de grande relevância, tendo em vista a conscientização crescente da sociedade a respeito da utilização responsável dos recursos naturais. Neste sentido, o presente trabalho objetiva identificar o nível de preocupação e o comportamento que os graduandos em Administração pela UFRN apresentam em relação ao desenvolvimento sustentável das organizações e da preservação do meio-ambiente para as gerações futuras.
METODOLOGIA:
A pesquisa realizada é do tipo exploratório-descritiva. O universo da pesquisa consistiu na quantidade de alunos matriculados no semestre de 2009.1 em Administração presencial da UFRN, somando um total de 849 alunos, sendo 405 do turno da manhã e 444 do turno da noite. Foi utilizada uma amostra não-probabilística, por conveniência, de 63 alunos do turno da manhã e 62 alunos do turno da noite. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário elaborado pelos autores com base nos questionamentos a respeito do tema. O questionário foi do tipo fechado contendo 18 questões no total, sendo 7 questões dicotômicas e 11 questões de múltipla escolha. O questionário envolveu cinco grupos de questões: perfil da amostra; preocupação com o meio ambiente; a empresa e o meio ambiente; o consumidor consciente e projeções para o futuro. A coleta de dados foi realizada nas salas de aula da própria UFRN e em horário de aula. A tabulação dos dados foi feita utilizando o SPSS, com o auxílio de tabelas do Microsoft Excel. O tratamento dos dados foi feito de forma quantitativa.
RESULTADOS:
No perfil da amostra, verificou-se que 42% dos alunos são do sexo masculino e 42% do sexo feminino, e que 50% tem entre 18 e 21 anos. Sobre a preocupação com o meio ambiente, 98% dos alunos responderam positivamente a esta indagação. Dos que se preocupam, 66% procuram pesquisar e informar-se sempre sobre o assunto. As principais práticas sustentáveis desse grupo são a racionalização de recursos como energia e água e a coleta seletiva de lixo. No referido à empresa e o meio ambiente, verificou-se que 73% dos respondentes já trabalham, e 62% deste grupo afirmam que a empresa onde atuam adota práticas sustentáveis, como a reutilização de papel e a utilização de material reciclado. Nesse contexto, 77% dos alunos que trabalham afirmam que foram influenciados pelas práticas ambientais adotadas por essas empresas. Analisando o aluno como consumidor, 69% dos respondentes não procuram se informar se o fabricante adota práticas de preservação ambiental. Porém, 75% dizem que estariam dispostos a pagar um pouco mais por um produto ambientalmente correto. A respeito das projeções para o futuro, 91% dos entrevistados afirmam que pretendem adotar práticas de desenvolvimento sustentável em sua empresa, principalmente pelo quesito ético e porque a empresa ganharia maior visibilidade no mercado.
CONCLUSÃO:
A partir dos resultados encontrados, pode-se concluir que embora a grande maioria dos alunos diga se preocupar com o meio-ambiente, pouco mais da metade procura pesquisar informações a respeito. Os resultados mostram que as empresas adotam em sua maioria práticas como reutilização de papel e a utilização de material reciclado, pois são mais baratas e não requerem tanta mobilização de recursos. Além disso, o grande número de alunos que se sentiu influenciado pelas práticas sustentáveis da empresa onde trabalha evidencia o papel de exemplo que as organizações devem dar aos seus colaboradores, uma vez que eles também são cidadãos e podem desenvolver práticas sustentáveis em sua vida cotidiana. Observou-se que a maioria dos alunos não pesquisa sobre a empresa fabricante antes de adquirir um produto, embora a maioria deles esteja disposta a pagar um pouco mais por produtos ambientalmente corretos. Este resultado dá subsídios para que as empresas invistam em marketing verde, divulgando seus produtos e suas práticas responsáveis como forma de diferenciação no mercado. A preocupação dos estudantes com a adoção de práticas sustentáveis no futuro se dá principalmente pelo caráter ético deste tipo de investimento e pela possibilidade de melhorar parcerias com colaboradores e fornecedores.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, Meio ambiente, Consumidor consciente.