62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
EROSÃO COSTEIRA: UMA ANÁLISE DO AMBIENTE COSTEIRO DA PRAIA DO JANGA NO MUNICÍPIO DE PAULISTA - PE, A PARTIR DA VISÃO DOS MORADORES
Lara de Arruda Quinamo 1
Nelma Cristina Francisco 1
Ricardo Carneiro Bastos 1
1. Centro de Ciências Exatas e da Natureza, FUNESO, Olinda - PE
INTRODUÇÃO:
A erosão costeira é um fenômeno natural e/ou antrópico que se materializa quando a linha de costa recua em direção ao continente, consequência direta de alterações hidrodinâmicas na área. Esse problema é apontado como um dos fatores ambientais mais discutidos em todo o mundo. A praia do Janga, nosso objeto de estudo, está localizada no litoral norte do Estado de Pernambuco, no município de Paulista - Região Metropolitana do Recife e se destaca por suas atividades turísticas e pelo lazer da população local. Entretanto, devido a estas atividades desenvolvidas de forma desordenada e construções em locais indevidos, a praia vem passando por um processo erosivo, sendo que já foram tomadas algumas providências a respeito, como a construção de uma série de molhes e diques - obras de contenção. A erosão, de certa forma, afeta os moradores, pois já houve perdas econômicas, sociais e ambientais, a partir da desvalorização de imóveis como também a perda do ambiente natural que é de grande importância para o meio ambiente. Dessa forma, este trabalho tem como norte pesquisar sobre a erosão costeira na praia do Janga, a partir da percepção dos moradores residentes entre a Rua Escada e Rua Arco Verde.
METODOLOGIA:

Esta pesquisa teve embasamento qualitativo, realizada com dados colhidos a partir de entrevistas diretas com moradores do Janga, residente entre a Rua Escada e a Rua Arco Verde, a partir de uma amostra de trinta pessoas entrevistadas. As entrevistas foram realizadas com a utilização de um questionário contendo perguntas abertas, a amostra foi suficiente para um resultado de qualidade, pois, apesar de terem sido questões abertas, as respostas foram muito parecidas. Esses dados foram colhidos com a finalidade de estudar a erosão costeira na praia do Janga, a partir da visão dos moradores, para saber como a comunidade local absorve as explicações técnicas e como se comportam diante do fenômeno.  Além das entrevistas realizadas, a partir de visitas ao local pesquisado, foram realizadas observações diretas e levantamentos fotográficos dos pontos críticos.

RESULTADOS:

A erosão costeira é resultante de causas naturais e antrópicas, configurando-se como alguns dos seus principais agentes a ocupação desordenada da região costeira, o "aquecimento global" e o movimento natural das marés. A praia do Janga possui várias construções de contenção à erosão, tais como diques e molhes espalhados por quase toda sua extensão. Referente a esse assunto, a percepção dos moradores é de que as obras de contenção não surtiram os resultados esperados, pois a erosão continua provocando perdas econômicas e naturais. O calçadão construído recentemente na orla foi erodido em quase toda a sua totalidade, provocando assim, alguns impactos negativos ao ambiente, tais como poluição visual, e a poluição da praia em si, que se encontra coberta por destroços resultantes do resto do calçadão, resultando, inclusive, na redução do turismo. Referente às perdas naturais, os moradores citaram o fim da desova das tartarugas que, com a construção dos molhes de contenção e do calçadão, as tartarugas não conseguem mais chegar à areia para fazer seus ninhos. Diante dessas questões, os moradores dizem que o Janga é um lugar muito bom de morar, porém, é necessário um estudo mais detalhado para a construção de obras de contenção que venham a surtir efeitos positivos.

CONCLUSÃO:
Diante da pesquisa realizada, pode-se concluir que as obras de contenção existentes atualmente, aparentemente não estão surtindo resultados positivos, pois a erosão na praia do Janga está visualmente numa situação bem avançada. O mar já destruiu várias construções à beira mar, inclusive o calçadão recém-construído. A população reclama da falta de eficiência dessas obras, pois sentem carência da área de turismo, lazer e um ambiente saudável, livre de todos os tipos de poluição.  E se não forem tomadas as providencias necessárias (estudo minucioso em toda área e um bom investimento financeiro) com obras que realmente irão surtir resultados positivos, a praia do Janga poderá sofrer ainda mais com a erosão costeira.
Palavras-chave: Erosão costeira, Obras de contenção, Visão dos moradores.