62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
PROFESSORES E ALUNOS: UM ESTUDO ACERCA DO PAPEL DAS INTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Ana Rachel da Silva Quinto 1
Ana Ignez Belém Lima Nunes 2
Camila Holanda de Sá 3
1. Centro de educação/Curso de Pedagogia/Universidade Estadual do Ceará/UECE
2. Centro de Humanidades/Universidade Estadual do Ceará/UECE
3. Centro de Humanidades/Curso de Psicologia/Universidade Estadual do Ceará/
INTRODUÇÃO:
O presente estudo busca investigar as dinâmicas interativas e intersubjetivas nas relações de aprendizagem. A teoria Histórico-cultural, que fundamenta a proposta desse trabalho, postula que situações de aprendizagem envolvendo interações que garantam mediações eficientes podem modificar o desenvolvimento humano, possibilitando ganhos em diversos aspectos: cognitivos, afetivos, sociais, físicos. Um dos atores relevantes nesses processos de mediações é o professor, posto que a ele compete a organização e o desenvolvimento da prática pedagógica, fruto, também, de suas concepções de como o sujeito aprende e se desenvolve, e de como ele, professor compreende sua atividade docente e as interações que nela se estabelecem. Por tanto, é necessário um olhar sobre as habilidades sociais do professor, a comunicação e interação nos espaços de aprendizagem, as modalidades destas interações, a influência destas interações na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos.
METODOLOGIA:
Essa pesquisa circunscreve-se em um delineamento de natureza qualitativa, cujo caráter flexível, aberto e aprofundado, melhor se adapta ao nosso objeto de estudo. Optou-se pelo estudo de caso, de natureza etnográfica, em função da necessidade de considerar os aspectos da cultura escolar intervenientes na aprendizagem dos professores e alunos, e o aprofundamento requerido pelo estudo. A amostra definida através de seleção baseada em critérios (GOETZ e LECOMPTE, 1988) foi constituída por oito professores de duas escolas do ensino fundamental da rede pública municipal de Fortaleza. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas aos docentes da Instituição. Esta metodologia de pesquisa permite que os entrevistados expressem seu ponto de vista sobre determinados eventos, além de proporcionar respostas objetivas e necessárias para o andamento da pesquisa, devido ao seu modo de aplicação.Outro instrumental de coleta de informações foi o roteiro estruturado para observação das práticas de sala de aula dos professores. As observações ao ambiente escolar se deram de forma sistemática e semanal, priorizando a sala de aula como um dos espaços de maior interação entre alunos e professores.
RESULTADOS:
A partir das entrevistas e posterior observação em sala de aula se percebeu que a qualidade das interações dos indivíduos em sala é, em grande parte, reflexo de como o professor compreende a maneira como essas relações devem se dar. Como por exemplo, percebeu-se que uma professora X acreditava que não é responsabilidade do professor garantir a motivação no aprendizado, mas sim o aluno. Observou-se que seus alunos eram bastante indisciplinados, inquietos, rebatiam constantemente as reclamações da professora para que eles não conversassem, para que fizessem a tarefa, para que prestassem atenção. Não havia uma iniciativa da professora em promover situações que envolvessem mais os alunos. Uma outra professora Y quando indagada sobre seu conceito de aprendizagem se posicionou como sendo aquele processo que é impulsionado pela ação do professor. Foi observado em sala que esta professora utilizava diversos recursos para promover uma interação de qualidade entre os alunos e entre ela e os mesmos, propondo trabalhos de grupo, jogos que instigam os alunos à participar. Como reflexo disso, os alunos se mostraram bem mais disciplinados, participantes e ativos no processo de construção do conhecimento.
CONCLUSÃO:
Os resultados mostram que o professor como um dos atores relevantes no processo de aprendizagem dos alunos, necessita de espaço para expor suas concepções, para discutir e repensar a sua prática pedagógica. Como foi mostrado, a concepção dos professores tem ligação direta com a maneira pela qual interagem com os alunos em sala de aula, que por sua vez interfere no processo de aprendizagem destes. Por fim, a pesquisa acena também para a necessidade de investigarmos atentamente o ponto de vista dos alunos sobre suas interações na escola, facilitando, através de grupos focais, a consciência deles sobre como se relacionam, como lidam com os espaços físicos e psicológicos, como se organizam em grupos, como se percebem nos grupos, e, conseqüentemente, como tais elementos são relacionados com suas aprendizagens escolares.
Instituição de Fomento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Interação, Aprendizagem, Docência.