62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 4. Produção Animal
ANÁLISE DE CORRELAÇÃO ENTRE A CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS(CCS),E A PRODUÇAO, TEOR DE GORDURA, PROTEÍNA E EXTRATO SECO TOTAL DO LEITE BUBALINO
Mayara Leilane de Jesus Barreto 1
Juliana Paula Felipe de Oliveira 1
Kívya Dias de Andrade 1
Mirela Gurgel Guerra 1
Viviane Maia de Araújo 1
Adriano Henrique do Nascimento Rangel 1
1. Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias- UFRN
INTRODUÇÃO:
Vários autores ressaltam a alta qualidade do leite de búfala para os parâmetros físicoquímicos (Verruma e Salgado, 1994; Macedo et al., 2001; Jorge et al., 2002) e atestam que o leite de búfala apresenta altos níveis de gordura, sólidos totais, calorias, vitamina A e cálcio, mostrando sua importância para a indústria de laticínios. Dessa forma, o conhecimento da composição do leite é essencial para a determinação de sua qualidade, pois define diversas propriedades organolépticas e industriais. Os parâmetros de qualidade são cada vez mais utilizados para detecção de falhas nas práticas de manejo, servindo como referência na valorização da matéria-prima (Dürr, 2004). Os principais parâmetros utilizados pela maioria dos programas de qualidade industrial do leite são os conteúdos de gordura, proteína, sólidos totais e a contagem de células somáticas (Monardes, 1998). Objetivou-se com o presente estudo avaliar a correlação existente a (CCS) contagem de células somáticas, através do escore de células somáticas(ECS) e os teores de gordura, proteína e estrato seco total (EST) presentes no leite de búfalas da raça Murrah, pertencentes a Tapuio Agropecuária Ltd.
METODOLOGIA:
A unidade produtiva pertence à Empresa Tapuio Agropecuária Ltda. Localizada no município de Taipu, região Agreste do estado do Rio Grande do Norte. Os dados foram armazenados em planilhas de controle zootécnico, segundo as práticas de manejo em uso na propriedade. Foram usados dados inerentes ao controle leiteiro de 80 búfalas da raça Murrah, referentes às lactações provenientes de diferentes ordens de parto. Para a realização das análises estatísticas foi imposta uma restrição. Foram escolhidas as matrizes que possuíam observações de datas da pesagens do leite apenas correspondente aos anos de 2008 e 2009. A partir dos dados da CCS foi obtido o escore linear de células somáticas (ECS) por meio de uma variação de 0 a 9, descrita por National Mastistis Council, 1996. Para avaliar a influência do ECS, variável independente, sobre a produção, e os teores de gordura, proteína, e EST, variáveis dependentes, calculou-se o coeficiente de correlação linear (r), através de três modelos polinomiais, linear, quadrático e cúbico. A análise de variância foi conduzida considerando-se 95% como nível de confiança. As análises estatísticas foram efetuadas usando-se o Statistical Analyses System (SAS 2002).
RESULTADOS:
Observou-se correlação linear significativa (p<0,05) e negativa entre o escore de células somáticas (ECS) e a produção de leite bubalino(-0.32354),o que significa dizer a medida que aumenta a produção diminui a porcentagem de células somáticas no leite. Singh & Ludri (2001), também relataram uma correlação significativa para CCS e produção de leite. Diferentemente, Jorge et al. (2005) não encontram correlações entre os mesmos parâmetros. Também encontrou-se correlação significativa (p<0,05), entre o escore de células somáticas (ECS) e o EST (0.04637), significando que quando se aumenta as células somáticas no leite aumenta também a percentagem de EST. Em contrapartida, Reis et al. (2007) relatam baixas correlações entre a CCS e os percentuais de EST do leite bubalino. No entanto, observou-se correlação linear não significativa (p>0,05), entre o escore de células somáticas (ECS) e a gordura (0.16475) e com a proteína (0.20532), ou seja, não há qualquer influência na contagem de células somáticas (CCS) com a gordura e proteína do leite bubalino analisado. Da mesma forma, Jorge et al. (2005) também não encontram correlações entre a CCS e as percentagens de proteína e gordura do leite bubalino.
CONCLUSÃO:
O modelo aplicado de correlação não apresentou significância de seus parâmetros, para as variáveis gordura e proteína analisada, em função do escore de células somáticas (ECS). Diferentemente para os parâmetros produção, e a percentagem de EST, para os animais estudados.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Células somáticas(CCS), Produção, Composição.