62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
DIAGNÓSTICO QUALITATIVO COMO SUBSÍDIO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO DISTRITO DE OUTEIRO
Graziela Jones de Oliveira 1
Naiara Raiol Torres 1
Adriene Pantoja de Oliveira 1
Luciana Ferreira Amaral 1
Ilka Suely Dias Serra 1
Jaqueline Maria Soares da Silva 1
1. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará / IFPA
INTRODUÇÃO:
O acesso à água tratada está intimamente ligado às condições de saúde da população e conseqüentemente à possibilidade de desenvolvimento da comunidade (Soares; S. R. A. et al; 2004). O município de Belém é abastecido por manancial superficial e subterrâneo, sendo este último utilizado no abastecimento das áreas mais afastadas da zona central do município e recebem o título de zona de expansão. Esta possui peculiaridades quanto a sua composição, pois além da existência de bairros, também as ilhas compõem esta zona. Um exemplo é a ilha de Outeiro, a qual é abastecida por poços operacionalizados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém - SAAEB, que a partir da implantação do Programa "Comunidade Solidária" objetivou instalar os serviços de abastecimento de água, tendo em vista melhorar as condições de higiene e saúde da população residente. No entanto, é necessário que todo sistema de abastecimento de água atenda a população com qualidade e quantidade suficientes para que sejam atingidos os objetivos pelos quais o sistema foi concebido. Portanto, o presente trabalho tem por finalidade diagnosticar o abastecimento de água do distrito de Belém, ilha de Caratateua, nos bairros de Água Boa, São João do Outeiro, Itaiteua e Brasília, totalizando 3.300 famílias aproximadamente.
METODOLOGIA:
Para a elaboração do diagnóstico o presente trabalho foi dividido em 4 etapas a partir da caracterização e pesquisa de dados do projeto de implantação oriundos da FUNASA/Ministério da Saúde e SAAEB. 1ª Etapa: Descrição do sistema de abastecimento de água, em que foram analisadas as partes componentes do sistema. 2ª Etapa: Avaliação da situação atual de operação do sistema de abastecimento de água existente, com realização de estudos a fim do entendimento de como o mesmo se encontra. 3ª Etapa: Avaliação da qualidade do atendimento, a partir de entrevista com os usuários do sistema, tendo como base o número de 2.350 ligações domiciliares. 4ª Etapa: Diagnóstico do cadastro, situação de medição, intermitência, análise dos logradouros desprovidos deste tipo de infra-estrutura, ligações clandestinas, capacidade atual e futura do projeto e elaboração de mapas do sistema de abastecimento. 5ª Etapa: Proposição de melhorias no sistema de abastecimento de água.
RESULTADOS:
Descrição do Sistema: O distrito de Outeiro é dotado de energia elétrica e abastecimento de água, entretanto possui logradouros desprovidos de outro tipo de infra-estrutura tais como: serviço público de esgotamento sanitário, rede de drenagem pluvial e pavimentação. Através de levantamentos de campo e documental foram obtidas características dos sistemas de captação, que se dá através de um poço de 120 m, utilizando o manancial subterrâneo da formação Pirabas. A elevatória de recalque possui um conjunto moto-bomba submerso de 115 CV, um reservatório elevado de concreto com capacidade de 660 m3 e uma rede de distribuição onde foram considerados apenas dois anéis principais, constituindo um total de 39.639 m. O tratamento foi concretizado com a desinfecção e fluoretação (FUNASA, 2004). Com a aplicação do questionário verificou-se a necessidade de melhoria na manutenção e operação do sistema. Como por exemplo, a falta de pagamento de tarifa, intermitência no sistema e controle da qualidade da água por parte da concessionária.
CONCLUSÃO:
O diagnóstico visou melhorar a condição de higiene e saúde principalmente no tocante ao bem estar da população residente e as condições de controle e operação do sistema visando atender em qualidade e quantidade suficientes a população. Assim sendo, concebe-se como de grande relevância a identificação e análise dos problemas de um sistema de abastecimento de água, já que previne de tomadas de decisões dispendiosas e equivocadas por parte dos operadores do sistema
Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
Palavras-chave: Diagnóstico, Sistema de abastecimento de água, Outeiro.