62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA: OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR FRANCISCO IVO CAVALCANTI - NATAL/RN.
Paula Juliana da Silva 1
Alexandre Alves de Andrade 1
Jorge Magno da Costa 2
Maria Cristina Cavalcanti de Araújo 1
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
2. Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti
INTRODUÇÃO:
Essa pesquisa é fruto do trabalho desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN e com sete escolas da rede pública de ensino. Tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem da geografia ministrada na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti - Natal/RN. O programa iniciou no final de 2008, onde as escolas participantes receberam bolsistas do IFRN vinculados nas licenciaturas de geografia, física e espanhol, participantes do PIBID. Estes em conjunto com os coordenadores das escolas participantes têm a missão de desenvolver ações para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem das disciplinas mencionadas, buscando estratégias para superar as dificuldades dos recursos didáticos metodológicos, a ausência de atividades práticas, auto-índice de repetência, grande número de evasão. A metodologia para o desenvolvimento do trabalho ficou pautada, inicialmente, na aplicação de questionários aos alunos, aos professores de Geografia e um direcionado para a administração da escola. Foi realizada visita in loco, observação de aulas da disciplina e também um levantamento de referencial bibliográfico.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento da pesquisa a metodologia foi dividida em três momentos: no primeiro foi realizada visita in loco a fim de conhecer e caracterizar a infra-estrutura da escola. No segundo momento foram observadas algumas aulas da disciplina de geografia com o intuito de analisar o comportamento dos alunos em relação às aulas de geografia. No terceiro e ultimo momento foram aplicados 215 questionários com cerca de sete questões referentes ao ensino e aprendizagem de Geografia. Os questionários foram distribuídos para cinco alunos de cada turma onde as questões variavam desde o grau de dificuldade do aluno em geografia, a importância da mesma, bem como o que eles sugeriram para melhorar as estratégias de aula. Aplicamos questionários também aos professores da geografia e um a administração da com o intuito de conhecer melhor a estrutura física e funcional da escola. É relevante ressaltar que a situação do ensino e aprendizagem da geografia permeia toda a conjuntura escolar. Diante disso, optou-se pela aplicação dos questionários em todos os patamares da escola, sendo entrevistada uma parcela de todos que a compõem.
RESULTADOS:
Com a análise realizada dos questionários constatou-se que uma grande parcela de alunos, cerca de 94%, apresentou pouca ou nenhuma dificuldade em aprender geografia, o que nos revela incongruência ao confrontarmos a informação fornecida pela escola de que 80 alunos foram reprovados em geografia no ano letivo de 2008. Quanto aos recursos mais utilizados nas aulas, os alunos responderam mapas, livros e revistas. O conteúdo onde eles apresentam mais dificuldade e a cartografia o que de fato pode ser comprovado mediante a deficiência de recursos disponíveis. Foi perguntado sobre quais a principais dificuldades na aprendizagem no ensino de geografia, como resultado obtivemos as seguintes respostas: a falta de recursos, a falta de aulas de campo e de laboratório. Cerca de 30% dos alunos afirmaram ainda que a falta de aula de reforço também dificulta a aprendizagem. Portanto, através do PIBID foi organizado na escola aulas de reforço nos turnos matutino e vespertino, sendo cinco horas semanais distribuídas em dois dias. No entanto obtivemos pouca participação dos alunos muitos alegaram que não tinham tempo para participar das aulas. Tivemos ainda um percentagem de 70% dos alunos consideram que as aulas de campo seriam um fator motivador na construção desse saber.
CONCLUSÃO:
Diante do quadro em tela, consideramos que essa pesquisa realizada pelo PIBID nos faz refletir sobre como o processo de ensino e aprendizagem da geografia está sendo construído de maneira fragmentada nas escolas da rede pública de ensino, não dando espaço para que se construa na sala de aula um ensino interessante. Assim, na escola Professor Francisco Ivo o que observamos, na maioria das vezes, é o desinteresse de boa parte dos estudantes e professores que muitas vezes vão para a escola apenas para cumprir o horário, contribuindo, com isso, para aumentar ainda mais o déficit do ensino-aprendizagem da geografia e também de outras disciplinas. Porém atrair a atenção do aluno não é tarefa fácil. Visto que, principalmente, nas escolas públicas de ensino, há um grande déficit de recursos didáticos metodológicos que auxiliem o trabalho do professor na sala de aula, ficando atrelado as cansativas e enfadonhas leituras dos livros didáticos. Somam-se a isso, a falta de interesse dos alunos que estão, cada dia mais, conectado as novas tecnologias - imagens, jogos virtuais e computadores
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: PIBID, Ensino , Aprendizagem.