62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
COMPONENTES DE PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE GIRASSOL EM FUNÇÃO A CINCO DOSES DE ADUBAÇÃO DE POTÁSSIO EM COBERTURA
Stéfanny Araújo Martins 1
Maria Elena Almeida Ivanoff 1
Sandra Cátia Pereira Uchôa 1
José Maria Arcanjo Alves 1
Raphael Henrique da Silva Siqueira 1
1. Universidade Federal de Roraima
INTRODUÇÃO:
O girassol, Helianthus annus L., apresenta-se como cultura promissora no Brasil, por causa de sua ampla adaptação e excelente qualidade do óleo. Além disso, está inserido no programa nacional de produção e uso de biodiesel. Os resultados de pesquisa de produção e, principalmente, os de adubação de girassol, são escassos e foram originados em condições edafoclimáticas diferentes das que ocorrem na savana de Roraima. O potássio é um nutriente que afeta positivamente a produção de aquênios na cultura do girassol (Helianthus annuus L.) e o seu manejo adequado torna-se indispensável para o melhor aproveitamento econômico desse elemento e menor impacto negativo ambiental. Diante da existência de interação genótipos x ambientes, que determina comportamentos diferenciados dependendo das condições locais, torna a escolha adequada de cultivares um dos principais componentes do sistema de produção da cultura. A necessidade e a importância de se aumentar os conhecimentos a respeito do assunto, cujos objetivos foram avaliar o desempenho de cultivares de girassol, associadas a diferentes doses de potássio, para a maior produção quantitativa de grãos e óleo, nas condições de Savana de Boa Vista, em Roraima.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima em 2008. O solo da área do experimento é classificado como Latossolo Amarelo. Os tratamentos consistiram da combinação de três cultivares, sendo: C1 - Agrobel 967; C2 - Agrobel 960; e C3 - Embrapa 122/V2000, com cinco doses de potássio: 0, 30, 60, 90 e 120 Kg.ha-1,aplicado em cobertura. O delineamento foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial (5 x 3), com quatro repetições. O preparo do solo foi realizado com uma aração profunda seguida de duas gradagens. Ao longo do cultivo foram realizadas controle de invasoras e pragas sempre que necessário. A manutenção da umidade da área foi mantida a 80% da capacidade de campo. As variáveis avaliadas foram: teor de óleo, produtividade de aquênios, produtividade de óleo, máxima eficiência técnica e econômica para teor de óleo e para produção de aquênios. A fórmula obtida para a dose de máxima eficiência econômica (MEE) foi: dose de K2O = [(22,58 - 2,5)/(2x0,1347)], em que 2,50 é a relação entre os preços do insumo e do produto (R$ 2,00/R$ 0,80). Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância pelo teste F, a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
A produtividade de aquênios em função das doses de potássio apresentou rendimento máximo de 2.038,3 kg ha-1 de grãos em resposta a uma dose de 83,8 kg ha-1 de K2O (MET), tendo alcançado um incremento na produtividade de 46,4%. A dose de cobertura mais econômica de K2O foi de 74,5 kg ha-1, com produção de 2.026,7 kg ha-1 de aquênios, o que representa um incremento de 934,3 kg ha-1 em relação ao tratamento sem cobertura. A dose mais econômica apresentou 89% daquela responsável pela produtividade máxima, o que pode indicar a viabilidade econômica do emprego de cobertura com potássio no cultivo de girassol. O teor de óleo no girassol indicou que o rendimento máximo (MET) foi de 52,5% de óleo, na dose de 84,62 kg ha-1 de K2O em cobertura, correspondendo a um incremento de 3,26%. A dose de cobertura mais econômica para a produção de óleo foi de 80,1 kg ha-1 de K2O, com produção de 1.078,1 kg ha-1 de óleo, o que representa um incremento de 536,7 kg ha-1 em relação ao tratamento sem a cobertura. A dose mais econômica apresentou 93,6% daquela responsável pela produtividade máxima, o que pode indicar a viabilidade econômica do emprego de cobertura de potássio no cultivo de girassol para a produção de óleo.
CONCLUSÃO:
Considerando a ausência de sintomatologia de deficiência de potássio nas plantas e a produtividade que variou de 1.482 a 1.944 kg ha-1 é possível que fatores, possivelmente ligados aos aspectos genéticos, passaram a controlar a produção de aquênios pelas cultivares, pois esperava-se que as produtividades fossem superiores. Para a produtividade média de óleo, teor de óleo e produtividade de aquênios a cultivar Agrobel 967 foi superior em relação às demais cultivares, apresentando rendimento de 1.944 kg ha-1 de aquênios, 402,9 kg ha-1 de óleo e 9,94% de teor de óleo. Portanto, a cultivar Agrobel 967 chegou a produzir 62,97% a mais de óleo por hectare quando comparada com a cultivar Embrapa 122/V2000, sendo opção promissora para as condições edafoclimáticas de Roraima Os resultados para produção de aquênios, teor de óleo e produtividade de óleo demonstram a necessidade da adubação de cobertura com o potássio, além da aplicação da dose recomendada na semeadura.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Roraima e CNPq
Palavras-chave: Helianthus annuus L. , Produção, Savana de Roraima.