62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA UTILIZANDO AULAS LABORATORIAIS COMO MEDIADORAS DO CONHECIMENTO
Elisângela da Costa Silva 1
Mirilene dos Santos Casado Cândido 1
Tatiane Potiguara Oliveira 1
Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos-Orientador 2
Ana Maria da Silva-Orientador 2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/ UFCG - CES
2. Prof. Dr./Orientador - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/ UFCG - CES
INTRODUÇÃO:
O ensino de Biologia e Química vêm sendo aplicado de maneira fragmentada e compartimentalizada no processo educacional. Esse fato é exemplo dos problemas existentes ao aprendizado do discente, ao se deparar com a linguagem exigida por essas disciplinas, o que acaba resultando em uma desvalorização da contextualização com a realidade do aluno. Segundo Garcia (2002) a interdisciplinaridade tem ressurgido a partir da necessidade de uma visão global da realidade, para atingir uma maior conexão entre as disciplinas, contribuindo dessa forma, no processo de construção do conhecimento discente. Trabalhar a interdisciplinaridade é um processo que necessita do acesso contínuo a um conhecimento amplo pelo professor, que inclui pesquisas e descobertas acadêmicas, o que na prática dificulta o processo de aplicação desta metodologia. Dentro dessa perspectiva foi desenvolvido um projeto por este grupo, com o intuito de apresentar a importância do trabalho interdisciplinar das componentes curriculares de Biologia e Química, por meio de abordagem de práticas experimentais.
METODOLOGIA:
O referido trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (CES), com abordagem à interdisciplinaridade no Ensino de Biologia e Química, enfatizando a sua relevância no ensino médio através de atividades práticas. Foi realizado um trabalho conjunto entre a universidade e as escolas públicas da região, por meio de professores e alunos do CES e os professores de Biologia e Química das escolas estaduais e de algumas escolas municipais das cidades de Cuité - PB, Nova Floresta - PB, Jaçanã - RN e Coronel Ezequiel - RN, com a finalidade de tentar mostrar a importância da interdisciplinaridade entre essas duas ciências no processo de construção do conhecimento do aluno. O desenvolvimento do trabalho foi realizado no período de abril à dezembro de 2009, incluindo as visitas nas escolas, a entrega de questionários e o desenvolvimento das práticas. As últimas foram ministradas através de encontros quinzenais aos sábados, por meio de atividades experimentais nos laboratórios de Química e Biologia do CES, a fim de contribuir para o desenvolvimento destas práticas nas escolas. A metodologia baseia-se na abordagem do tema interdisciplinaridade e na análise das concepções prévias do grupo de professores da rede pública.
RESULTADOS:
Foi foco central do trabalho a importância do entendimento das práticas e como elas podem resultar em aspectos positivos no Ensino de Biologia e Química, tendo a devida precaução no desenvolvimento destas. De maneira importante, os professores opinaram sobre as atividades realizadas, bem como tiveram a oportunidade de repensar sobre a interdisciplinaridade como estratégia de um ensino mais proveitoso e positivo. Dentro dessa perspectiva, o trabalho consistiu na continuidade do processo de formação dos professores de Biologia e Química, resultando na investigação do desenvolvimento do ensino de tais disciplinas nas escolas públicas, com o propósito de contribuir para a melhoria desse ensino, e ainda, proporcionar a interação dos professores da rede pública com a universidade. A utilização de um método em comum para abordar a interdisciplinaridade nas escolas públicas, a prática laboratorial interdisciplinar, foi de grande relevância, ao mesmo tempo em que despertou o importante sentido desta atividade para o ensino, quando desenvolvidas de maneira séria e proveitosa.
CONCLUSÃO:
O projeto teve a finalidade de abordar aspectos conceituais e práticos que podem contribuir para a motivação dos professores e consequentemente dos alunos do ensino médio nas aulas de Química e Biologia, além de desenvolver a aprendizagem na escola, conhecendo a importância da interdisciplinaridade dessas duas ciências na construção conjunta do conhecimento do professor e aluno. No entanto, é preciso ter cautela ao utilizar o conceito de interdisciplinaridade, o qual muitas vezes é entendido de maneira errônea, dificultando, desta forma, a aprendizagem do aluno. Entende-se que um ensino com a responsabilidade de formar cidadãos vai muito além do estudo de conteúdos fragmentados, que abordam apenas aspectos teóricos não contextualizados. Esse ensino deve se pautar na visão de que o homem é responsável pela construção e transformação do seu meio, bem como de todo conhecimento científico. No entanto, este não é trabalho voltado apenas para o docente, mas sim, responsabilidade de todo os membros da educação.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Práticas laboratoriais, Biologia - Química.