62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ALTERAÇÕES AMBIENTAIS DECORRENTES DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO, UM ESTUDO DE CASO PANAQUATIRA-MA.
LORENNA CUTRIM SANTOS 1
YATA ANDERSON GONZAGA MASULLO 1
1. UFMA
INTRODUÇÃO:

Com o processo de urbanização o crescimento desordenado das cidades é considerado um dos maiores vetores de impactos no ambiente. O uso e ocupação do solo sem planejamento sejam na esfera urbana quanto rural causam alterações profundas na estrutura e funcionamento do mesmo.

A pavimentação de ruas e avenidas causam a impermeabilização do solo reduzindo assim áreas de recarga de aqüífero, destruição de áreas remanescentes ou ciliares, o despejo de lixo e efluentes in natura em locais inadequados como rios, mares são complicações geradas por tal atividade. A valorização imobiliária desta área é um expoente importante no que tange a impactos ambientais, pois estes não são realizados com base em planejamentos de áreas propicias.

Sendo assim, o presente artigo, tem por objetivo a caracterização fisiografica da área, está localizada na parte nordeste da ilha do Maranhão e a norte do município de São José de Ribamar, a 35 km da cidade de São Luis capital do estado do Maranhão. Situada nas coordenadas 2º27'30''S, 2º31'15''S, 44º03'07,5'' e 44º01'15'' W  o levantamento e análise das alterações na dinâmica ambiental, correlacionando com os principais fatores que ocasionam as alterações na morfologia do ambiente em questão, refletindo melhoria no planejamento e gestão das cidades.

METODOLOGIA:

Para a realização do presente trabalhos, serão utilizados métodos e técnicas que possibilitem a melhor compreensão dos principais fatores que influenciam ou contribuam para as alterações ambientais na área de estudo como os métodos qualitativos e quantitativos.

Os levantamentos bibliográficos serão realizados na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão, nas bibliotecas setoriais do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPA), Núcleo de Documentação, Pesquisa e Extensão Geográfica (NDPEG) e no Laboratório de Hidrobiologia da UFMA (LABOHIDRO), e nos sites de diferentes Centros de Pesquisas, Universidades, bem como em revistas cientificas disponibilizadas na internet.

Possibilitando a leitura e análise da literatura relacionada com o tema e a área estudada, levantamento de material cartográfico, atividades de campo para a observação e interpretação das feições geomorfológicas e observação da paisagem local. O referido material cartográfico foram analisados e processados com a utilização dos seguintes softwares: MAPCAD (2004) e Arc Gis 9.2.

RESULTADOS:

A ocupação desordenada tem-se a ocorrência de erosão, os escorregamentos nas encostas dos morros, e a formação de microclima especifico, a retirada de matas ciliares, a remoção das dunas e o aumento da contaminação da água. Durante o processo de urbanização os vazios urbanos são convertidos em áreas de superfícies impermeáveis, resultando no aumento do volume do escoamento superficial e da carga de poluentes, diminuindo o tempo de concentração e superfícies hidráulicas mais lisas, o que provoca o aumento da geração de sedimentos e alterações no regime da temperatura da área, além de provocar a redução na infiltração do lençol freático. (ARAÚJO et.al, 2007).

Outros impactos podem ser gerados a estas áreas, localizando-se sobre os sistemas dunares, estão os principais vetores de ocupação da zona costeira, estes são retratados pelo avanço da prática agrícola; por atividades de turismo e lazer; por edificações e construções sobre a linha de costa e na zona de acumulação praial, este processo acarreta efeitos erosivos que contribuem para alteração no perfil litorâneo, impedindo a deposição dos sedimentos no local de origem acarretando acumulação em outro ponto, o que ocasiona uma progradação dos bancos arenosos, com a possibilidade de ampliação da faixa de restingas (SOUZA, 2008).

 

CONCLUSÃO:

A partir do momento que caracterizamos o ambiente, percebemos que a relação de causa e efeito das transformações provocadas pelo homem em várias escalas de espaço e tempo sinaliza riscos ambientais preocupantes. Seguindo este princípio a dinâmica da paisagem passa a ser refém das ações humanas, sendo, portanto sistematizada pela comparação que pode ser estruturada entre os processos naturais e antrópicos na transformação do meio.

A especulação imobiliária acarreta continuamente sérios problemas ambientais que são agravados ainda mais por questões como o desmatamento que ocasionam redução das áreas verdes e exposição do solo ao intemperismo e erosão, gerados por áreas de extração de areias, remoção de dunas, obras de engenharia sobre Áreas de Preservação Permanente, acúmulo de lixo, lançamento de esgotos ïn natura" e artificialização da drenagem.

A área é uma importante opção de lazer e de atividade econômica. Tendo este fato em mente percebe-se a necessidade do emprego de novas políticas públicas no gerenciamento e no monitoramento da praia de Panaquatira, para o controle dos impactos diretos e indiretos ocasionados na região tendo em vista a sustentabilidade e a conservação da mesma.

 

Palavras-chave: Alterações ambientais, Urbanização, Panaquatira-MA.