62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
HOMENS SÓ QUEREM BELEZA? - ABORDAGEM EVOLUTIVA DAS PREFERÊNCIAS MASCULINAS EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS
Anthonieta Looman Mafra 1
Priscilla Soares de França 1
Felipe Nalon Castro 1
Wallisen Tadashi Hattori 1
Maria Emília Yamamoto 1
Fívia de Araújo Lopes 1
1. Departamento de Fisiologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
O estudo de escolhas de parceiros vem crescendo mundialmente devido à complexidade da sociedade humana, que faz com que a idealização na escolha de parceiros não seja influenciada apenas por características morfológicas e fisiológicas, mas também por características do ambiente atual. Em estudos anteriores, observaram-se distinções entre as preferências femininas e masculinas quanto à procura do parceiro, sendo as mulheres mais influenciadas pela habilidade de obtenção de recursos dos homens, os quais dão maior importância a características de atratividade física, quando comparados a elas, tanto para relacionamentos de curto como para de longo prazo. Então, homens buscam mulheres que tenham melhores condições de investir fisiologicamente em sua prole enquanto essas procuram homens que tenham mais recursos e maior capacidade de aquisição desses, de modo a aumentar seu sucesso reprodutivo. Uma vez que se têm muitas pesquisas comparando as diferenças entre homens e mulheres adultos na busca de um parceiro ideal, este projeto procurou inovar, realizando uma pesquisa entre adultos jovens e adolescentes do sexo masculino, a fim de verificar se a preferência dos machos muda de acordo com a idade.
METODOLOGIA:
Foram aplicados questionários para indivíduos do sexo masculino, dos quais 70 eram adultos (média de idade ± DP = 21,26 ±2,06 anos) e 70 eram adolescentes (média de idade ± DP = 17,34 ±1,60 anos). Para participar os sujeitos deveriam assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), concordando em participar voluntariamente da pesquisa. Cada participante respondeu um questionário de caráter anônimo e individual. Nos questionários, cada participante foi instruído a distribuir 27 pontos dentre nove características apresentadas, tanto para parceiras ideais de curto como para de longo prazo: rosto bonito, corpo bonito, saúde, condição financeira, sociabilidade, ambição/disposição ao trabalho, inteligência, bom humor e sinceridade, de acordo com suas preferências. Para verificar a existência de diferenças quanto às preferências de homens adultos e adolescentes pelas características de parceiras ideais de curto e longo prazo, foram realizadas Análises de Variância Multivariada (MANOVA). Tanto nas análises das preferências para curto e para longo prazo, a variável faixa etária (adulto jovem e adolescente) foi utilizada como variável independente e as nove características investigadas como variáveis dependentes.
RESULTADOS:
Tanto para as preferências por parceiras de curto prazo, quanto para parceiras de longo prazo, não foram identificadas diferenças entre as faixas etárias comparadas (F(9,130) = 1,87, P = 0,061) e (F(9,130) = 1,28, P = 0,250), respectivamente. Provavelmente não se percebeu nenhuma diferença quanto à valorização dos traços apresentados por parceiras ideais entre adultos jovens e adolescentes nem entre relacionamento de curto e de longo prazo, para ambas as faixas etárias porque os homens tendem a escolher parceiras com melhor saúde reprodutiva (inferida através das características: rosto bonito, corpo bonito e saúde). Tal característica aumenta o sucesso reprodutivo, uma vez que as mulheres investem muito fisiologicamente na sua prole, através da gestação e da amamentação. Outra característica bastante valorizada pelo sexo masculino, independente da idade ou do nível de envolvimento, foi a sinceridade. Pelo fato dos homens não terem a certeza da paternidade, essa característica em uma parceira pode prevenir o homem de investir em uma prole que não seja sua.
CONCLUSÃO:
Na pesquisa realizada, foi visto que adultos jovens e adolescentes tendem a não diferir na idealização de parceiras independente do nível de envolvimento (curto ou longo prazo). Os homens, de forma geral, idealizam parceiras sinceras, para evitar o risco de investimento em uma prole que não seja sua, e que possuam uma boa fisiologia para geração e para manutenção da prole.
Instituição de Fomento: UFRN, CNPq e CAPES
Palavras-chave: Psicologia evolucionista, Escolha de parceiros, Preferências masculinas.