62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 2. Engenharia Biomédica
ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DA INTERAÇÃO CÉREBRO-COMPUTADOR: CONTROLE DE DISPOSITIVOS MECATRÔNICOS ATRAVÉS DA MENTE.
Humberto Vinicius Paulino Baena 1
Munif Gebara Junior 1
1. Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
INTRODUÇÃO:

Segundo Lent, a interação cérebro-computador vem atraindo a atenção de muitos pesquisadores e curiosos, devido ao desafio que esta nova tecnologia propõe, a união da medicina e engenharia permite desenvolver novas tecnologias, através da atividade cerebral é possível ter acesso a um computador, controlar jogos e brinquedos, e até mesmo acionar dispositivos mecatrônicos.

Essa tecnologia também pode beneficiar pessoas que possuem deficiência física, que não têm condições de interagir um computador ou equipamento.

A proposta desse trabalho é desenvolver a interação cérebro-computador através do estudo das ondas cerebrais e dos sensores que captam esses sinais, a partir daí, é possível desenvolver softwares para o controle de dispositivos ou para identificar alguns sinais captados do cérebro.

Essa é uma forte tendência para que daqui a alguns anos, objetos e softwares controlados hoje pelo computador, sejam controlados apenas pela atividade cerebral.

METODOLOGIA:

Com o embasamento teórico que será estudado sobre o funcionamento das ondas cerebrais, suas freqüências e amplitudes, a atividade elétrica dos neurônios e o aparelho eletrônico que é capaz de medir essas ondas, o Eletroencéfalogramo, pode-se trabalhar o potencial de ação neural, que é a onda de descarga elétrica que percorre a célula transmitindo informações entre e dentro dos tecidos. (KANDEL, 2000)

Com essas informações registradas pela atividade cerebral, haverá a transmissão desses dados para um computador através de eletrodos colocados sob pontos estratégicos da cabeça.

Com as informações vindas da atividade cerebral em um computador, e analisando graficamente ou através dos valores de amplitude e freqüência das ondas cerebrais, será feita uma abordagem hipotético-dedutiva, servindo assim de base para um método experimental dessa pesquisa exploratória.

A partir daí, será realizada uma busca por novos experimentos utilizando a medicina por meio da neurologia e a tecnologia por meio da informática e da eletrônica para desenvolver novos experimentos de controle de dispositivos mecatrônicos através da atividade cerebral.

RESULTADOS:

Com base no referencial teórico já estudado, foram desenvolvidas hipóteses e métodos para a "conexão cérebro-computador" e o método utilizado foi fazer a ligação de sensores que medem ondas elétricas do cérebro ligadas a uma placa de aquisição de dados que por sua vez é ligada à porta usb de um computador. E a partir dele, através de um software com interface gráfica, pode-se ter acesso aos dados de tensão emitidos pelo cérebro.

CONCLUSÃO:
Já com os dados de tensão emitidos pelo cérebro através de ondas cerebrais, também chamadas de sinapses, percebe-se que ocorre uma grande variação de sinal, e com testes realizados, é possível fazer uma abordagem hipotético-dedutiva servindo de base dessa pesquisa, e a partir daí, com as futuras melhorias dessa tecnologia, futuramente utilizá-la em aplicações como o controle de máquinas, equipamentos, e dispositivos mecatrônicos.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Cérebro-computador, Ondas cerebrais, Tecnologia.