62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
DIFERENTES LINGUAGENS no Ensino de História em Escola da Rede Pública
Adriana Maria de Araújo Santos 1
Heider Víctor Cabral de Moura 1
Max Rodolfo Roque da Silva 1
Lúcia Falcão Barbosa 2
1. Deptº. de Letras e Ciências Humanas, Univers. Federal Rural de Pernambuco/UFRPE
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Letras e Ciências Humanas - UFRPE
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho é resultado das atividades desenvolvidas como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, durante o segundo semestre de 2009, com turmas do 1º ano do ensino médio e 8º ano do ensino fundamental. O principal objetivo era o de trabalhar de forma interdisciplinar com os elementos curriculares possibilitando uma maior participação dos alunos ante os conteúdos. Na componente curricular História, ações foram desenvolvidas utilizando diferentes linguagens, onde temas das ciências tradicionais e da filosofia fossem agregados, contextualizados e discutidos: Revolução Industrial, Revolução Científica, Iluminismo e Felicidade. Nessas temáticas, alunos, professores, supervisor e bolsistas debateram, em sala de aula, e em outros espaços da escola (biblioteca, sala de audiovisual), sobre o ideal de felicidade individual e coletiva, que moveram as grandes mudanças sociais, econômicas e científicas, que alcançaram as diferentes nações ocidentais. O objetivo dos bolsistas era problematizar os conteúdos e temas, propiciando a reflexão, o debate e a formação de uma opinião crítica e consciente, pelos alunos, sobre tais temas, e suas influências no presente.

METODOLOGIA:

As atividades para o PIBID foram realizadas na Escola Joaquim Xavier de Brito, por ser uma das escolas contempladas pelo programa. Para a execução das atividades, reuniões prévias com a coordenadora, supervisor e professor foram feitas, para o planejamento e elaboração dos trabalhos em sala de aula e outros espaços (biblioteca e sala de audiovisual). Os encontros com os alunos aconteceram três vezes por semana, sempre com a participação do supervisor de área da escola. Para trabalhar os temas "Revolução Industrial", "Revolução Científica", "Felicidade" e "Iluminismo", pediu-se para que os alunos fizessem uma pesquisa, na sua comunidade, sobre a noção de felicidade. Em sala de aula foram discutidos alguns conceitos históricos associados aos projetos Iluministas, os quais propunham que os usos da razão e da lógica levariam o homem ao progresso e, por conseguinte, à felicidade. Para a problematização dessa temática, em sala de aula, foram utilizados trechos do filme "Tempos Modernos" (audiovisual) e excertos do livro "Frankstein" (literatura), para discutir o progresso, a tecnologia, assim como a felicidade na modernidade. Desse modo, os alunos refletiram e debateram sobre as rupturas e permanências do projeto Iluminista na contemporaneidade.

RESULTADOS:

De acordo com os objetivos esperados pelo PIBID, acreditamos ter conseguido resultados satisfatórios, com as atividades executadas na escola. Ao estabelecermos relações entre a Revolução Industrial, a Revolução Científica e a Felicidade, utilizando, no processo de construção dos saberes, as linguagens audiovisuais e a literatura, percebemos uma maior participação nas aulas, um melhor entendimento dos conceitos históricos, científicos e filosóficos, bem como um crescente interesse pela literatura, pela pesquisa e pelo debate. Percebemos, igualmente, que ao ligarmos os conceitos históricos e científicos com a busca pela felicidade, questionamentos, por parte dos alunos, vieram à baila: "Somos realmente livres?", "A felicidade está sempre ligada ao 'ter'?", "O lema 'Igualdade, Liberdade e Fraternidade' dos Iluministas atingiam e atingem a todos sem distinção?", "O 'sonho' de criar um ser perfeito, não levou ao 'pesadelo' do próprio criador e das pessoas à sua volta"? A partir desses questionamentos, intuímos que os alunos construíram novos saberes de forma crítica e autônoma.

CONCLUSÃO:

A utilização de diferentes linguagens no ensino de História, em uma escola da rede pública de ensino, mostrou-se promissora, positiva e muito bem vinda por parte dos professores e alunos, que almejam uma nova proposta de ensino, e, em particular, do ensino de História, assim como para a formação de cidadãos autônomos, conscientes, críticos e participativos. Desse modo, sabemos que é de suma importância o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, coordenado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, o qual possibilita aos futuros professores, pesquisar, elaborar e executar atividades, que contribuam para o ensino e para o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional de alunos, professores e bolsistas. Sabemos que há muito por fazer, pois as dificuldades são grandes, mas, acreditamos ter, dentro das nossas possibilidades, contribuído para a educação e para a formação intelectual e pessoal dos alunos do ensino médio e fundamental II, da Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, como também ter alcançado elementos importantes para a nossa formação acadêmica.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Linguagens em Ensino de História , Iniciação à docência, Escola Pública Joaquim Xavier de Brito.