62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
AULA PRÁTICA SOB A PERSPECTIVA EXPOSITIVA DIALÓGICA EM COMPORTAMENTO ANIMAL: A VIDA EM GRUPO
Catiane Kariny Dantas Souza 1
Dayanne Lopes Gomes 2
Madson Reis de Oliveira Trindade 3
Julini Falcari Barbieri 3
Maria de Fátima Arruda 1
Arrilton Araújo 1
1. Departamento de Fisiologia, UFRN
2. Departamento de Bioquímica, UFRN
3. DBEZ, UFRN
INTRODUÇÃO:
A vida em grupo faz parte do repertório comportamental dos animais porque, no passado, representou uma solução fundamental para resolver importantes desafios para a sua sobrevivência e reprodução. De um modo geral, um indivíduo integra-se em um grupo social quando os benefícios, dada sua ecologia, são maiores do que os custos, principalmente, ao remeter-se a obtenção de recursos, reprodução, predação e território. Faz-se importante a realização de uma aula prática ao entender que, as interações individuais dos alunos com os outros membros do grupo são primordiais para o processo ativo de construção e consolidação do conhecimento. Além de motivar o aluno a utilizar suas concepções prévias ao estabelecer vínculos entre os conteúdos assimilados e sua aplicação prática. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de uma aula prática sob a perspectiva expositiva dialógica desenvolvida pelos alunos de graduação do curso de ciências biológicas na disciplina de comportamento animal da UFRN. Nesta perspectiva, a aula prática foi proposta para facilitar aos alunos o entendimento da dinâmica da vida em grupo, focalizando os custos e benefícios da vida social.
METODOLOGIA:
Inicialmente foi dito o intento da prática, e fez-se a divisão da turma em três grandes grupos para a participação nas três etapas da atividade. Narra-se então a situação-problema, que se remete a um momento da história de vida dos respectivos animais. Trata-se da idealização de um grupo de chimpanzés, orangotangos, esquilos e leopardos num ambiente natural. A visualização dos espécimes foi feita com acessórios indicativos de qual espécie animal pertencem. Na primeira etapa, foi simulada a influência da vida social e solitária na dinâmica de encontro de parceiros. Participaram 4 alunos representando os orangotangos e 7 formarão um grupo de chimpanzés. Na segunda etapa, foi abordada a questão do forrageio. Foram integrados 3 alunos atuando como orangotangos e 7 alunos constituirão grupo de chimpanzés. Na terceira etapa, a predação, que foi evidenciada principalmente sob o aspecto da defesa. Foram integrados 5 estudantes representando os chimpanzés, 3 os esquilos e mais 3 os leopardos. Um tempo limite será dado e ao término deste, houve a discussão sobre os resultados de sobrevida. As etapas ocorreram de forma sequencial com a participação de diferentes alunos. Os materiais utilizados foram um pacote de bexiga, TNTs coloridos, caixa de chocolate Bis, barbante e caixa de papelão.
RESULTADOS:
As situações-problema apresentadas durante a aula prática permitiu aos alunos inferir sobre a dinâmica da vida em grupo, a cerca dos recursos, predação e reprodução, alcançando o entendimento da responsividade comportamental e habilidades de outros animais aos quais representavam. Desta maneira, os alunos puderam analisar, refletir e associar com os conhecimentos teóricos adquiridos previamente, de forma a consolidá-lo, e os conceitos não bem entendidos passaram por uma revisão substancial gerando uma nova estrutura mais coerente. Possibilitou maior interação individual dos alunos com os outros membros dos grupos, o que contribuiu para o processo ativo de construção da informação, além de favorecer a redução das concepções alternativas sobre o tema abordado. A acessibilidade da aula prática permitiu a aplicação em outros espaços de ensino público, uma vez que, os materiais utilizados foram de baixo custo e acessível. Além das regras e desenvolvimento serem de simples execução.
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados obtidos, pode-se verificar que o método empregado sob a perspectiva de uma aula expositiva dialógica foi bastante satisfatório e reprodutível. Neste contexto infere-se que a aula prática é um instrumento didático que valoriza a experiência e conhecimentos prévios do aluno, amplia a análise crítica do discente por meio de questionamentos e problematizações e contribuiu para contextualizar o tema abordado.
Palavras-chave: Educação, Comportamento animal, Vida em grupo.