62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 4. Farmacotecnia
AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E DE CINÉTICA DE LIBERAÇÃO in vitro DE MICROESFERAS DE PLGA CONTENDO trans DESIDROCROTONINA E COMPLEXO DE INCLUSÃO DE trans DESIDROCROTONINA COM HIDROXIPROPIL β CICLODEXTRINA
Waldenice de Alencar Morais 1
Rosana Silva Batista 2
Maria Aparecida Medeiros Maciel 3
Nereide Stela Santos Magalhães 4
1. Profa. Dra. - Depto.de Farmácia - UFRN
2. Depto.de Biomedicina - UFPE
3. Depto.de Química - UFRN
4. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas - UFPE
INTRODUÇÃO:
Microesferas são sistemas poliméricos de liberação controlada capazes de aumentar a biodisponibilidade e diminuir a toxicidade de uma variedade de fármacos. As ciclodextrinas são excipientes farmacêuticos que vêm sendo utilizados para melhorar a solubilidade e a estabilidade de uma variedade de fármacos. Complexos de inclusão de fármacos com ciclodextrinas podem modificar as características físico-químicas e de cinética de liberação de sistemas como microesferas. A trans-desidrocrotonina (t-DCTN) é um princípio ativo extraído do Croton cajucara Benth com várias atividades farmacológicas, tais como a hipoglicemiante. Entretanto, a sua baixa solubilidade em água e hepatotoxicidade restrigem a sua aplicação terapêutica. O presente estudo pretende conciliar as vantagens das microesferas biodegradáveis e os fundamentos de complexos de inclusão de fármacos com ciclodextrinas para o desenvolvimento de dispositivos terapêuticos inovadores contendo t-DCTN. A idéia central do estudo foi obter microesferas de poliácido láctico e glicólico (PLGA) contendo t-DCTN e complexo de inclusão de t-DCTN com hidroxipropil-β-ciclodetrina (t-DCTN:HPβCD), bem como, avaliar a influência em suas propriedades físico-químicas e de cinética de liberação in vitro.
METODOLOGIA:
Três diferentes sistemas de microesferas contendo t-DCTN, t-DCTN:HPβCD ou de t-DCTN:HPβCD e t-DCTN coencapsuladas foram preparados pelo método de emulsão múltipla (a/o/a) usando ultra-turrax (T25, IKA, Germany), seguido de evaporação do solvente. O polietilenoglicol (PEG) e o álcool polivinílico (PVA) foram usados como estabilizantes das emulsões simples e múltipla, respectivamente. A t-DCTN foi encapsulada na fase orgânica e o complexo de inclusão t-DCTN:HPβCD na fase aquosa da emulsão simples. Diferentes razões fármaco:polímero foram avaliadas. As microesferas foram coletadas por centrifugação (Kubota KN-70, Japão) e lavadas com água destilada para remover o excesso de emulsificantes. Finalmente, as microesferas foram dispersas em solução de trealose 1% e liofilizadas (EZ-DRY, FTS System, USA). A caracterização físico-química foi feita com a avaliação da distribuição de tamanho de partícula, com o diâmetro volumétrico médio e o cálculo do índice span (Microtrac® S3500, USA). Além disso, foram determinados a taxa de encapsulação por espectrofotometria UV-Vis (Ultrospec 3000 pro, USA) e o potencial zeta (Zeta-Meter Inc., E.U.A). A cinética de liberação in vitro das microesferas foi realizado por dissolução em condições sink e simulando condições fisiológicas.
RESULTADOS:
A t DCTN foi encapsulada com êxito nas razões fármaco:polímero 1:10, 1:15 e 1:20, com a maior eficiência de encapsulação de 75,73 ± 0,40%, obtida na razão 1:10, produzindo microesferas homogêneas com valor de span de 1,00, diâmetro volumétrico médio de 14,56 ± 0,19 µm e potencial zeta de -14,27 ± 0,90 mV. As microesferas contendo o complexo de inclusão t DCTN:HPβCD apresentaram tamanho de partícula de 7,11 ± 0,11 µm, span de 1,89, eficiência de encapsulação de 74,88 ± 0,37%, e potencial zeta de -13,91 ± 0,85 mV. A coencapsulação do complexo de inclusão t DCTN:HPβCD e da t-DCTN na razão fármaco:polímero 1:5 aumentou consideravelmente a eficiência de encapsulação (90,05 ± 0,31%), apresentando um tamanho de 9,59 ± 0,11 µm e span de 1,57. Na cinética de liberação in vitro foi observado que as microesferas contendo t-DCTN apresentaram um efeito burst de 35,11 ± 3,31% na primeira hora e uma liberação máxima de 65% em 102 h. Enquanto que, as microesferas contendo o complexo de inclusão apresentaram uma redução do efeito burst (1 h) e um aumento no percentual máximo de fármaco liberado. Nas microesferas em que foi encapsulado somente t-DCTN:HPβCD observou-se um efeito burst de 17,27 ± 2,03% , e de 7,45 ± 0,53% quando este foi coencapsulado com a t-DCTN, atingindo uma liberação máxima de 77,03 ± 7,35% e de 72,41 ± 8,06% em 102 h, respectivamente.
CONCLUSÃO:
O complexo de inclusão t-DCTN:HPβCD foi capaz de modificar as características físico-químicas e o perfil de liberação das microesferas de PLGA. A microencapsulação da t-DCTN e do complexo de inclusão t-DCTN:HPβCD pode ser uma boa alternativa para melhorar a biodisponibilidade e a eficiência terapêutica da t-DCTN na avaliação de sua atividade hipoglicemiante.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Palavras-chave: trans-Desidrocrotonina, Microesferas de poliácido láctico e glicólico, Complexo de inclusão de fármaco com ciclodextrina.