62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
ANÁLISEMICROBIOLÓGICA DE SUCO DE FRUTAS CONSUMIDOS EM SÃO LUÍS -MA.  
Mônica Araújo das Neves 1
Natilene Mesquita Brito 1
Maria Teresa Tavares Serejo 1
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
INTRODUÇÃO:

A comercialização informal de sucos vem ganhando atenção das autoridades, que concentram esforços na análise dos impactos econômicos, sociais e sanitários dessa atividade.

Entre os aspectos mais importantes que determinam a qualidade de um alimento, estão aqueles que definem as suas características microbiológicas, o que permite avaliá-lo quanto às condições de processamento, armazenamento, distribuição para consumo, vida útil e riscos à saúde da população.

Assim, os sucos constituem grandes veículos de contaminação microbiana, onde as principais causas podem ser através da superfície externa do fruto, a higienização inadequada de equipamentos e utensílios e, principalmente, a água de preparo.

A presença de coliformes totais é considerada uma indicação útil de contaminação pós-sanitização ou pós-processo, evidenciando práticas de higiene inadequados. Dessa forma, a crescente produção de sucos de frutas in natura, e a falta de padronização na preparação, torna indispensável a realização desta pesquisa para avaliar a qualidade microbiológica dos mesmos.

 

METODOLOGIA:

Assepticamente coletou-se 1 amostra de suco de Goiaba e 1 de Murici, em estabelecimento de São Luís - MA e enviadas ao Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA.

Preparou-se as soluções de Lauril e Verde Brilhante, seguindo-se as indicações dos fabricantes nos rótulos de cada meio de cultura. Em seguida esterilizou-se em autoclave a 121ºC/15min e distribuiu-se em volumes de 10 mL de ambas as soluções em tubos de ensaio, contendo tubos de Durhan.

Retirou-se assepticamente, 25 mL de cada amostra de suco, com auxílio de uma pipeta, e diluiu-se em 225 mL de água estéril cada.

Para a contagem presuntiva de coliformes totais as amostras são diluídas em tubos com Lauril com tubos de Durhan e incubados á 35ºC entre 24-48 horas. Para contagem utilizou-se a Técnica de Tubos Múltiplos em série de três tubos e para diferenciação, atribuiu-se G10 para os tubos com 10mL de suco de Goiaba, G1 para 1mL, e G2 para 0,1mL. Para o suco de Murici, atribui-se "M" com as mesmas proporções.

Os tubos inoculados com Lauril, que apresentaram gás no tubo Durhan foram considerados positivos, e repicados para o Verde Brilhante para o teste confirmatório por 24-48 horas.

RESULTADOS:

Os resultados da prova presuntiva, feita com Lauril, das amostras de suco de Goiaba e Murici in natura, constatou que os todos os três tubos da série G10, um tubo da série G1, um tubo da série M1 e dois tubos da série M10, após cerca de 48 horas de incubação em estufa a 35ºC, apresentaram gás no tubo de Duhran, sendo considerados positivos.

Em seguida, para confirmação da presença de coliformes totais, os mesmos foram repicados para tubos com solução Verde Brilhante e incubados em estufa a temperatura de 35ºC, entre 24-48 horas. Os tubos não apresentaram formação de gás no interior do tubo de Duhran, o que se considera então, negativo para a presença de coliformes totais.

Após a confirmação de ausência de coliformes totais nas amostras de suco de Goiaba e Murici in natura, pode-se afirmar que no teste presuntivo detectou-se a presença de quaisquer outros microrganismos fermentadores de lactose, que não o grupo coliforme, já que ao se utilizar o Verde Brilhante, que é um meio de cultura que favorece somente o crescimento das bactérias gram-negativas, ou seja, bactérias do grupo dos coliformes, o teste foi negativo.

CONCLUSÃO:

A avaliação presuntiva não pode ser considerada fator decisivo na análise microbiológica de um alimento, nem tão pouco pode ser utilizada para caracterizá-lo como próprio ou impróprio para o consumo, pois ela somente é capaz de detectar a presença de microrganismos fermentadores de lactose, no qual o grupo coliforme se enquadra. É necessária a utilização de um meio de cultura que favoreça somente o crescimento das bactérias gram-negativas, inibindo o crescimento da microbiota acompanhante, especialmente bactérias gram-positivas, evidenciando assim somente o grupo coliforme.

Assim, as amostras analisadas não apresentaram em sua constituição a presença de coliformes totais. Em todo caso, é indispensável a implantação e monitoração de boas práticas de fabricação em locais onde se produzem ou manipulem estes tipos de alimentos, visto que os sucos de frutas constituem grandes veículos de contaminação microbiana.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Análise microbiológica, Sucos, Coliformes.