62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO 6° ANO EM RELAÇÃO À EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU
Tanisa Mara Marques Silva 1
Benedita Marta Gomes Costa 1
1. Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
INTRODUÇÃO:

A matemática faz parte do nosso cotidiano e, no entanto os alunos se julgam incapazes de compreender essa ciência. Já que ela é conhecida como uma das disciplinas mais difíceis (PIRES, 2008). A álgebra é uma área da matemática que se desenvolve a capacidade de abstração e generalização é uma poderosa ferramenta para resolver problemas. Apesar de sua importância, os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica-SAEB, também apontam que alunos da 8ª série ainda apresentam baixo desempenho em álgebra.   Nos estudos realizados por Florisvaldo (2008) foi possível verificar que a aprendizagem em relação à equação do primeiro grau apresenta grandes dificuldades principalmente na interpretação e montagens de sistemas de equações do primeiro grau. Baseado nesses estudos e tendo como referência as observações vivenciadas na turma do 6° ano, durante a realização da disciplina de Estágio Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Matemática ofertado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA através do Programa Fundo de Combate a Pobreza-FECOP,  é que foi feito a escolha dessa temática. Neste sentido o presente trabalho tem por objetivos: Compreender as dificuldades apresentadas no ensino da equação do primeiro grau;  analisar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos.

METODOLOGIA:
A referente pesquisa de campo sobre dificuldades no ensino da matemática em relação a equação do primeiro grau foi realizado na Escola de Ensino Fundamental Pedro Rufino Furtado da rede pública, localizado no bairro da Cartucha, na zona leste da cidade de Massapê-CE, na qual funciona desde o ano de 1978 e pela qual hoje é mantida pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação. Os procedimentos adotados foram revisão bibliográfica e pesquisa de campo. O trabalho está voltado para a turma do 6° ano, nele falaremos sobre origens, construção e revisão de conceitos da equação do primeiro grau, destacaremos também a pesquisa de campo, falando do ambiente e da contextualização da escola. O material utilizado para coletar dados foi uma prova com quatro questões, contendo dois itens: a e b. Ambos  referentes a equação do primeiro grau. Realizou-se uma análise detalhada dos procedimentos adotados pelos alunos durante a resolução, com intuito de descobrir onde são mais freqüentes os erros na resolução de problemas envolvendo equação do primeiro grau. A atividade foi aplicada no mês de novembro de 2009 e participaram da pesquisa  22 alunos.
RESULTADOS:
A primeira equação apresentada continha uma incógnita representada pela letra X e como toda equação é uma igualdade é encontrada nela o 1° membro e o 2° membro. O processo aplicado nessa questão seria o princípio aditivo, adicionando + 10 aos dois membros da equação obtendo uma equação equivalente a equação dada. A maioria dos  alunos errou o jogo do sinal. Na segunda questão o procedimento realizado  seria  aplicar a propriedade distributiva da multiplicação para eliminar os parênteses e em seguida aplicar o princípio aditivo, adicionando na equação -12 aos dois membros da equação. A maioria dos erros apresentados pelos alunos  fora relacionados a interpretação da incógnita X como sinal de multiplicação. Esse foi um dos erros mais apresentados pelos alunos. Para a resolução da terceira questão  exigia-se o mesmo procedimento utilizando na questão anterior. Verificou-se que os erros foram recorrentes. A questão número quatro  teve como procedimento aplicar o princípio aditivo que neste caso é adicionado -2, e em seguida feita a simplificação para ter a resposta de resolução. Observou-se que boa parte dos alunos  apresentaram erros na simplificação.
CONCLUSÃO:

O trabalho realizado apresentou grande contribuição para a minha formação docente,  pois foi a partir dele que se tive um grande entendimento sobre equação do primeiro grau, sendo desde a sua história até o ensino realizado atualmente, conhecemos também sobre o contexto histórico do surgimento da matemática e da álgebra. Concluímos que a turma pesquisada  possui  dificuldades envolvendo os princípios aditivos e multiplicativo ao resolver equações do primeiro grau. Outro ponto observado se deu com relação as  semelhanças entre o sinal x utilizado pelos docentes no ensino fundamenta I para representar a multiplicação e o símbolo X para representar a incógnita. A partir do momento que a turma apresenta grandes dificuldades no entendimento de uma disciplina, isso trás como conseqüências vários problemas educativos. Dessa forma, espera-se que a presente pesquisa auxilie no desenvolvimento de debates envolvendo o ensino de equação do primeiro grau, pois durante a construção desta pesquisa foi possível perceber que trabalhos envolvendo essa temática é praticamente inexistente  na literatura brasileira.

Palavras-chave: Equação do primeiro grau, Ensino de Matemática, Dificuldades de aprendizagem.