62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
Aspectos motivacionais para a busca e manutenção da recuperação do Tabagista
Clésia Oliveira Pachú 1
Maria José Pachú 1
Eduardo Lira de Assis 1
Raysse Santa Cruz Martins Antonino 1
Nelson Bruno de Almeida Cunha 1
Alexsandra Conceição Apolinário 1
1. Universidade Estadual da Paraíba/UEPB
INTRODUÇÃO:
O fumo constitui, hoje, uma das principais causas de morte prematura do mundo, mas, apesar do reconhecimento pela maioria dos fumantes de que o cigarro faz mal à saúde, isso não gera, por si só, a motivação necessária para seu abandono. Tal paradoxo ocorre uma vez que os fumantes já se encontram dependentes da nicotina, o qual os impede de decidir racionalmente sobre suas atitudes. O tabagismo é um comportamento multifatorial onde a contribuição genética e ambiental são determinantes significativos, tanto para iniciação como para a manutenção e sua cessação. O uso do cigarro corresponde primariamente na busca por efeitos prazerosos desencadeados pela nicotina, além da melhora do desempenho cognitivo e do humor, diminuição da ansiedade e ajuda no controle de peso. Com o passar do tempo, esses efeitos não são mais atingidos com a mesma dose, fazendo com que o fumante aumente o número de cigarros para obter efeitos anteriormente conquistados com doses menores. Nesse contexto para amenizar os danos causados pelo tabaco os programas de recuperação do tabagista mais citado na literatura são estruturados com base na atuação de equipe multiprofissional associando a abordagem cognitivo-comportamental à reposição de nicotina e a bupropiona. A procura por tratamento traduz um importante passo para cura dessa doença. A partir da utilização da abordagem cognitivo-comportamental aplicadas no contexto da morbidade e práticas em saúde para controle do tabagismo, o presente trabalho aborda aspectos da motivação para a busca e manutenção no tratamento do Tabagismo.     
METODOLOGIA:
Através da parceria da Secretaria Municipal de Saúde surgiu o Grupo de Tratamento de Tabagistas da Universidade Estadual Paraíba, o qual enseja construir um pensamento crítico sobre o consumo do tabaco em um momento profícuo para reflexão sobre a melhoria da qualidade de vida em ambiente ocupado por pessoas com grande ensejo de abandonar o hábito de fumar. Esta pesquisa qualitativa exploratória foi operacionalizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, direcionadas por questões que englobavam os motivos que fizeram o tabagista buscar ajuda para cessação do fumo.  Foram sujeitos 32 pessoas que procuraram o serviço com desejo de deixar de fumar, de todas as idades, de ambos os sexos e de diversas escolaridades. O trabalho foi realizado por equipe multiprofissional (psicólogo, farmacêutico, nutricionista, educador físico, médico, fisioterapeuta e assistente social) através de metodologia adotada pelo Ministério da Saúde. Foram realizadas reuniões semanais com os pacientes onde estes puderam observar claramente a necessidade de controlar o desejo de fumar vislumbrado por aspectos sociais, econômicos, religiosos e de saúde que a equipe multiprofissional mostrava a cada encontro com usuários de nicotina sendo este um canal plausível para disseminação do conhecimento científico sobre o tabagismo bem como para melhora da qualidade de vida da família, na qual estes se encontram inseridos.
RESULTADOS:
Aumento do nível de conhecimento sobre o binômio saúde-doença, em especial sobre tabagismo. Integração de profissionais de diversos saberes e fazeres nos mais variados momentos de reflexão sobre a necessidade de abandonar o hábito tendo em mente que a dificuldade se traduz na relevante dependência orgânica à nicotina. Inclusão dos pacientes em programas de exercícios físicos, em meio a um ciclo de reflexão sobre saúde envolvendo pacientes em tratamento na Universidade Estadual da Paraíba. Foi observado que como doença o tabagismo afeta todos os membros da família, interferindo no cotidiano da vida familiar como um todo. Fatores como percepção da dependência e vencer a síndrome de abstinência se tornam essenciais para cura destes pacientes. O fator financeiro e o receio de engordar exercem pouca (10%) influencia na escolha de procurar ajuda para abandonar o tabaco. Pôde-se observar que a busca por saúde e melhoras nas relações familiares são motivações primordiais para 90% dos que buscam o tratamento. O apoio familiar é um dos principais recursos externos do paciente para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento individual do tabagismo. Ressalta-se que a motivação de um tabagista para o abandono do cigarro reflete na inclusão deste em um novo grupo mas, sobretudo, o faz retomar a alegria de vivenciar novas conquistas.
CONCLUSÃO:
Através da integração da equipe multiprofissional foi possível proporcionar a inclusão dos pacientes em novos ciclos de amizade e a manipulação de informações em saúde, estão sendo conduzidas a outros estando aqueles aprendendo ao ensinar. Os pacientes compreenderam a necessidade de abandonar o vício e discutem entre si táticas de enfrentamento do problema. Em geral conseguem determinar o momento mais propício para abandonar o fumo e experimentam o retorno da tranqüilidade de suas vidas no aspecto do convívio familiar e da saúde. E assim, conseguem desenvolver uma vida de qualidade. Compatibilizou-se a pluralidade de experiências criando um de aprendizado e inclusão e social. A atuação do grupo de tratamento de tabagistas da Universidade Estadual da Paraíba se mostra uma ação mobilizadora e fortalece o significado social das Instituições de Ensino Superior.
Instituição de Fomento: Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal de Campina Grande
Palavras-chave: Tabagismo, Tratamento de Tabagistas, Recuperação de Tabagistas.