62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
ANÁLISE DA INCIDÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS EM UM LABORATÓRIO NO MUNICÍPIO DE SOUSA, PB.
Kallyne Rubyan Oliveira Queiroga 1
Joycimara dos Santos Queiroga 2
Lilian Figueirôa de Assis 3
Geofabio Sucupira Casimiro 4
Kennia Sibelly Marques de Abrantes Sucupira 5
1. Unidade Acadêmica de Ciências da Vida, Bolsista do CNPq, UFCG
2. UACV,UFCG
3. UACV,UFCG
4. Prof.ºEsp. Orientador - Unidade Acadêmica de Ciências da Vida - UFCG
5. Prof.ª Esp. Co-Orientadora - Unidade Acadêmica de Ciências da Vida - UFCG
INTRODUÇÃO:

As parasitoses intestinais são doenças cujos agentes etiológicos são helmintos ou protozoários, os quais, em pelo menos uma das fases do ciclo evolutivo, localizam-se no aparelho digestivo do homem, podendo provocar diversas alterações patológicas. No Brasil, as enteroparasitoses constituem um sério problema de saúde pública devido ao difícil acesso ao saneamento básico e à educação pela população mais carente, já que a transmissão desses agentes está diretamente relacionada com as condições de vida e de higiene da população. Este estudo tem como objetivo relatar a incidência de enteroparasitoses no município de Sousa (PB), no período de setembro a dezembro de 2009, com o presente estudo espera-se contribuir para a determinação de políticas de controle das doenças parasitárias neste município.

METODOLOGIA:

As estimativas referentes à incidência das enteroparasitoses na população de Sousa (PB) foram calculadas a partir de exames realizados no CEACLIN - Central de Análises Clínicas, entre os meses de setembro a dezembro de 2009. Na cidade de Sousa existem quatorze laboratórios de análises clínicas e apenas sete são conveniados ao SUS, entre esses se encontra o CEACLIN. Estima-se que o mesmo atenda 8,5% da população. O método utilizado no preparo das fezes analisadas foi o Hoffman e MIF.

RESULTADOS:

No período determinado pela pesquisa 250 pessoas fizeram exame parasitológico de fezes. Foi observada a presença de cistos ou ovos em 127 exames no período de setembro a dezembro de 2009, através dos dados obtidos 91,33% demonstraram albergar uma espécie de parasita intestinal e entre estes, 8,66% apresentaram poliparasitismo, com destaque para a associação de Giardia lamblia e Enterobius vermiculares. Os protozoários Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Enterobius vermicularis foram os parasitos mais freqüentemente encontrados nas fezes, juntos correspondendo a 93,7% das amostras positivas. Foi observada a predominância de material proveniente de pacientes do sexo masculino 52,75%; porém, uma maior incidência de parasitoses foi observada no sexo feminino. A incidência de Giardia lamblia (53,73%) e Enterobius vermiculares (17,91%) foi maior no sexo masculino. Com relação aos demais parasitos encontrados, houve maior incidência entre as mulheres (Entamoeba histolytica - 35%, Giardia lamblia - 45%, Enterobius vermicularis - 10%).

CONCLUSÃO:

Através da análise dos exames realizados foi observada maior incidência de Entamoeba histolytica, Enterobius vermicularis e Giardia lamblia. Provavelmente devido à alta infectividade dos ovos e cistos, por serem infectantes no momento de sua eliminação pelas fezes.  Essa última condição permite a transmissão interpessoal da parasitose, comum mesmo em ambientes saneados, pois a mesma pode ser transmitida através das mãos, alimentos contaminados e insetos (moscas e baratas). Os portadores assintomáticos são também eficientes meios de transmissão dessas parasitoses. Nesse sentido  é essencial o fortalecimento das equipes multiprofissionais, e em especial a equipe de enfermagem, que deve atuar na conscientização e disseminação de conhecimentos com a finalidade de tratar as parasitoses existentes, prevenir e promover saúde. Contribuindo para o aperfeiçoamento do atendimento na Estratégia de Saúde da Família (ESF) para a busca ativa de parasitoses intestinais.

Palavras-chave: Parasitoses intestinais, Enfermagem, Promoção da saúde.