62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A INTERNET: NOVOS DESAFIOS PARA AS ESCOLAS DO CARIRI PARAIBANO
Geisiane Nunes de Melo 1
Tatiana Fernandes Sant´ana 2
1. Curso de Letras (Campus VI) - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Profª. Ms./Orientadora - Curso de Letras (Campus VI) - UEPB
INTRODUÇÃO:
A sociedade atual está diante da então denominada tecnologia computacional que vem se destacando desde os anos 70, provocando grandes impactos, como o acúmulo de informações disponíveis, a aproximação entre pessoas distantes, o contato com os diversos gêneros textuais e uma diversidade de linguagem. Esta última vem ocorrendo de maneira bastante variada, provocando polêmicas em vários contextos sociais, como o escolar-acadêmico. Isto porque a informática, em especial a Internet, é um forte reflexo das mudanças comportamentais no indivíduo e, quando bem utilizada, torna-se um instrumento eficaz nas práticas educacionais. Neste contexto, surge o que hoje se intitula letramento digital (COSCARELLI, 2005; XAVIER, 2004; MÉLO, 2006; e FRADE, 2005), uma vez que as reflexões em sala de aula não devem se restringir apenas em torno do letramento escolar, pelo contrário, devem abranger uma realidade universal, que desperte o interesse do alunado como um todo. Pensando nisto, o referente estudo tem como objetivo refletir sobre a importância do uso do letramento digital no ensino-aprendizagem de língua materna, a partir da implantação de experiências desenvolvidas numa escola pública da região do cariri paraibano.

 

METODOLOGIA:
A proposta é realizar um trabalho envolvendo professor-pesquisador e alunos, cuja ênfase é dada ao processo de investigação (ANDRÉ, 2002), seguido de uma intervenção. São considerados sujeitos desta pesquisa alunos, diretores e docentes das escolas públicas do cariri paraibano. Foram utilizados instrumentos de várias naturezas para coletar os dados, tais como questionário, entrevistas não e semi-estruturadas e gravações em áudio, através de um MP 3. Foi realizado um mapeamento das escolas da referida região, cujo objetivo era o de identificar em qual destas instituições existiam laboratórios de informática sendo utilizados como recurso facilitador nas aulas de Língua Portuguesa, a partir da aplicação de questionários com os diretores e professores. Depois, foi aplicada uma sequência didática, baseada nos pressupostos de Dolz, Noverraz, e Schneuwly (2004), desenvolvida com alunos do 8º ano do ensino fundamental II, abordando os gêneros jornalísticos, notícia, entrevista e reportagem, tendo como ferramenta central a internet.

 

RESULTADOS:

O resultado comprovou que a maioria destas escolas ainda não possibilita atividades que envolvam o uso do computador nas aulas, uma vez que esses equipamentos ainda não estavam devidamente instalados, o que dificultava, por parte dos professores, o desenvolvimento de práticas de ensino envolvendo os recursos digitais. Além disso, alguns professores admitiram que não sabiam como desenvolver algumas estratégias utilizando esse tipo de tecnologia e acreditavam que o uso do internêtes poderia prejudicar os discentes no momento de produzir textos em sala de aula e por isso priorizavam de um ensino centrado na norma padrão. Entretanto, após a aplicação da sequência didática, ficou evidente que o uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino de língua não prejudicou a aprendizagem dos alunos, ao contrário, estimulou-os e incentivou-os a ler e produzir diversos gêneros jornalísticos, já que os alunos, nesta etapa da pesquisa, não se utilizaram em nenhum momento da linguagem informal durante a produção.

CONCLUSÃO:
É fundamental que a escola disponibilize ao corpo docente e discente o contato com o computador, em especial, com a internet, tendo em vista que esta faz parte da realidade social, econômica, política e cultural do aprendiz, além disso, possibilita uma maior interação no cotidiano da sala de aula com as modalidades essenciais da Língua Portuguesa, leitura, escrita e análise lingüística.

 

Instituição de Fomento: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Palavras-chave: Letramento digital, Ensino, Sequência Didátic.