62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD - EM ANÁLISE: O PRÓ-LICENCIATURA
Cristiane Maria Nepomuceno 1
Ionath Iamara Silva Santos 1
Joselma de Lourdes da Silva Lima 1
1. DFCS/CEDUC - UEPB
INTRODUÇÃO:
A "sociedade da informação" caracteriza-se pelo redimensionamento de todas as suas estruturas constitutivas tendo como suporte o uso da alta tecnologia no campo da comunicação e da informação, prática que vem permitindo inovações inclusive no contexto educacional. A inserção e desenvolvimento de novas práticas educacionais ancoradas na modalidade de educação a distância (EAD) é uma destas inovações. O Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício no Ensino Fundamental e no Ensino Médio (Pró-Licenciatura) objetiva promover a formação de professores que atuam na rede pública e não possuem formação em nível superior (ou quando tem apresenta é em uma área diversa da que efetivamente atua). A pesquisa objetivava conhecer as potencialidades e os obstáculos encontrados no Pró-Licenciatura como modalidade de formação de professores. É uma pesquisa que se justifica pela necessidade de conhecer com maior propriedade, e criticamente, uma modalidade de formação que pode se estender aos outros níveis de ensino, atualmente considerada como a alternativa mais viável para um país que apresenta grandes dificuldades operacionais no seu sistema educacional.
METODOLOGIA:
Metodologicamente, o estudo era de natureza qualitativa, sobretudo exploratória e descritiva, estruturado por coleta e sistematização de dados. O universo da pesquisa empírica são os professores matriculados em processo de formação nos cursos de Licenciatura na modalidade EAD oferecidos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A princípio o processo de conhecimento e aprofundamento teórico acerca da realidade a ser pesquisada deu-se através do estudo bibliográfico e documental, buscando-se através desses procedimentos compreender e apreender visões, teorias, projetos e programas educacionais e as políticas públicas voltadas para a formação de professores na modalidade de Educação a Distância. Para a pesquisa de campo, a coleta dos dados deu-se através da observação e entrevistas (estruturadas, semi-estruturadas e não-estruturadas). A observação aconteceu em primeiro lugar, não só por ser a mais interativa, mas principalmente por ser a que melhor permite aos pesquisadores estabelecerem uma relação de maior proximidade com o objeto - o que tornou mais fácil extrair as variáveis, produzir os protocolos e os instrumentos de coleta de dados.
RESULTADOS:
A UEPB se inseriu nesse processo desde o lançamento do primeiro Edital Pró-Licenciatura publicado pelo MEC quando apresentou proposta de cursos consorciada com duas outras universidades: Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Estadual de Pernambuco (UPE). Atualmente estão em plena atividade os seguintes cursos de licenciatura: Química, Física, Matemática, Biologia e Geografia. Esta medida da UEPB se deu não só em resposta ao projeto nacional de Educação a Distância (EAD), mas, sobretudo pela necessidade de combater diretamente a deficiência de qualidade de escolarização do nosso Estado através da oferta de cursos de formação para os professores leigos que atuam nas salas de aula das escolas municipais e estaduais, principalmente nos pequenos municípios. Os cursos são oferecidos de acordo com a demanda, em outras palavras, a partir do grau de carência do corpo docente em relação a formação e as necessidades da população alvo. As instituições de ensino superior envolvidas precisam possuir pólos de apoio presencial: estruturas que oferecem aos cursistas salas de aula, biblioteca e centro de informática com acesso a internet. A estrutura serve de apoio ao aprendizado e para a realização de aulas presenciais garantindo a inclusão digital dos alunos durante a formação.
CONCLUSÃO:
A partir da análise documental (Legislação que orienta), da análise do Projeto Político Pedagógico do curso (objetivos e metas estabelecidos) e da observação é possível afirmar que o que se espera do curso é que os(as) professores(as) formados nesta modalidade de curso superior, possam não só desenvolver as competências e habilidades indispensáveis à formação docente na área que estiver atuando, como também sejam capazes de projetar estratégias que favorecem a interatividade e a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) - assim como objetiva-se que estes professore(as) tornem-se aptos a desenvolver ações afirmativas de inclusão digital. O programa pode ser positivamente avaliado no seguinte aspecto: constitui um programa (política) de formação relevante na superação dos graves problemas enfrentados pelo sistema educacional brasileiro, dentre os quais, o elevado índice de educadores sem formação adequada, apresentando-se como um instrumento capaz de viabilizar essa reversão.
Instituição de Fomento: Programa de Pesquisa da universidade Estadual da Paraíba - PROPESQ e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Palavras-chave: Formação, Pró-Licenciatura, Prática Pedagógica.