62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
A COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CASO.
Márcia Teixeira Pinto 1
Camila Meneghetti 2
Eduarda Bodaneze de Oliveira 2
Manuela Soares da Fonseca 2
Raimundo Nonato Macedo dos Santos 3
1. Biblioteca Setorial do CCS-Medicina, Hospital Universitário/UFSC
2. Biblioteconomia, Depto de Ciência da Informação, CED/UFSC
3. Prof. Dr/Orientador, Depto de Ciência da Informação, CED/UFSC
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho mostra o processo de comunicação do conhecimento científico na comunidade acadêmica, com base na pesquisa bibliográfica e entrevista. A comunicação científica é importantíssima para o desenvolvimento humano. A produção e publicação acadêmica, os encontros de estudantes e todos os modos que serão definidos e considerados nessa pesquisa são métodos eficazes para a evolução da comunidade. Segundo  Valério e Pinheiro (2008, p.161), "comunicação é um processo que se inicia com a pesquisa e termina com as descobertas incorporadas ao conhecimento científico, sendo a informação parte inseparável da pesquisa". Assim, será desenvolvida uma pesquisa objetivando-se verificar a importância da comunicação científica do ponto de vista do estudante, compreender o processo de investigação científica e os modos para disseminação dessa; mostrar a importância da comunicação da ciência na universidade e seu valor no meio acadêmico como produtora de conhecimento. Mais especificamente, mostrar como os projetos de pesquisa e desenvolvimento, tanto do corpo discente quanto do docente, assim como os encontros de estudantes, contribuem para que o conhecimento humano seja compartilhado, socializado e, assim, se promova a sua evolução de forma cumulativa.
METODOLOGIA:
Dentro dos objetivos deste estudo de caso, previu-se um levantamento de campo, tendo como base a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário padronizado na forma de entrevista, junto a um grupo de dez estudantes de graduação, na UFSC, no período de agosto a novembro de 2009, mediante as seguintes etapas: contato verbal com os estudantes, solicitando sua permissão e verificando seu interesse em participar da pesquisa; exposição dos objetivos da pesquisa; aplicação do questionário; análise dos dados pesquisados. Os dados apresentados nesta pesquisa além do questionário foram complementados com livros, artigos científicos, dissertações e Internet. Adotou-se o método à pesquisa de campo, de natureza exploratória descritiva e quantitativa.
RESULTADOS:
O Processo de Investigação tem inicio em eventos de estudantes, resultando publicações e promovendo o conhecimento científico. Em Disseminação do conhecimento, item Portais de base de dados, a ciência esta apoiada na ferramenta tecnológica, que deveria ser disponibilizada amplamente. Editoras na universidade estimulam a produção. A Editora da UFSC tem cerca de mil e duzentos títulos publicados e edita anualmente cerca de 80 obras. Em Encontros de Estudantes, temos projetos, artigos e seminários, ampliando a formação acadêmica. Em Biblioteca Universitária, esta deve estar em harmonia com os objetivos da academia, abrangendo ensino, promovendo pesquisa, extensão. Sair da função de depositárias para assumir postura centrada no processo de comunicação, abandonar a filosofia de posse e investir na de acesso com compartilhamento de recursos informacionais e trabalho em rede, minimizando pontos defasados e eliminando barreiras. Nesse sentido, as tecnologias da informação representam a possibilidade mais concreta para expandir a cooperação interinstitucional e com isso ampliar e diversificar os pontos de acesso à informação. A Biblioteca tem a função mediadora entre o sistema documentário e o usuário, e contribui para sua melhoria e, sobretudo, para o avanço do conhecimento.
CONCLUSÃO:
Nossa sociedade esta em constante evolução e um modo eficaz de buscar o novo é a pesquisa e extensão praticadas na academia. No ensino superior observamos índices altos de produção científica, tal processo deve ser comunicado, o conhecimento humano não é cíclico, é cumulativo: uma geração trabalha na melhoria daquilo que a geração anterior estudou. Essa é a importância da comunicação da ciência na universidade. Manter o conhecimento progredindo geometricamente, e não estagnado numa mesma busca. Discutimos os métodos para a comunicação acontecer, nos itens: Produção científica e o Processo de Investigação; Disseminação do conhecimento através de Portais de base de dados; Editoras; Encontros de estudantes; e Bibliotecas. Essas são maneiras nas quais o meio acadêmico se estrutura para a comunicação científica ter lugar e acontecer apropriadamente, sendo vitais para a instituição. Afinal, a universidade é avaliada quanto à sua competência com base nos resultados gerados pelos acadêmicos. Este estudo de caso conclui a importância da instituição como unidade formadora de profissionais capazes para o processo de comunicação científica, estreitando a distância entre aqueles que fazem a ciência e aqueles que a absorvem, contribuindo amplamente para a sua difusão na sociedade.
Palavras-chave: Comunicação/Informação Científica, Gestão do Conhecimento, Sistema de informação.