62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
ANA ELIZABETE BARBOSA GOMES FILHA 1, 2
ELIANE ARAGÃO SODRÉ DA MOTA 1, 2
MARIA ISABEL SABINO FERNANDES 1
ROSÂNGELA CASCIANO RENOVATO 2
ROSÂNGELA MARIA DE OLIVEIRA 2
SIMONE CORREIA DA SILVA 3
1. PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE - PCR
2. PREFEITURA MUNICIPAL DE OLINDA - PMO
3. FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA - FUNESO
INTRODUÇÃO:

ESTE PROJETO SURGIU DA NECESSIDADE DE INVESTIGAR AS CAUSAS DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA COMUNIDADE E PROPOR AÇÕES DE INTERVENÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E QUALIDADE DE VIDA. INICIALMENTE, FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA M. NOSSA SRA. APARECIDA (BASE RURAL ANEXO DA ESCOLA M. MARGARIDA ALVES), LOCALIZADA NO CÓRREGO DA BONDADE, MUNICÍPIO DE OLINDA/PE. POSTERIORMENTE, NA ESCOLA M. SEDE DA SABEDORIA, LOCALIZADA EM SANTO AMARO, RECIFE/PE. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES, PAIS E OUTROS AGENTES MULTIPLICADORES E DEFENSORES DO MEIO AMBIENTE DENTRO DA COMUNIDADE. E NESTE PROCESSO, AVALIAMOS OS DESDOBRAMENTOS DO PROJETO E AS POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO CULTURAL E AMBIENTAL

DURANTE A PESQUISA, LEVANTAMOS OS PROBLEMAS MAIS AGRAVANTES DAS COMUNIDADES PESQUISADAS E ESBOÇAMOS OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO:

  • SENSIBILIZAR AS COMUNIDADES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS RIOS CAPIBARIBE E BEBERIBE E DE SEUS AFLUENTES NA HIDROGRAFIA DA CIDADE DE OLINDA E DE RECIFE;

  • CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR E OS MORADORES RIBEIRINHOS PARA DESCARTAR O LIXO EM LOCAIS MAIS APROPRIADOS, LONGE DAS MARGENS DOS RIOS;

  • INCENTIVAR AS PESSOAS A RECICLAR, REDUZIR E REUTILIZAR MATERIAIS QUE POSSAM AGREDIR O MEIO AMBIENTE;

METODOLOGIA:

ESTE PROJETO É DE PESQUISA-AÇÃO, POIS ALÉM DE LEVANTAR DADOS E EXPLICAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A REALIDADE ACERCA DE SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE, ELE TAMBÉM É CAPAZ DE PROPOR AÇÕES JUNTO A COMUNIDADE QUE POSSAM VIR A COLABORAR COM A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS. SEU PRINCIPAL VIÉS É DE CUNHO DIDÁTICO/INVESTIGATIVO E SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A INTERDISCIPLINARIDADE. NUM PRIMEIRO MOMENTO, FIZEMOS O LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS ENFRENTADOS, ATRAVÉS DA COLETA DE DEPOIMENTOS DE ESTUDANTES, PAIS E DE ANTIGOS MORADORES. DEPOIS, PESQUISAMOS NA INTERNET E EM LIVROS A BIBLIOGRAFIA E REFERENCIAL TEÓRICO MAIS ADEQUADO. EM SEGUIDA, PREPARAMOS DIVERSOS MATERIAIS DE APOIO PARA ATENDER AS DIFERENTES DISCIPLINAS, TAIS COMO: O RAP DA COMUNIDADE, XÔ DENGUE (TEXTOS MUSICAIS), O LAVA-TRIPAS (TEXTO TEATRAL), TODOS DE AUTORIA DE ANA ELIZABETE (2008/2009) E POLUIÇÃO COMEU (LUIZ GONZAGA). DURANTE ESTE PROCESSO, CONSTRUÍMOS UM MULTIRÃO CURUPIRA DE CAÇA AS PILHAS E BATERIAS DESCARTADAS, POR OFERECER GRANDES RISCOS AO MEIO AMBIENTE. A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO FOI CONTÍNUA E PROGRESSIVA, RESPEITANDO O TEMPO DE APRENDIZAGEM E A MATURIDADE DE CADA FAIXA-ETÁRIA DOS ESTUDANTES. POR FIM, ELABORAMOS NOSSOS RESULTADOS E  CONCLUSÕES.

RESULTADOS:

DOS PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS, PODEMOS DESTACAR:

  • AS CRIANÇAS COMEÇARAM A SE PREOCUPAR COM O PROBLEMA DO LIXO NAS VALETAS, ENTENDENDO QUE ESSA É A PRINCIPAL CAUSA DAS ENCHENTES;

  • OS MORADORES DO CÓRREGO DA BONDADE PASSARAM A PRESERVAR A NASCENTE DO LAVA TRIPAS (ATÉ ENTÃO DESCONHECIDA PELA MAIORIA DOS MORADORES DA COMUNIDADE);

  • OBSERVAMOS UMA MAIOR PREOCUPAÇÃO DOS ESTUDANTES E DOS PAIS COM O DESTINO FINAL DO LIXO, COMO O DESCARTE DE PILHAS, BATERIAS E DO ÓLEO DE COZINHA, FAZENDO A RECICLAGEM DE PLÁSTICOS, VIDROS E METAIS;

  • A COMUNIDADE ESCOLAR E A CIRCUNVIZINHANÇA DA ESCOLA SE INTEGROU MELHOR COM O TRABALHO DOS AGENTES DA ASA PARA O COMBATE DA DENGUE, TENDO PARTICIPAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, POSTO DE SAÚDE E DA PARÓQUIA LOCAL;

  • HOUVE MUDANÇA DE HÁBITO NA ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS COM LIVRE APROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS, SEM DESPERDÍCIO NA MERENDA ESCOLAR.

  • AS CRIANÇAS PASSARAM A PEDIR VERDURAS NA HORA DA REFEIÇÃO E EXPLICAR A SUA IMPORTANCIA PARA A SAÚDE, E SOBRE O REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS NA ELABORAÇÃO DE SUCOS COM CASCAS E DOCES COM BAGAÇO (BOLOS GELÉIAS E CALDAS);

  • HOUVE UMA MELHORIA DA LIMPEZA NO ESPAÇO ESCOLAR E DOS HÁBITOS DE HIGIENE DAS CRIANÇAS (TODOS TOMAVAM BANHO ANTES DE IR A ESCOLA, DAVAM DESCARGA NO BANHEIRO E CRIARAM O HÁBITO DE LAVAR AS MÃOS).

CONCLUSÃO:

NOS ÚLTIMOS TEMPOS SURGIRAM MUITOS PROJETOS SOBRE O MEIO AMBIENTE DEVIDO A SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DO NOSSO PLANETA (AQUECIMENTO GLOBAL, DESERTIFICAÇÃO...). MESMO SEM APOIO POLÍTICO E GOVERNAMENTAL, A COMUNIDADE ABRAÇOU O NOSSO PROJETO. O IDEÁRIO DE PAULO FREIRE NA "PEDAGOGIA DA ESPERANÇA" E "PEDAGOGIA DA AUTONOMIA" FOI O NORTE DO NOSSO TRABALHO. OS NOSSOS OBJETIVOS FORAM SUPERADOS, TANTO DO PONTO DE VISTA DA PESQUISA QUANTO DO PONTO DE VISTA DA TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. PARAFRASEANDO VIGOTISK, OS SUJEITOS ENVOLVIDOS CONSTRUIRAM NOVOS CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES SOBRE OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE. CADA DIA, FOI UM NOVO DESAFIO, NOVAS DESCOBERTAS, NOVAS POSSIBILIDADES. FOI UM TRABALHO QUE ENVOLVEU UMA COMUNIDADE INTEIRA. SOMOS MORADORES E EDUCADORES DESTA COMUNIDADE, MAIS UM MOTIVO PARA CONSTRUÍRMOS CONHECIMENTO A SERVIÇO DA MELHORIA DO MEIO AMBIENTE E DA QUALIDADE DE VIDA. NESTE CASO, SITUAMOS TAMBÉM O NOSSO TRABALHO NA PROPOSTA DE "INTELECTUAL ORGÂNICO" DEFENDIDA POR GRAMSCI: " (...)A LUTA SERIA NO SENTIDO DE AFIRMAR UM NOVO INTELECTUAL, NÃO MAIS AFASTADO DO MUNDO PRODUTIVO OU ENXARCADO DE RETÓRICA ABSTRATA, MAS CAPAZ DE SER, SIMULTANEAMENTE, ESPECIALISTA E POLÍTICO(...)".

Instituição de Fomento: PCR/PMO/FUNESO
Palavras-chave: EDUCAÇÃO , MEIO AMBIENTE, CULTURA.