62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político
MULHERES E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2008: MICRORREGIÃO PARAUAPEBAS
Keyla Rejane Avelar Araújo 1
Deyse Soares da Silva Teixeira 1
Ticiana Amaral Lima 1
Maria Luzia Miranda Álvares 2
1. Universidade Federal do Pará - UFPA
2. Profa. Dra. da Universidade Federal do Pará - UFPA (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
O estudo da participação política da mulher tem levantado grande interesse de muitos pesquisadores nas diversas ciências, em especial nas Ciências Sociais e Humanas. Esse fato deve-se, principalmente, ao evidente aumento da participação da mulher na sociedade, em especial nas esferas de poder decisório político (esferas deliberativas), geralmente, associado como conseqüência das mudanças sociais advindas e das demandas dos movimentos sociais, principalmente do movimento feminista. Em vista disso, este artigo objetiva analisar, mostrando resultados parciais, a participação da mulher nas eleições municipais de 2008 na Microrregião Parauapebas-PA (composta por cinco municípios:Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás e Parauapebas), além de traçar perfil das candidatas e eleitas por grau de instrução, ocupação, faixa etária, partido e situação. Este estudo integra o plano de atividades do Projeto de Pesquisa "Os movimentos de mulheres e feministas e sua atuação no avanço das carreiras feministas nos espaços de poder político" - CNPq/SPM, pertencente à Linha de Pesquisa "Mulheres e Participação Política" do Grupo de Estudos e Pesquisas "Eneida de Moraes" Sobre Mulher e Relações de Gênero - GEPEM/UFPA.
METODOLOGIA:
Analisaremos, a partir de dados estatísticos disponíveis no acervo do GEPEM, cuja fonte foi extraída do sitio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as fichas cadastrais das candidatas e eleitas por sexo, grau de instrução, ocupação, faixa etária, partido e situação. Os dados sobre PIBs municipais foram coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Belém/PA (IBGE), o que nos ajudou a optar pelo estudo da Microrregião Parauapebas. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, onde os dados nos ajudaram a estabelecer prioridades para futuros estudos e pesquisas complementares, além de nos possibilitar descrever e analisar o fenômeno através do método de análise estatística descritiva.
RESULTADOS:
O total de candidaturas na Microrregião Parauapebas nas Eleições Municipais de 2008 foi de 539, sendo 403 masculinas e 136 femininas, o que equivale a 75% de candidaturas masculinas e 25% femininas. No Executivo, as candidaturas a Prefeitos (as) totalizaram 22 candidaturas, sendo 21 masculinas no geral e 01 feminina no município de Parauapebas, o que equivale a 95% de candidaturas masculinas e 5% femininas. O maior número de candidaturas a Prefeitos (a) ocorreu na faixa etária de 45 a 59 anos de idade, com total de 12 candidaturas, sendo 11 masculinas e 01 feminina. Quanto às Vereadoras, pode-se dizer que as candidatas da Microrregião, em sua maior parte, pertencem ao PMBD (17 candidatas) e PT (16 candidatas), na faixa etária que vai dos 35 a 44 anos de idade; possuem Ensino Médio Completo e declararam como ocupação Comerciante (22% do total). O resultado das eleições foi algo pouco representativo para a inserção significativa das mulheres na política local. Foram 06 candidatas eleitas, equivalente a 13,33% das cadeiras ocupadas por elas, em contrapartida ao número de candidatos eleitos que chegou a 39, o que equivale a 86,67% das cadeiras disponíveis nas Câmaras Municipais da Microrregião Parauapebas. Canaã dos Carajás, com 29 candidatas teve 01 eleita; Curionópolis com 20 candidatas teve 03 eleitas; Parauapebas, com 43 candidatas teve 02 eleitas, os municípios de Água Azul do Norte com 15 candidatas e Eldorado dos Carajás com 28 candidatas não tiveram nenhuma eleita. Das 06 candidatas eleitas 03 pertencem ao partido PMDB, com uma candidata em cada município. O restante pertence ao PP, PSDB e PRTB, o grau de instrução dessas candidatas fica no Ensino Médio Completo (50%) e Ensino Superior Completo (50%). No que diz respeito à Faixa Etária, 49% das eleitas estão entre 40 a 49 anos de idade.
CONCLUSÃO:
Perante o cenário político (parcial) apresentado das Eleições Municipais de 2008 na Microrregião Parauapebas, vê-se constatado a sub-representatividade feminina evidenciada pela análise dos dados utilizados. Hipóteses acerca desse cenário podem ser lançadas, estando vinculadas ao "fator maior" patriarcalista social local em que vivemos, pois, segundo COSTA (1998, 88), isso se deve ao fato de as mulheres "...na esfera pública ainda não conseguiram romper as determinações do mundo doméstico...", e "...não participam diretamente do jogo de poder, mas relacionam-se com ele através dos homens aos quais se encontram vinculadas(,,,)" (PASSOS, 2001, p. 23) Entretanto, para se chegar a uma conclusão precisa do porque há tanta disparidade no número de candidaturas e eleitas, entre homens e mulheres, é necessário também uma análise histórica mais abrangente dos partidos, da participação política feminina e da trajetória de vida dessas candidatas (através de entrevistas), para assim percebermos: Como se deu a inserção dessas mulheres no espaço público, na política local; Se essas mulheres estão passando por um processo de reavaliação de identidade ou se estão apenas defendendo interesses pessoais (como o fato de manter a família no poder). É importante também analisarmos, em que nível se dá a questão do patriarcado na sociedade e na cultura do local pesquisado e como é sentido ou em que nível é reproduzido pelas próprias mulheres.
Palavras-chave: Mulheres, Participação Política, Eleições Municipais.