62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
FERTILIDADE DO SOLO EM CONSÓRCIO CURAUÁ X MANDIOCA SOB AS LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM BUJARU - PA.
Letícia Ramos do Nascimento 1
Cassio Sousa de Oliveira 1
Otiniel Ferreira Nunes 1
Lorena Lira Leite Sabino 1
Angela Maria Braga Lobato 1
Marcos André Piedade Gama 1
1. Instituto de Ciências Agrárias - UFRA Belém
INTRODUÇÃO:
A Amazônia destaca-se pelo cultivo de culturas alimentares geralmente no sistema de corte e queima da vegetação, que proporciona grandes prejuízos às Linhas de Transmissão (LT) de energia elétrica. O uso das áreas sob essas LTs exige um sistema sem queima e com culturas de porte baixo. Sendo assim, culturas como a mandioca (Manihot esculenta Crantz), arbusto perene da família Euphorbiaceae e o Curauá (Ananas erectifolius L.B. Smith) planta nativa da Amazônia, monocotiledônea, herbácea, pertencente à família Bromeliaceae, merecem maior atenção. Ambas são pouco exigentes em fertilidade, sendo possível o seu cultivo em solos arenosos, e em sistema de monocultivo, em consórcio com culturas anuais ou perenes e em áreas degradadas (Oliveira et al., 1991). Para áreas sob as Linhas de Transmissão (LT) de energia elétrica o sistema de corte e queima é mais prejudicial porque proporciona, por exemplo, a interrupção do fornecimento de energia elétrica (ELETROBRÁS, 1991/1993). Com isso, esse trabalho tem como objetivo avaliar a fertilidade do solo em função do sistema de consórcio entre curauá e mandioca sob Linhas de Transmissão de energia elétrica.
METODOLOGIA:
O projeto é desenvolvido no município de Bujaru-PA sob a linha de transmissão de energia elétrica.O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso em parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram constituídas por quatro sistemas de cultivo (tratamentos) e as subparcelas com e sem aplicação de adubação química (NPK) e calcário. Os tratamentos foram: T1) Curauá solteiro no espaçamento de 1,0 m x 0,4 m; T2) Curauá solteiro no espaçamento de 1,5 m x 0,4 m; T3) Curauá (três linhas 1,0 m x 0,4 m) em consórcio com Mandioca (duas linhas de 1,0 m x 1,0 m); T4) Curauá (três linhas 1,0 m x 0,4 m) em consórcio com Mandioca (três linhas de 1,0 m x 1,0 m). A quantidade de fertilizante foi calculada de acordo com a análise de solo inicial. Para avaliação da fertilidade do solo foram coletadas amostras de nas profundidades 0-0,1, 0,1-0,2 e 0,2-0,4 m. Os atributos químicos avaliados foram: pH água, Al3+, Acidez potencial (H+Al), Ca2+, Mg2+, K+, MO conforme metodologia descrita em Embrapa (1997). Os valores de Soma de Bases (SB), saturação por bases (V%) e saturação por alumínio (m%) foram calculados a partir dos teores encontrados na análise química solo.
RESULTADOS:
Foram observados os valores dos atributos químicos do solo pH, MO, P, K+, Ca2+, Mg2+, Al3+, H+Al, SB, m%, para profundidade 0 - 0,1 m 0,1 - 0,2 m 0,2 - 0,4 m. Esses resultados são referentes à coleta de solo, realizada seis meses após o plantio. Observou-se que na camada de 0 - 0,1, 0,1 - 0,2 e 0,2 - 0,4 m há diferença significativa entre os atributos químicos pH, Al, H+Al, m%, V%, porém, não houve diferença significativa em níveis de adubação. Observou-se que no tratamento T2 e T4 ocorreu um aumento no valor do pH e saturação por bases e uma diminuição no teor de alumínio em relação aos tratamentos T1 e T3, isso ocorreu provavelmente devido a aplicação de calcário em superfície 90 dias antes na implantação das culturas. Resultado semelhante foi encontrado por (CAIRES e FONSECA, 2000), eles observaram que a calagem proporcionou o aumento do pH, e saturação por bases e a redução de alumínio trocável. A falta de diferença entre os demais tratamentos com e sem uso de fertilizante, provavelmente ocorreu pelo curto espaço de tempo entre a adubação dos plantios e a coleta do solo. Outro fato que pode ser considerado é que a intensidade das chuvas nesse período foi elevada, o que pode ter proporcionado arraste de partículas e perdas de nutrientes.
CONCLUSÃO:
A calagem proporcionou um aumento do pH e saturação por bases e uma redução no teor de alumínio trocável e saturação por alumínio, tornando o solo mais adequado ao cultivo.
Instituição de Fomento: Empresa TBE (Transmissoras Brasileiras de Energia); PIBIC/CNPq
Palavras-chave: Atributos químicos, culturas anuais, manejo do solo.