62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 10. Odontologia
CARCINOGÊNESE BUCAL: EFEITOS DA EXPOSIÇÃO CRÔNICA A SOLUÇÕES DE ETANOL SOBRE O EPITÉLIO LINGUAL DE CAMUNDONGOS
Laís Borges Muniz 1
Talita Franco 1
Danilo Saleti França 1
Paulo Rogério de Faria 2
Adriano Mota Loyola 3
Sérgio Vitorino Cardoso 4
1. Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Uberlândia/UFU
2. Instituto de Ciências Biomédicas - UFU
3. Depto de Patologia Oral - UFU
4. Prof. Dr./Orientador - Depto de Patologia Oral - UFU
INTRODUÇÃO:
Bebidas alcoólicas associam-se a efeitos carcinogênicos diretos sobre o epitélio bucal, comportando-se potencialmente como mutagênicas a partir da geração mais intensa de radicais livres. A fim de se obter mais informações a partir da geração do álcool na carcinogênese bucal, bem como dos efeitos dessa substância em outros órgãos, propusemos um modelo experimental buscando avaliar as alterações provocadas pelo consumo crônico de álcool sobre a mucosa bucal.
METODOLOGIA:
Foram utilizados camundongos C57BL/6, cepa caracterizada pela possibilidade de grande consumo de etanol e que, após período de adaptação, foram submetidos a exposição as soluções alcoólicas de concentrações 15% e 40%, durante 6 ou 12 meses, buscando mimetizar variação de concentração e período de exposição que são considerados importantes para a espécie humana.
RESULTADOS:
Houve maior consumo de etanol nos grupos expostos a uma dieta com maior concentração alcoólica. A marcação da expressão da metalotioneína, entre os grupos expostos as soluções de etanol, não revelou diferenças significativas. O mesmo aconteceu quando comparados estes grupos ao etanol com o grupo controle, não havendo também diferenças quantitativas significantes entre todos os grupos estudados.
CONCLUSÃO:

A aparente inexistência de diferenças entre os grupos avaliados sugere que o efeito carcinogênico do etanol sobre a mucosa oral pode não estar relacionado diretamente ao estresse oxidativo. Por outro lado, ganham força outras consequências do consumo crônico de etanol, tais como a desnutrição protéico-calórica e o aumento de permeabilidade das membrans celulares, que podem desempenhar papel mais significativo que a formação de radicais livres.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq
Palavras-chave: etanol , cancêr oral, metalotioneína.