62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
Ecos da Migração - a questão da representação do migrante em romances da literatura brasileira contemporânea
María del Pilar Tobar Acosta 1
1. TEL - IL - UnB
INTRODUÇÃO:

No presente trabalho nos propusemos estudar a obra literária Inferno provisório volume 1: Mamma, son tanto felice, de Luiz Ruffato, observando a forma como o autor tratou a temática da imigração e de que maneira compôs seu texto para representar a identidade dos imigrantes e de seus descendentes, ao passo que procuramos entender as técnicas de construção e as estruturas usadas que permitem classificar a obra no contexto da produção contemporânea.

METODOLOGIA:

Para realizar a pesquisa, usamos o referencial teórico dos estudos em pós-modernidade das ciências sociais, bem como o da crítica literária. Assim, para entender a estrutura da obra, em um primeiro momento, propusemos a ideia de "romance líquido" (baseada no conceito de modernidade líquida [BAUMAN, 2001]). E num segundo momento abordamos o texto da obra propriamente dito, analisando cada uma das seis "histórias" (RUFFATO, 2005: p. 171), que compõem o que entendemos como a macrohistória do livro, destacando os trechos nos quais aparecem referências aos imigrantes.

RESULTADOS:

O imigrante de Ruffato é um ser, que expulso por motivos econômicos de seu lugar de origem, parte em busca da promessa de "fazer a América" (FAUSTO, 1999) e acaba encalhando em uma realidade de nunca conseguir chegar, de nunca pertencer a lugar nenhum, e assim de repetir os mesmos passos nômades, sempre procurando algo melhor para si e para os seus.

CONCLUSÃO:

Observamos que diferentemente das narrativas tradicionais sobre a vida de imigrantes, as quais constroem para estes uma identidade próxima à de herois conquistadores, a obra em questão retrata outra visão, muito mais crua e dessacralizada, sobre a imigração.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Narrativas Ficcionais sobre Imigração, Luiz Ruffato, Mamma, Son Tanto Felice.