62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PIBID COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Wagner de Deus Mateus 1
Andréia Cristina Farias de Freitas 1
Myshelly Santana Queiroz 1
Suely do Nascimento Menezes 1
Larissa de Souza e Souza 1
Aldeniza Cardoso de Lima 1
1. Departamento de Biologia, ICB, Universidade Federal do Amazonas/UFAM
INTRODUÇÃO:
O Ministério da Educação após reconhecer a necessidade da formação do professor para atuar na educação básica trouxe uma lacuna a ser considerada na formação do professor que deveria ensinar Ciências Naturais nas séries finais do Ensino Fundamental. O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) visa propiciar aos acadêmicos do curso uma vivência docente em ambiente escolar, preparando-o para atuar em situações da realidade escolar na rede básica de ensino no Estado do Amazonas. A Universidade Federal do Amazonas - UFAM considerando a necessidade de formar professores para o contexto regional reconhece que a área de Ciências Naturais requer um redimensionamento do enfoque interdisciplinar situando-o no conjunto do conhecimento escolar. O subprojeto de Ciências Naturais teve o objetivo de contribuir na formação inicial ampliando experiências metodológicas, na qualificação pedagógica, bem como proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola, mediando ações interdisciplinares e multidisciplinares, que envolvam conhecimento da área convencional de Ciências Naturais, em articulação com os demais subprojetos do PIBID-UFAM.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi a participação-ação seguindo três eixos básicos. O primeiro proporcionou aos futuros professores participação em ações integradas. O segundo permitiu desenvolver ações interdisciplinares, em articulação com as outras áreas do PIBID-UFAM. O terceiro envolveu ações de aprendizagem com desenvolvimento e utilização de instrumentos, metodologias e recursos didáticos no ensino de Ciências Naturais. Inicialmente à implantação do PIBID nas escolas participantes consistiu em diagnosticar a realidade das escolas reconhecendo a infraestrutura, entrevistas aos professores de Ciência Naturais por meio de um instrumento de coleta de dados, com o objetivo de traçar o perfil verificando relações com o ensino de Ciências Naturais, suas aspirações, dificuldades e potencialidades. Para cada escola foi proposto um plano de ação, que incluía a reativação dos laboratórios e exposições interativas buscando incentivar ações integradas em conjunto com as outras áreas. Ações interdisciplinares como planejamento, treinamento de formação e produção de recursos didáticos diversos, como: experimentos, projetos de ensino, jogos didáticos, vídeos, coleções didáticas com avaliação qualitativa.
RESULTADOS:
Dados da infraestrutura das escolas Escolas Luizinha Nascimento, Ângelo Ramazzotti, Maria Madalena e Dulcinéia Varela indicaram pequeno espaço físico e poucos materiais de laboratório, e/ou estes espaços não estavam sendo utilizados. Esses espaços foram reativados e estão em funcionamento. As escolas públicas de Manaus possuem em média 40 a 50 alunos por turma, sendo necessário dividir a turma em duas ou mais para utilizá-lo. No corpo docente não há formação específica na área de ensino de Ciências Naturais. O que motivou orientar as instituições de ensino sobre a importância da contratação de professores na área específica, incentivar a formação continuada a habilitados em Física, Química e/ou Biologia ou qualquer outra área que atende o ensino dos componentes curriculares da área de conhecimento das Ciências da Natureza e suas Tecnologias no ensino médio, ressaltando as características especiais do ensino das Ciências Naturais no 6º ao 9º ano. O subprojeto proporcionou aos futuros professores, os professores das escolas e alunos participação em ações construtivas com experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com o ambiente escolar.
CONCLUSÃO:
O subprojeto ofereceu aos acadêmicos do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas a oportunidade de desenvolver atividades em parceria com a comunidade escolar. As ações estabelecidas no subprojeto potencializaram a eficiência das atividades coletivas, apoiando os educadores a realizar uma reflexão compartilhada de suas práticas cotidianas, com a finalidade de favorecer a aprendizagem dos alunos e incentivar a autonomia profissional na tomada de decisões em relação às dificuldades de seus alunos. A relevância do projeto esta na contribuição para a formação dos licenciandos, na qualificação pedagógica do futuro professor de Ciências Naturais e melhoria da qualidade do ensino na educação básica, com o desenvolvimento de ações que possibilitem integração entre escola e universidade, valorizando a formação acadêmica e profissional dos universitários, fortalecendo o compromisso social e contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e pesquisa. As dificuldades relatadas pelos alunos contribuíram para a adequação no planejamento das ações. A proposta mostrou que o Professor de Ciências Naturais, entre outros aspectos, deve ter domínio dos métodos e técnicas de ensino dos quais possam permitir o aprendizado dos conceitos básicos das Ciências Naturais.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Formação de Professores, Iniciação à docência, Ensino de Ciências.