62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 3. Genética Humana e Médica
CORRELAÇÃO DO ÍNDICE DE DEFICIÊNCIAS E O NÚMERO DE HABITANTES EM MUNICÍPIOS DA PARAÍBA
Ákyla Maria Martins Alves 1
Allane Maria Lacerda Ferreira de Oliveira 1
Marina Tanieri 1
Uíra Soulto Melo 1
Silvana Santos 1
Mathias Weller 1
1. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
INTRODUÇÃO:
O sistema de informação a atenção básica (DATASUS) informa os números de deficiências nos municípios do Brasil. Estudos anteriores revelaram um alto grau de doenças genéticas em populações humanos geograficamente isoladas por fatores como a distância aos centros urbanos, baixa densidade populacional e altura elevada do município. Números baixos de habitantes, por exemplo, aumentam o numero de casamentos consangüíneos o que pode causar o aumento da ocorrências de doenças genéticas hereditárias recessivas. O estudo pioneiro presente foi dedicado a questão se estes parâmetros de isolamento geográfico das populações, em geral afetam o número das deficiências. Isso poderia indicar que as doenças genéticas hereditárias contribuem significativamente ao aumento do número de deficiências. No presente estudo as relações entre o tamanho populacional dos municípios, a distancia até o litoral, a distância aos centros urbanos e o numero de deficiências foram analisados através métodos estatísticos para os municípios do Estado da Paraíba.
METODOLOGIA:
No estudo foram usados os dados (2008) de deficiências nos municípios da Paraíba disponíveis no Sistema da Informação do DATASUS na pagina da Internet (http://www2.datasus.gov.br) bem como o número de habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas IBGE (http://www.ibge.gov.br). A Paraíba é dividida em quatro macrorregiões (MRs) de saúde conforme aos centros urbanos de João Pessoa no litoral, Campina Grande, Patos e Sousa que é o centro urbano mais distante do litoral em direção leste-oeste. Foi montada uma tabela do programa Microsoft Excel 2007 para estabelecer um "Ranking" de deficiência nos diferentes municípios da Paraíba. Os dados foram analisados aplicando estatística descritiva e o teste de significância, "Whitney-Mann " (Teste de U) que permite a análise de séries de dados.
RESULTADOS:
Existe uma correlação do índice de deficiências a distância dos municípios ao litoral. Geralmente os municípios do interior possuem maiores índices de deficiências do que aqueles do litoral. Os municípios das duas MRs situadas mais no interior, com os centros urbanos Souza e Patos, mostram significativamente um maior número de deficiências que os das MRs Campina Grande e João Pessoa (P ≥ 0,01). Os valores médios são 1,87% da população (João Pessoa), 2,09% (Campina Grande), 2,19% (Patos) e 2,33% (Souza) o que reflete um aumento do número de deficiências com a distância ao litoral. A variância do número de deficiências foi 0,164 no leste do Estado (MRs de Souza e Patos juntos) e 0,096 no oeste (MRs de João Pessoa e Campina Grande juntos). Nos municípios dos MRs situados longe do litoral (Souza e Patos) os índices variam entre 1,72% e 3,19% e a media é 2,26%. Já nos municípios dos MRs de João Pessoa e Campina Grande os índices variam entre 1,56% e 3,05% e a média é 1,99%. Além disso, as analises revelaram uma relação significativa entre o tamanho dos municípios e o número de deficiências (P≥ 0.05). Nos municípios com menos de 3000 habitantes o índice de deficiências é em média 1,49% e nos municípios com mais de 25.000 habitantes ela é 1,29%.
CONCLUSÃO:
A analise dos dados revelou que as populações dos municípios pequenos da Paraíba, que estão situados no interior, mostram maiores números de deficiências. Isso poderia indicar um impacto de doenças genéticas, causadas por altos índices de consangüinidade. Alternativamente, o acesso ou o investimento aos programas de promoção a saúde poderia ser melhor para as populações de municípios grandes e mais perto do litoral que para eles do interior. Para distinguir entre ambas as possibilidades nos atualmente realizamos em cooperação com os gestores de saúde dos municípios da Paraíba um levantamento da taxa de consangüinidade. A intenção é de entender se existe uma correlação entre os números de deficiências e a consangüinidade e se essa mostra relações significativas com parâmetros do isolamento geográfico de populações no estado da Paraíba.
Instituição de Fomento: universidade estadual da Paraíba (UEPB)
Palavras-chave: Deficiências, Doenças Genéticas, Isolamento Geográfico .