62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITO DA COMBINAÇÃO DE TEORES DE UMIDADE E DOSES DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO MILHO.
Adriano Henrique Cruz de Oliveira 1
Stéfanny Araújo Martins 1
Mayra Pires Mateus 1
Raphael Henrique da Silva Siqueira 1
Sandra Cátia Pereira Uchôa 1
Isabel Santos Diniz 1
1. Universidade Federal de Roraima
INTRODUÇÃO:
O milho (Zea mays L.) é uma cultura que se destaca no cenário nacional tanto pela ampla distribuição, é cultivado em todos os Estados, quanto pela sua importância para agricultura familiar e exportação. Incrementos de produtividade são relacionados a um bom manejo da irrigação, porém a maior parte do milho produzido no Brasil é cultivado no período chuvoso, e com isso sua produtividade pode ser reduzida devido à ocorrência de veranicos. Entre os macronutrientes que mais afetam o desenvolvimento da cultura do milho, o nitrogênio (N) desempenha papel de destaque, devido ao N estar relacionado diretamente à captação de carbono pela fotossíntese. Portanto a assimilação do nitrogênio e o fornecimento de quantidades adequadas de água são vitais para o controle do crescimento e o desenvolvimento das plantas e tem efeitos marcantes sobre a fitomassa e a produtividade final da cultura milho. Em função dessas considerações, o presente trabalho tem como objetivo verificar o desenvolvimento inicial do milho com quatro teores de umidade combinados com cinco doses de nitrogênio.
METODOLOGIA:
O trabalho foi conduzido em casa de vegetação pertencente ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Os tratamentos foram compostos da combinação de quatro teores de umidade (25, 50, 75 e 100%) referente à capacidade de campo e cinco doses de adubação nitrogenada (0, 60, 120, 180 e 240 kg/ha), perfazendo um total de 20 tratamentos, com quatro repetições. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, em esquema fatorial 4x5. A parcela compreendeu um vaso de 2 (dois) litros contendo solo da classe Latossolo Vermelho. Os tratamentos com teores de umidade foram iniciados aos 35 dias após a germinação (DAG), sendo que a cultura foi avaliada até os 50 DAG. Para o estabelecimento do turno de rega, todos os vasos foram submetidos a capacidade de campo e em seguida, pesados. A cada 24 horas um grupo representativo de vasos era pesado e então era estabelecido o teor de umidade em função dos tratamentos.
RESULTADOS:
As variáveis estudadas foram influenciadas pelos teores de umidade e pelas doses de nitrogênio. Para a variável número médio de folhas (NMF) o efeito das doses de Nitrogênio(N) foi significativo, apresentando maior NMF 12,39 folhas na dose de 120 kg/ha de N. A altura média das plantas (AMP) respondeu as doses de N e aos teores de umidade. Na dose 120 kg/ha de N foi a maior AMP (56 cm) e o teor de umidade que apresentou maior AMP foi o de 100%. A variável Altura Média da Inflorescência (AMI) foi significativa para doses de N e aos teores de umidade, assim como a AMP, tendo para a dose de 240 kg/ha de N e para o teor de umidade de 100% os maiores valores de AMI. A Massa Seca Média das Plantas (MSMP) apresentou interação entre os efeitos estudados, tendo no teor de umidade de 100% com a dose de 180 kg/ha de N a maior MSMP (18,95g). As doses de N influenciaram a massa seca média da Inflorescência (MSI) quando combinadas com os teores de umidade de 50, 75 e 100%, já os teores de umidade foram significativos nas doses de 180 e 240 kg/ha de N quando relacionados à MSI.
CONCLUSÃO:
A adubação com fertilizantes nitrogenados e o uso eficiente da água são indispensáveis para a cultura do milho visando à obtenção de altas produtividades minimizando custos e impactos ambientais. Na dose de 120 kg/ha de N as plantas apresentaram maior número médio de folhas e maior altura média. Já a massa seca média da inflorescência e a altura média da inflorescência foram maiores na dose de 240 kg/ha de N, e a massa seca média das plantas teve melhor resultado com 180 kg/ha de N. Todas as variáveis obtiveram melhor desempenho no teor de umidade de 100%.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Roraima
Palavras-chave: Milho, Teores de Umidade, Doses de Nitrogênio.