62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
A UTILIZAÇÃO DA CRIOTERAPIA NA PRÁTICA FISIOTERÁPICA
Cristina Fernandes Pereira 1
1. Universidade de Franca - UNIFRAN
INTRODUÇÃO:

A crioterapia compreende a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulta em redução do calor corporal e a sua transferência de energia para fora dos tecidos, reduzindo principalmente, a extensão da lesão, o edema e a dor. É uma técnica muito utilizada, barata, de fácil acesso e não apresenta efeitos colaterais. O termo é um conceito relativamente novo, complexo e mal compreendido. Somente a partir dos anos 50, o frio tem sido parte regular do tratamento das algias. Os demais questionamentos sobre quando usar, forma e tempo de aplicação continuam sendo objetos de controvérsias. Como conseqüência, o frio é aplicado muitas vezes de modo inadequado. Dessa maneira, esta pesquisa tem por objetivo verificar como a crioterapia é utilizada pelos estagiários de fisioterapia na Clínica Escola do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), de Uberlândia- MG. No percurso do trabalho foi verificado se a técnica é desenvolvida de maneira correta, quanto à forma; tempo de utilização; fase da doença; e orientação para o uso em casa. Os resultados satisfatórios da aplicação da crioterapia demonstram sua eficácia e possibilitam o reconhecimento da importância desta técnica na prática fisioterápica.

METODOLOGIA:
Neste trabalho foi realizada pesquisa in loco, através da observação sistemática e aplicação de protocolo de entrevista, estruturado em sete perguntas objetivas. Este foi aplicado a todos os estagiários de fisioterapia da Clínica Escola do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) de Uberlândia- MG. A amostra pode ser classificada como não probabilística e por conveniência - ocorre quando os participantes são escolhidos por estarem disponíveis. Concomitantemente, foi desenvolvida ampla revisão bibliográfica sobre o tema, para embasar as análises e avaliações dos atendimentos fisioterápicos dos estagiários. Pela crioterapia ser amplamente utilizada, os referenciais teóricos apresentam divergências quanto a técnica, o que acarretou um esforço interpretativo e a seleção de algumas linhas explicativas mais coerentes.
RESULTADOS:
Por meio das informações obtidas, verificou-se que 100% dos estagiários de fisioterapia entrevistados fazem uso da crioterapia nos processos álgicos, como forma de tratamento fisioterápico.  A forma de aplicação mais utilizada é a indireta (60%); seguida de bolsa de gelo (22%); aplicação direta (11%); e uso da crioterapia em recipiente com água (7%). O tempo de aplicação mais utilizado é entre 15 e 30 minutos (85%); 13% utilizam a técnica por menos de 15 minutos; e apenas 2% fazem uso por mais de 30 minutos. Dos entrevistados, 57% preferem a utilização, tanto na fase imediata, como na fase sub-aguda, estendendo assim o recurso por todo tempo referente ao processo inflamatório; 28%  a utilizam apenas na fase aguda; 13% faz uso em todas as fases do tratamento; 2% usam-na apenas na fase sub-aguda; e não houve incidência de aplicação na fase crônica. Dos estagiários, 98% optam por orientar o paciente a utilizar a crioterapia em casa, embora 2% não recomendem. Dos entrevistados que orientam a aplicação da técnica em casa, 100% relatam ter resultados satisfatórios. Apenas 7,5% dos estagiários já tiveram algum tipo de acidente com a técnica. No entanto, 92,5% não relatam qualquer acidente com o uso do recurso crioterapêutico.
CONCLUSÃO:
Através deste trabalho pôde-se verificar que a crioterapia é bastante utilizada no tratamento fisioterápico. Sua forma e tempo de aplicação seguem a orientação dos principais autores estudados. A maioria dos entrevistados alcançou resultados satisfatórios no tratamento de algias, seja na abordagem clínica ou no uso doméstico. A crioterapia, quando bem aplicada, é uma técnica com efeitos extremamente positivos, proporcionando benefícios aos pacientes atendidos.
Palavras-chave: Crioterapia, Fisioterapia, Uberlândia.