62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Comunicação Digital
A EXPOSIÇÃO PESSOAL ATRAVÉS DOS DIÁRIOS ONLINE'S
Nathalia Pompermaier 1
Fábio Malini 1
1. Universidade Federal do Espírito Santo, Ufes
INTRODUÇÃO:
O embasamento do artigo foi realizado através de uma pesquisa teórica acerca de web 2.0, da história da blogosfera e da criação de subjetividade através da escrita. A partir desses princípios, foram catalogados cerca de 120 blogs considerados como diários on-line's e 1.200 post's publicados nessas páginas entre setembro de 2009 e janeiro de 2010. Dessa forma foi possível realizar uma categorização dos dados com base no estudo realizado por Paula Sibilia em seu livro "O show do eu". A autora criou oito grupos a fim de dividir as páginas de acordo com as temáticas apontadas e as principais características presentes. A partir dessa divisão, pode-se entender questão a cerca de como se dá a criação de subjetividade através da escrita de "diários íntimos", qual a motivação que leva os usuários a se exporem dessa maneira e a importância da ferramenta no cotidiano dos blogueiros.
METODOLOGIA:
A fim de alcançar esses objetivos, o percurso metodológico da pesquisa - ainda em fase de desenvolvimento - foi a procura por blogs com características de um diário on-line a partir de mecanismos de busca na internet, pesquisa bibliográfica e categorização dos dados obtidos. Ao realizar a pesquisa empírica foram analisadas cerca de cento e vinte páginas pessoais com características diferentes no que se refere ao gênero do blogueiro, idade, localização e as temáticas principais. Dessa forma, foi possível perceber as peculiaridades de cada blog e as características que estão presentes na maioria dos objetos pesquisados. Com o intuito de um melhor embasamento teórico acerca do tema foram utilizados dentro da pesquisa bibliográfica desde autores que estudaram as características básicas da internet, até estudos atuais sobre a blogosfera. Em meio à bibliografia utilizada, o livro "O show do eu" foi um dos principais. Isso devido ao fato de a autora Paula Sibilia ter criado uma categorização para representar as principais características dos blogs pessoais. A partir dessa seleção dos 120 blogs e dos dez post's de cada um deles, os textos foram divididos através dos oito grupos criados por Sibilia. O resultado da pesquisa realizada mostrou que dois desses oito grupos se destacaram entre os demais, apresentando o maior número de post's.
RESULTADOS:
Através das categorias criadas por Paula Sibilia e a separação dos textos pesquisados dentro desses grupos, foi possível chegar a conclusão que duas características se destacam em meio à temática. Uma característica apontada como relevante foi a que se enquadra no grupo entitulado "Eu autor". Nesse tipo de escrita o autor, o narrador e o personagem se mostram como a mesma pessoa. De todos os post's pesquisados, 25% se enquadram nessa categoria. O alto número comprova que atualmente a vida comum está sendo valorizada e aponta para a necessidade de produção de memória. Nesse grupo pode-se perceber que os autores dessas páginas tem como principal objetivo registrar os acontecimentos de sua vida para que nenhum detalhe se perca. A segunda categoria foi chamada por Sibilia de "Eu privado" e agrupa os textos que tem como finalidade mostrar a vida privada do autor. É nesse tipo de post que o dono do blog faz com que sua intimidade seja exposta a todos os seus possíveis leitores. O fato de a maioria dos textos terem se encaixado nas duas primeiras categorias, "Eu autor" e "Eu privado", demonstram importantes fenômenos ligados aos blogs pessoais. A criação de memória e a exposição de intimidade na blogosfera.
CONCLUSÃO:
Deve-se ressaltar por fim que os blogs pessoais são dispositivos que possibilitam a análise comportamental de grande parte da sociedade atual e da forma com que os indivíduos lidam com as adversidades enfrentadas. Por essas páginas é possível observar o modo como os indivíduos atuam no realidade dos blogs e como se dá a criação de subjetividade na blogosfera. Na pesquisa empírica realizada afim de produzir o artigo, é possivel perceber que a maioria das páginas analisadas tem como principais propósitos o auto-conhecimento através da escrita e a produção de mémoria. Pelo grande número de textos que se enquadram na primeira categoria, pode-se perceber que o estilo textual predominante é a narrativa e que esses registros têm como principal objetivo a descrição dos momentos vividos para que eles não se percam. E através da grande reincidência de características do grupo "eu privado" várias afirmações podem ser feitas, como o quase desaparecimento da linha que divide a vida privada da pública e a mudança do modo como os indivíduos lidam com as adversidades enfrentadas.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: Blogs pessoais, Visibilidade, Blogosfera.