62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
A FEITURA DE UM JORNAL: POR UMA LEITURA CRÍTICA DO "EU" NO MUNDO.
Paula Fernanda Déde do Nascimento 1
1. Secretaria de Educação de Pernambuco-SEDUC
INTRODUÇÃO:

Pensar numa prática que desenvolva habilidades de leitura e escrita de forma autônoma não é uma tarefa fácil, mas é possível principalmente no que tange ao ensino de língua.

No segundo semestre do ano de 2008, com o objetivo de resgatar e fazer com que os alunos se vissem como sujeito agente e paciente da cidade histórica de Olinda, cidade esta em que eles vivem, foi feito um projeto interdisciplinar intitulado "Historiando Olinda" e cada professor dentro de seu objeto de estudo escolheu uma forma de elucidar o tema.

Visando ampliar a competência discursiva, o professor de português considerou o suporte jornal uma excelente ferramenta para exemplificar o tema, por entender que este suporte abrange uma grande diversidade de gêneros textuais e promove a inserção social dos educandos.

 

METODOLOGIA:
Com o intuito de buscar alternativas para incentivar e melhorar a produção escrita dos alunos, procuramos apoiar nosso trabalho nos estudos teóricos de Luiz Antonio Marcuschi (2008), Lívia Suassuna (2006). A execução desta experiência se deu numa turma de 8º serie do ensino fundamental de uma escola publica estadual de Olinda. O primeiro momento foi feito com a apreciação de um único jornal e durante o exame do jornal foram feitos questionamentos como: será que todos os textos são iguais quanto a sua forma, finalidade e leitor? As respostas foram expostas no quadro negro e após esse primeiro momento houve a divisão da turma em equipes para o estudo e produção dos gêneros noticia, entrevista, poesia, artigo de opinião e editorial. Por se tratar de um projeto interdisciplinar vale destacar que enquanto cada grupo fazia a pesquisa quanto ao seu gênero textual, a turma participava de passeios ao sitio histórico, visitas a museus e palestras sobre o patrimônio histórico da humanidade Olinda. No segundo momento, ficou acordado que cada equipe faria um seminário para exposição dos gêneros e tema estudados para os outros integrantes da turma. A culminância do projeto foi feita com a produção do jornal chamado "Olinda News" com todos os gêneros estudados.
RESULTADOS:
O resultado da experiência revelou não só uma maior motivação dos alunos para executar as atividades de leitura e escrita como também uma maior percepção de sua responsabilidade na aprendizagem. Com a vivência das atividades propostas, pode-se verificar que o projeto despertou nos alunos a curiosidade e um olhar diferenciado no suporte jornal, pois houve um aumento significativo do número de consultas aos jornais da escola. Percebeu-se também que os alunos passaram a apresentar muito mais desenvoltura em leituras em público e na produção escrita, devido a atuante participação em atividades realizadas em sala de aula. Além disso, verificou-se que é possível uma prática que promova a consciência de que o aluno é um sujeito autônomo e que o aprendizado lhe possibilita o acesso a bens da humanidade.
CONCLUSÃO:

A vantagem deste projeto esteve na possibilidade de apresentar os conteúdos de modo articulado, aspecto de grande importância quando se trata da linguagem. As etapas trabalhadas ao longo mostraram relevância de investir em um processo de ensino-aprendizagem em que se considera os conhecimentos escolares e não-escolares, além de trazer um novo olhar por parte dos alunos no processo de aprendizagem, visto que os alunos passaram a ter mais confiança em si e conseqüentemente a se ver neste universo como um sujeito ativo e autônomo.

 

 

Instituição de Fomento: Escola Estadual Guedes Alcoforado
Palavras-chave: leitura e produção de texto, gêneros textuais, projeto interdisciplinar.