62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais
ARTESANATO COM IDENTIDADE TERRITORIAL NO LITORAL DO PARANÁ
Juliana de Oliveira e Silva 1
Ana Lucia Sniecikoski 1
Lucineide Pereira Paz 1
Janelize Nascimento Felisbino 1
Mayra Taiza Sulzbach 1
Valdir Frigo Denardin 1
1. Setor Litoral/UFPR
INTRODUÇÃO:

Este resumo trata dos resultados obtidos por um projeto de extensão que busca apoiar a vocação do Litoral do Paraná relacionada à atividade artesanal, valorizando o conjunto de suas condições sócioambientais, respeitando sua evolução ao longo do tempo, através da identificação dos elementos que a tornam única e inimitável.

Os produtos artesanais desta região têm se desenvolvido de forma individualizada, pois o processo tecnológico não exige um local específico para a sua produção, o processamento geralmente é realizado na residência dos artesãos e a venda nem sempre é efetuada em feiras e espaços comunitários.

O setor artesanal da região é representado por associações, cooperativas e grupos informais. Entretanto não existe um elemento integrador entre essas organizações, tampouco uma estratégia consensual com respeito às prioridades do setor, neste sentido, o projeto pretendia organizar a atividade local, buscando apoio nas instituições interessadas em uma rede de trabalho integrada, para valorizar o produto desenvolvido no Litoral paranaense.

Ações de articulação, capacitação técnica e de apoio aos artesões foram realizadas, contribuindo para elevar a qualidade dos produtos, bem como da renda dos artesãos, proporcionando melhorias na qualidade de vida e a permanência destes nos seus locais.

METODOLOGIA:

Para fundamentar as ações previstas utilizou-se como ferramenta metodológica para obtenção de dados primários das comunidades artesãs do litoral paranaense, a observação-participante e a aplicação de questionários semi-estruturados, de caráter qualitativo, visando um prévio reconhecimento das particularidades que envolvem o setor.

Esta enquête foi aplicada entre os meses de fevereiro e junho de 2009, para 144 artesãos residentes nos sete municípios que compõem o Litoral paranaense, sendo realizada em visitas às comunidades e em eventos para os artesãos promovidos pelo projeto.

Como critério de escolha dos artesãos entrevistados, pensou-se direcionar a pesquisa somente aos artesãos que trabalhassem com matéria-prima regional e elementos de sua identidade. No entanto, a escassez de dados a respeito do setor e a diversidade de tipos de produtos artesanais e trabalhos manuais identificados, permitiram estender a pesquisa sem a discriminação de nenhum artesão.

A aproximação da universidade com as secretarias de cultura dos municípios; diálogos informais com lideranças locais e informantes privilegiados; e vivências em campo, também foram etapas fundamentais neste processo de caracterização do setor artesanal, pois ampliou o contato com as pessoas diretamente envolvidas com o artesanato da Região.

 

RESULTADOS:

Foram aplicados 144 questionários, que possibilitaram diagnosticar o perfil e as demandas dos artesãos dos municípios do Litoral paranaense. Esses resultados possibilitaram identificar que: 79% dos artesãos são mulheres; 59 % deles tem idade entre 40 e 60 anos; 69% pertencem a grupos formais ou informais de artesanato, apesar disso, 83% afirmam que trabalham sozinhos; 57% conseguem com o artesanato uma renda de até R$ 500,00 mensais na temporada de verão (melhor época devido ao turismo); e, fora de temporada 75% dos artesãos obtém renda inferior a R$350,00. O principal tipo de artesanato produzido é o de fios e tecidos (28%), seguido de conchas, escamas e couro de peixe (14%), fibras vegetais e sementes (7%), madeira (10%), sendo representativa a utilização de matéria-prima proveniente da região litorânea.

Com ações diretas, semanalmente, os artesãos dos municípios de Antonina e Morretes (locais que aceitaram este propósito) foram assessorados através de oficinas de capacitação em cooperativismo e formas associativas, empreendedorismo, design com identidade local e estudos mercadológicos. Eventos promovidos para artesãos e fóruns de economia solidária também foram algumas das conquistas do Projeto em conjunto com a classe dos artesãos do Litoral do Paraná.

CONCLUSÃO:

Os resultados apresentados neste resumo revelam a realidade de uma pequena parcela de artesãos. Sabe-se que existem muito mais trabalhadores do que estes identificados, sendo interessante ampliar a amostragem para que esta englobe maior número de artesãos que vivem mais isolados ou afastados da cidade, nas áreas rurais.

Quanto à questão da identidade territorial refletida no artesanato local, observa-se que é grande o número de praticantes de técnicas desenvolvidas a partir de matérias-primas manufaturadas, sendo uma característica principalmente dos artesãos que vivem mais próximos dos centros urbanos. Nas regiões mais afastadas ou isoladas, o artesanato tem um caráter mais regional, com maior utilização de matérias-primas naturais, como as fibras vegetais, bambu, sementes e recursos vindos da mata, dos estuários e do mar.

Diante do cenário aqui apresentado, destaca-se a necessidade dos poderes públicos darem maior atenção ao setor artesanal da Região, investindo em capacitação técnica; organização e gestão dos grupos; criação de mais espaços coletivos e fixos de comercialização; bem como na busca de novos espaços de venda; permitindo assim, ampliar a divulgação do artesanato local, contribuir com o aumento da renda destas famílias, além de fortalecer sua identidade territorial.

Instituição de Fomento: Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (SETI/Fundação Araucária)
Palavras-chave: Artesanato , Identidade territorial, Capacitação.