62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A EDUCAÇÃO SOBRE O SONO NA ESCOLA
Luiz Cândido da Silva Júnior 1
Ivanise Cortez de Sousa Guimarães 1
1. Departamento de Fisiologia, UFRN, Natal/RN
INTRODUÇÃO:
O ciclo sono-vigília representa um ritmo biológico intimamente relacionado com a nossa saúde. Por isso, quando não dormimos a quantidade e a qualidade de sono necessária podemos sentir sonolência, dificuldades de atenção e lapsos de memória que interferem de forma negativa no processo de ensino-aprendizagem. Alguns destes problemas podem ser observados em adolescentes que passam por mudanças fisiológicas e psicossociais associadas a hábitos inadequados de sono, freqüentes no ano do pré-vestibular. Entretanto, foi observado que a  presença de hábitos inadequados de sono nesta idade pode estar relacionada à falta de conhecimento que o indivíduo tem sobre o sono, fortalecendo a necessidade de implementar este assunto no ensino médio. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar uma proposta de educação sobre o sono com adolescentes do pré-vestibular do turno vespertino de uma escola pública de Natal/RN.
METODOLOGIA:
Após a aprovação pelo comitê de Ética da UFRN, 35 estudantes participaram da pesquisa. O questionário "A saúde e o Sono" foi aplicado para identificar as dúvidas e hábitos de sono dos adolescentes para auxiliar no desenvolvimento das atividades propostas para o Programa de Educação sobre o Sono. O Programa de Educação sobre o Sono foi realizado no horário habitual de aula, totalizando 5 encontros com duração média de 45 min/cada: 1o: o dia-a-dia do adolescente, 2o: por que me sinto tão sonolento durante o dia?, 3o: descobrindo o sono, 4o: discutindo as dúvidas, 5o: "medidas de higiene do sono". A última atividade proposta no 5o dia foi a avaliação dos estudantes sobre o Programa de Educação sobre o Sono. Esta avaliação foi feita pela resposta dos estudantes a 3 questões objetivas: 1. O que achou do programa de higiene do sono; 2. Você acha que o programa contribuiu para melhorar o seu conhecimento à respeito do ciclo sono-vigília; 3. De que forma você acha que o programa de higiene do sono pode contribuir para mudar alguns comportamentos daqui para frente?. As respostas dos estudantes ao questionário foram comparadas utilizando-se o teste do qui-quadrado (p<0,05).
RESULTADOS:
As principais dúvidas relatadas pelos estudantes foram relacionadas ao melhor momento para dormir, a duração de sono ideal e sobre o que acontece no organismo durante o sono. Além disso, alguns comportamentos associados à má qualidade de sono foram relatados pelos estudantes, tais como, o uso de computadores e televisores próximos ao horário de dormir. Mesmo estudando à tarde, ou seja, com maiores chances de escolher os horários de dormir e acordar, a duração de sono nos dias de escola foi 40 minutos inferior a duração observada nos finais de semana (p<0,05). Este resultado indica que mesmo não tendo a obrigação de acordar cedo para ir à aula, os estudantes apresentam privação parcial de sono nos dias de escola. Este fato é corroborado pela freqüência de estudantes que sente sonolência diurna pelo menos de 1 a 2 vezes por semana (52%). Estas características confirmaram a necessidade de introduzir um programa de educação sobre o sono com os adolescentes. Desta forma, o Programa de Educação sobre o Sono foi realizado e avaliado de forma positiva pelos próprios estudantes, pois, 100% avaliou o programa como bom ou muito bom e afirmou que o mesmo contribuiu para aumentar o seu conhecimento sobre o sono. Além disso, 92% relatou que iria modificar alguns comportamentos que interferem de forma negativa no sono.
CONCLUSÃO:
Programas educacionais sobre o sono devem ser implementados no ambiente escolar, pois, o conhecimento sobre o sono aumenta a intenção do adolescente em adquirir hábitos que favorecem a uma melhor qualidade de sono. Desta forma, sendo a adolescência um momento de transformações fisiológicas e psicossociais, a educação sobre o sono pode contribuir para minimizar as conseqüências negativas atribuídas a um sono de má qualidade.
Instituição de Fomento: UFRN - Propesq e Proex
Palavras-chave: Educação, Sono, Adolescência.