62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 8. Periodontia
ANÁLISE DA PERDA ÓSSEA ALVEOLAR NA DOENÇA PERIODONTAL INDUZIDA EXPERIMENTALMENTE EM RATOS TRATADOS COM HOMEOPATIA E ANTIINFLAMATÓRIO NÃO-ESTEROIDAL
Maíra de Paula Leite Battisti 1
Carolina Fávaro Francisconi 1
João Paulo Corrêa Barros 1
Maria Fernanda Conceição Madeira 1
Bruna Stuchi Centurion 1
Flávio Augusto Cardoso de Faria 1
1. Faculdade de Odontologia de Bauru / Universidade de São Paulo
INTRODUÇÃO:

A doença periodontal é caracterizada por alterações inflamatórias, como vermelhidão e edema da margem gengival, sangramento provocado, alterações no contorno gengival e perda óssea alveolar. No tratamento da doença periodontal inflamatória utilizam-se antiinflamatórios não-esteroidais (AINEs). Recentemente, tem sido citado na literatura o uso de medicamentos homeopáticos. Tendo em vista a escassez de estudos que comprovem a eficácia do medicamento homeopático no tratamento da doença periodontal, este trabalho teve como objetivo avaliar e comparar o efeito da nimesulida, inibidor preferencial da enzima cicloxigenase-2 (COX-2), e de um medicamento homeopático na perda óssea alveolar durante a progressão da doença periodontal inflamatória induzida experimentalmente em ratos.

METODOLOGIA:

Sessenta (60) ratos foram aleatoriamente divididos em: grupo 1 (tratados com homeopatia), grupo 2 (tratados com nimesulida)  e grupo 3 (tratados com soro - controle). Ligaduras de fio de seda foram colocadas na margem gengival do primeiro molar inferior direito de todos os ratos. Os animais foram tratados por 3, 7, 14 e 30 dias. As técnicas utilizadas para as análises foram: indução da doença periodontal inflamatória em ratos e avaliação macroscópica da progressão da doença periodontal inflamatória por meio da análise da perda óssea alveolar.

RESULTADOS:

Os resultados foram submetidos à análise de Análise de Variância, seguida do teste de Tukey, sendo adotado nível de significância de 5%.  Observou-se, neste estudo, que a nimesulida foi efetiva em diminuir a perda óssea alveolar nos tecidos periodontais no período de 7 dias mostrando diferença estatisticamente significativa quando comparado com os animais não tratados e tratados com homeopatia. Nos animais tratados com homeopatia não houve diferença significativa na perda óssea alveolar em nenhum dos períodos de indução da doença periodontal.

CONCLUSÃO:

Os resultados deste estudo sugerem que na doença periodontal inflamatória induzida experimentalmente em ratos a nimesulida, inibidor preferencial da COX-2, pode modificar a progressão da doença periodontal neste modelo experimental por diminuir a perda óssea. 

Instituição de Fomento: MEC/SESu/PET
Palavras-chave: Antiinflamatórios não-esteroidais, doença periodontal, homeopatia.