62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
CARACTERIZAÇÃO DO SOLO DE CANDEIAS DO JAMARI PARA UTILIZAÇÃO EM TIJOLO ECOLÓGICO
Adriele Maiara Carneiro Muniz 1
Adaiane Spinelli 1
1. Departamento de Quimica, Fundação Universidade Federal de Rondônia/ UNIR
INTRODUÇÃO:

No Brasil o déficit habitacional é cerca de 8 milhões de moradias; 90% da população que precisa de moradia são de baixa renda (de um a cinco salários mínimos). Na tentativa de minimizar o déficit habitacional estão sendo desenvolvidas tecnologias que visam diminuir o custo da construção civil, com materiais alternativos de menor custo e também não poluentes ao meio ambiente. O tijolo ecológico, ou tijolo solo-cimento é um material alternativo para a construção civil, pois não precisa ser queimado para ser utilizado como material em construções. O tijolo de solo-cimento seca ao ar livre e é usado na construção da mesma forma que o tijolo tradicional é utilizado. Com esta finalidade, o objetivo deste trabalho visa o estudo do solo de Candeias do Jamari, município de Rondônia, para aplicação de tijolo ecológico.

METODOLOGIA:

O solo utilizado foi coletado no Município de Candeias do Jamari. Foi realizada em dois pontos: no primeiro ponto de coleta, situado a 5m do Rio Candeias, no Complexo Turístico de Candeias do Jamari, localizado a 20 Km de Porto Velho, na BR 364. O trado foi utilizado como instrumento de coleta do solo. Em seguida as amostras de solo foram armazenadas em sacos de ráfia e seco em temperatura ambiente.  A caracterização física e química do solo, foram determinadas utilizando-se os métodos do teste do frasco, analise granulométrica, analise química e determinação dos limites de liquidez e plasticidade.

O teste do frasco consiste em um teste simples, porem eficaz para quantificar a quantidade de argila e areia nas amostras.

A análise granulométrica foi determinado a partir do solo seco e destorroado. Foram passados nas peneiras de acordo com as normas da ABNT. Em seguida pesou-se a quantidade de amostra que passou e ficou retida em cada peneira.

A análise química utilizou o método de titulação complexometrica com EDTA, para determinação de cálcio e magnésio, e ácido-base para determinação de alumínio trocável.

A determinação dos limites de liquidez e plasticidade seguiram as normas da ABNT : NBR-6459 e  NBR-7180 .

RESULTADOS:

Os resultados do teste do frasco indicaram que os solos coletados apresentam em sua composição maior proporção de areia quando comparada com argila, independente do local de coleta. Entretanto observa-se que o solo superficial coletado a uma distância maior do rio e mais próximo da mata apresenta uma proporção maior de areia que o solo do local mais próximo ao rio.

A análise granulométrica indica que as amostra de solo coletadas no local 1, superficial e com 40 cm de profundidade apresentaram visualmente uma coloração amarela forte, tendendo ao marrom. As amostras de solo coletadas no local 2, possuem a coloração visualmente mais avermelhada, e sua granulometria em geral mostra-se um pouco mais fina do que o solo coletado no local 1.

O solo possui característica plástica, definida a partir dos testes de liquidez e plasticidade.

CONCLUSÃO:

Os resultados mostraram ser satisfatório o uso dos solos coletados para a produção de tijolo solo-cimento, segundo suas propriedades físicas e granulométricas.

As análises químicas demonstraram-se satisfatórias para os resultados de Al3+ trocável.

Deve-se salientar que este projeto de pesquisa é inédito, pois não existe na literatura dados referentes a esta pesquisa no Estado de Rondônia, o que demonstra a importância científica e tecnológica do mesmo.

 

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico- CNPq
Palavras-chave: Solo de Rondônia, Análise Química e Física, Aplicação Cerâmica.