62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
MASSA MICELIAL DE FUNGO BASIDIOMYCETES DA AMAZÔNIA, EM MEIO CONTENDO SURFACTANTE
Izabel Cristina Conceição dos Santos 1
Adriana da Silva Nunes 1
Jucileuza Conceição dos Santos 2
Maria Dolores Pinheiro Fonseca 2
Jorge Pontes Koide 3
Ademir Castro e Silva 4
1. Aluna de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais-UEA
2. Analista de Laboratório- Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (CEAB)
3. Aluno de Graduação em Química, Universidade do Estado do Amazonas-UEA
4. Prof.Dr./Orientador de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais-UEA
INTRODUÇÃO:

Os fungos basidiomycetes têm sido estudados devido apresentarem características econômicas e ecológicas, principalmente pela sua capacidade de produzir enzimas extracelulares (PUTZKE, 2002). Os processos biotecnológicos utilizando basidiomycetes baseiam-se nos seus produtos metabólicos, como enzimas e polissacarídeos. A importância do aparato enzimático destes fungos está relacionada com a bioconversão de resíduos lignocelulósicos (MAU et al, 1991; SONG et al, 1991; STURION & RANZANI, 1997) que podem ser utilizados nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. Este aparato enzimático está relacionado com os processos de biodegradação de compostos xenobióticos, como, na biorremediação de solos contaminados e no tratamento de efluentes da indústria papeleira e têxtil (MATHEUS & OKINO, 1998). Portanto, faz-se necessário pesquisas que possam subsidiar sobre o potencial da atividade enzimática desses fungos. A produção da massa micelial é fator importante, utilizada em estudos sobre biosorção de metais pesados. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de massa micelial do fungo amazônico Pycnoporus sanguineos, em meio contendo surfactante.

METODOLOGIA:

O fungo Pycnoporus sanguineos, foi coletado, na cidade de Manaus. Pequenos fragmentos do carpóforo foram crescidos em meio BDA para produção de cultura pura. A produção de biomassa foi quantificada em meio Czapeck, suplementado com Tween- 80 na concentração de 1,5%. Para análise comparativa foi utilizado meio controle contendo Czapeck. A massa micelial foi medida a cada 7 dias no período de 17 dias  para observação do período de maior produção micelial, sendo obtida após filtragem de 100mL do meio de cultura (crescimento dos fungos) em kitasato com papel filtro Whatman n° 1, com sucessivas lavagens com 100mL de água destilada. Após esse processo o papel filtro foi seco em estufa a 45°C até peso constante. A massa micelial foi calculada através do peso final menos o peso inicial, dividido novamente pelo peso inicial e multiplicado por cem.

RESULTADOS:

De um modo geral, em valores absolutos a maior produção de massa micelial (3,5%) ocorreu em meio Czapeck suplementado pelo surfactante tween-80 na concentração de 1,5%, com uma produção maior do que no meio controle sem acréscimo desse suplemento. Teste estatístico "t-student" mostrou que ao nível de 5% de significância a produção de biomassa em meio suplementado com surfactante não-iônico é significativamente maior do que no meio sem acréscimo dele. Sendo que o padrão de crescimento em meio com surfactante mostrou-se irregular com dois picos máximos de crescimento, o primeiro pico ocorreu 24h após a inoculação (5,8%) e o segundo com uma semana de crescimento, quando a partir dai ocorreu um decréscimo até o final do crescimento. Vale ressaltar também que surfactantes tem sido utilizados para aumentar a viabilidade das reações entre as enzimas e seus respectivos substratos.

CONCLUSÃO:

A produção de biomassa por Pycnoporus sanguineos é influenciada pelo uso de surfactante não-iônico.   

Instituição de Fomento: FAPEAM, CAPES, UEA
Palavras-chave: Pycnoporus sanguineos, Tween 80, Biomassa.