62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A ORGANIZAÇÃO DO CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA NO CAMELÓDROMO DO BAIRRO ALECRIM EM NATAL-RN  
Marysol Dantas de Medeiros 1
Maxsuel de Moura Macedo 1
Ademir Araújo da Costa 2
1. Depto.de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Prof. Dr./Orientador - Depto.de Geografia- UFRN
INTRODUÇÃO:

Os processos de urbanização ocorridos nos países subdesenvolvidos se deram, em sua maioria, de forma desorganizada e com a presença de vários problemas sociais. Assim, boa parte da população que ficou marginalizada, passou a procurar novas formas de sobrevivência como a pequena produção familiar e a comercialização de produtos de pouco valor comercial e de baixo capital investido. Isso não foi diferente no Nordeste brasileiro, tampouco com a capital potiguar, cabendo o bairro do Alecrim, mais especificamente o camelódromo e o seu entorno, esse papel de servir como local de reprodução dessa atividade, onde é notória uma diversificação do arranjo espacial no tocante a organização dos elementos que compõe o setor terciário no local. Dessa forma, a seguinte pesquisa tem como objetivo averiguar a organização espacial do camelódromo do bairro Alecrim e seu entorno a partir do Circuito Inferior da economia urbana levando em consideração como se arranjam os diferentes tipos de serviços e produtos ali encontrados, bem como a sua origem e os fatores locacionais responsáveis pela reprodução desse tipo de atividade no bairro.

METODOLOGIA:

Foram feitos levantamentos bibliográficos com o intuito de formar um arcabouço teórico a respeito dos circuitos da economia urbana sendo tomadas por base as discussões trazidas pelos autores Milton Santos e Maria Laura da Silveira. Foi desenvolvido um levantamento de dados secundários em órgãos públicos, dentre eles a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) e acesso a dados através da internet. Também foram necessárias visitas in loco, para a realização de análises a partir de observações diretas da área estudada e confrontar a veracidade dos dados secundários. Dessa maneira, foi possível verificar o perfil dos estabelecimentos ali encontrados, além de levantamentos fotográficos. Para entender melhor qual a origem dos produtos, como também quais fatores locacionais preponderantes para instalação de um circuito inferior no bairro, foi necessária a aplicação de entrevistas abertas com os comerciantes.

RESULTADOS:

O resultado do estudo se deu com a constatação que o setor terciário e, em especial aquele ligado ao circuito inferior da economia, é responsável pela absorção de um grande contingente de trabalhadores, por se tratar de uma atividade que envolve pouco capital de investimento inicial, bem como não exige qualificação por parte do trabalhador. O preço dos imóveis; a grande quantidade de linhas e transportes públicos que convergem para o bairro faz com que o mesmo atraia um número considerável de consumidores, que, por sua vez, são atraídos pelos baixos preços das mercadorias, tendo em vista que tais consumidores se encontram nas classes média e baixa da capital e cidades vizinhas. As diversas mercadorias oferecidas são de origem local (a própria cidade), regional (Ceará e Pernambuco), nacional (São Paulo e Santa Catarina) e internacional (China e Paraguai). Foi possível também observar a organização espacial dos tipos de mercadorias e serviços de acordo com o gênero do produto e do seu tamanho.

CONCLUSÃO:

A pesquisa obteve resultados positivos, uma vez conseguiu satisfazer de forma geral os objetivos propostos. A metodologia utilizada, principalmente aquela referente ao uso de entrevistas abertas, se deu pelo fato da dificuldade de obtenção de informações por parte dos comerciantes que, por vezes, omitiram algumas indagações feitas durante a entrevista, como por exemplo, a origem de suas mercadorias, tendo em vista a ilegalidade de alguns produtos chamados piratas. Com o resultado da pesquisa foi possível observar a importância do camelódromo e seu entorno para a garantia de renda de muitas famílias, bem como o acesso ao consumo por parte de uma população com um poder aquisitivo menor. Vale salientar que a área de estudo merece um cuidado maior por parte dos órgãos públicos da cidade, uma vez que o mesmo necessita de uma reestruturação que possa inferir melhores condições de trabalho aos comerciantes que dali tiram seu sustento, como também garantir o mínimo de conforto e comodidade aos consumidores.

Palavras-chave: Circuito inferior da economia urbana, Camelódromo, Bairro do Alecrim.