62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
BIOPROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS ASSOCIADAS AO FEIJÃO CAUPI (Vigna unguiculata) COM CARACTERÍSTICAS ENVOLVIDAS NA PROMOÇÃO DO CRESCIMENTO VEGETAL
Diogo Paes da Costa 1
Fernando José Freire 2, 3
Mario de Andrade Lira Júnior 2, 3
Júlia Kuklinsky Sobral 1, 4
Luana Lira Cadete 1
Andreza Raquel Barbosa de Farias 1
1. Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
2. Depto. Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco
3. Prof. Dr.
4. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
A espécie Vigna unguiculata, importante planta da família das fabáceas (leguminosa), comumente denominada feijão caupi, ou feijão-de-corda, é uma cultura bastante rica do ponto de vista nutricional e tem forte expressão na agricultura familiar, principalmente no semi-árido Nordestino, onde as baixas precipitações e altas temperaturas são um fator limitante para a atividade agrícola. Devido ao desenvolvimento de tecnologias para a produção agrícola, o potencial produtivo deste feijão poderá ser elevado, tanto em quantidade quanto em qualidade. Como exemplo, cita-se o caso da EMBRAPA - Meio Norte que obteve acréscimo de 20% na produtividade da lavoura com a utilização de inoculantes microbianos, enquanto que no país apenas 10% das lavouras de feijão caupi são inoculadas (Embrapa Meio Norte, 2009). Portanto, pesquisas realizadas com bactérias associadas ao feijão caupi são essenciais para o de desenvolvimento de novas biotecnologias para subsidiar sua exploração na agricultura. Neste contexto, presente trabalho teve como objetivos selecinar bactérias associadas ao feijão caupi com caracteríticas envolvidas na promoção de crescimento vegetal, como a fixação biológica do nitrogênio, produção de auxinas e solubilização de fosfato inorgânico.
METODOLOGIA:
Foram analisadas 76 linhagens bacterianas endofíticas de caule e raiz e do rizoplano de plantas de feijão caupi, cultivadas no município de Brejão, PE. A seleção de bactérias que possuem a capacidade de produzir ácido indol acético (AIA), um tipo de auxina, foi realizada por meio da inoculação em meio líquido TSA 10% (Trypcase Soy Agar), suplementado com 5mM de L-triptofano, incubadas sob agitação de 120rpm, a 280C, na ausência de luz, por 24h. Após, 500µL da cultura bacteriana foram acrescidas de 500µL do reagente de Salkowski, incubadas por 30min e o resultado positivo foi caracterizado pela formação de uma coloração rósea. A seleção de linhagens fixadoras de nitrogênio foi realizada por meio da inoculação em meio semi-sólido NFb (livre de nitrogênio) e incubação a 280C por 8 dias. O resultado positivo foi caracterizado pela formação de um halo de crescimento no interior do meio. O teste para a seleção de bactérias solubilizadores de fosfato inorgânico foi realizada por meio de inoculação em meio de cultura sólido contendo fosfato insolúvel e incubação a 280C por 48h. A presença de um halo claro em torno da colônia indicou a reação positiva. Todos os experimento foram realizados em triplicatas.
RESULTADOS:
Foram avaliadas 76 linhagens bacterianas associadas ao feijão caupi, sendo 34 endofíticas de caule, 15 endofíticas de raiz e 27 do rizoplano. Foi observado que 77,6% das linhagens apresentaram capacidade de produzir AIA in vitro, mostrando uma alta incidência de bactérias associadas ao feijão caupi com esta característica. Ao considerar o tecido vegetal do qual as bactérias foram isoladas, foi possível observar maior freqüência de bactérias produtoras de AIA dentro do grupo de bactérias isoladas do rizoplano (85%), enquanto que a raiz e o caule apresentaram 76 e 70%, respectivamente. As bactérias produtoras de AIA foram avaliadas quanto a fixação de nitrogênio e a solubilização de fosfato. Foi possível observar que 38% foram capazes de fixar nitrogênio e 60% capazes de solubilizar fosfato inorgânico. Considerando-se o tecido vegetal ao qual as bactérias foram oriundas, foi observado maior concentração de linhagens na raiz, sendo seguida pelas do rizoplano e do caule, tanto de fixadoras de nitrogênio quanto de solubilizadoras de fosfato. Considerando as três características envolvidas com a promoção de crescimento vegetal, foi possível observar que 30% das bactérias analisadas foram capazes de produzir auxina, fixar nitrogênio e solubilizar fosfato.
CONCLUSÃO:
As linhagens bacterianas endofíticas e do rizoplano associadas a plantas de feijão caupi apresentam potencial para promover o desenvolvimento vegetal, reforçando a necessidade de maior exploração destas bactérias para que elas possam ser utilizadas como inóculos, visando o aumento na produtividade agrícola.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Interação bactéria-planta, Bactérias endofíticas, Feijão de corda.