62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A VERTICALIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE CAICÓ
Ana Vilma de Medeiros Pereira 1
Alexander Pereira Dantas 1
Ione Rodrigues Diniz Morais 2, 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:

O estudo da dinâmica sócio-espacial urbana e, em especial, do processo de verticalização das cidades, assume relevância na medida em que a cidade, independente de seu porte, tem sido objeto de inúmeras transformações econômicas, sociais e políticas, que são resultantes do desenvolvimento do sistema capitalista e da industrialização.

Em sendo assim, estudar o processo de verticalização de Caicó/RN, principal cidade da Microrregião do Seridó ocidental, faz-se necessário para que possamos entender como se deu a implantação de construções verticalizadas nas cidades de porte médio do Rio Grande do Norte.

Nesse sentido, buscamos, no presente trabalho, caracterizar o contexto em que surgiu a verticalização na cidade de Caicó, identificar as áreas em que esse processo é mais acentuado e destacar os fatores responsáveis por essas edificações verticalizadas.

METODOLOGIA:

Buscando atingir os objetivos propostos, realizamos, inicialmente, leituras bibliográficas em torno do objeto de estudo, de modo que pudéssemos compreender esse processo em escala mundial, nacional e regional, dentre as quais podemos destacar: Dezan (2007), Fernandes (2005), Santos (2005) e Verissimo (2009).

Paralelo a isso, realizamos observações in locu e registros fotográficos, de modo que pudéssemos identificar as áreas em que as edificações verticalizadas são mais visíveis e destacar os possíveis fatores responsáveis por esse processo.

É de bom alvitre ressaltar que, nesta pesquisa, consideramos edificações verticalizadas àquelas que possuem mais de 3 pavimentos/andares e que exige a utilização de elevadores.

RESULTADOS:

A verticalização em Caicó, assim, como no Brasil, trata-se de um processo que só veio a ganhar contornos à medida que se aproximou dos tempos atuais, cuja tônica é a multiplicação do solo urbano. Não se manifesta igualmente em todas as áreas do país, nem em todas as áreas da cidade.

Em se tratando da verticalização em Caicó, podemos afirmar que trata-se de um processo que pode ter sido influenciado pelo crescimento do número de estabelecimentos comerciais(1980 - 410; 2008 -786; 2009 -1711) e industriais (1980 - 100; 1998- 141; 2009- 371) nos últimos anos, que procuram áreas privilegiadas da cidade para os seus negócios.(MORAIS, 1999; PREFEITURA MUNICIPAL DE CAICÓ - SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO E FINANÇAS, 2009).

Outro aspecto, que possivelmente pode ter influenciado nesse processo, é o crescimento da população urbana nas últimas décadas, vejamos: 1980 (30.793), 1991 (42.801), 2000 (50.624), 2007 (54.986). (MORAIS, 1998; IBGE, 2009).

Ainda em relação a verticalização de Caicó, podemos afirmar que se trata de um processo mais visível na área central da cidade, o que decorre, provavelmente, do grande número de estabelecimentos industriais (92) e comerciais (1055) que aí estão localizados. (PREFEITURA MUNICIPAL DE CAICÓ - SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO E FINANÇAS, 2009).

CONCLUSÃO:

Do exposto, vale destacar que o processo de verticalização de Caicó foi delineado por fatores de ordem econômica, social e política, considerando que essa, frente às transformações ocorridas, procurou se adequar e se organizar econômica e espacialmente rumo à modernidade.

Nesse contexto, podemos apontar como principais fatores da verticalização, o crescimento exacerbado do número de estabelecimentos comerciais e industriais, bem como o crescimento da população urbana nos últimos anos, haja visto que, para atender os interesses dessa demanda, a cidade teve que alterar a sua configuração urbana (arquitetura), que, até então, era caracterizada por edificações antigas.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: cidade, dinâmica sócio-espacial, verticalização.