62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO E DA MEMÓRIA ENTRE ESTUDANTES ADULTOS DE RONDONÓPOLIS-MT
Rita de Cássia Pedroso Borges 1
Molise de Bem Magnabosco 1
Simone Amorim Gonçalves 1
Elida de Azevedo Pereira 1
Patrícia Angélica de Araújo Silva 1
Thaynan Thalita Teixeira de Souza 1
1. Departamento de Psicologia/Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT
INTRODUÇÃO:
A aprendizagem acontece durante toda a vida, sendo as instituições educacionais espaços de formalização desse processo. O acesso a estas instituições tem se expandido ao longo dos últimos anos em todo o país, considerando as diversas etapas do ensino, com a ampliação da oferta de vagas na Educação Básica e criação de programas de ingresso no Ensino Superior (como ProUni). Apesar disto, índices de desempenho, repetência e evasão mantêm-se preocupantes. Percebe-se que melhorias devem ocorrer para efetivar a aprendizagem dos alunos. Considerando esta um fenômeno socialmente mediado e realizado a partir da integração de novos conhecimentos aos já adquiridos, evidencia-se a importância dos processos cognitivos (como atenção e memória) para a aprendizagem, uma vez que a recepção deficiente da informação ou sua retenção prejudicada interferem na integração atual ou futura de novos conhecimentos. Há diversos estudos que relacionam processos cognitivos com aprendizagem, mas a maioria tem como público-alvo crianças, sendo poucos aqueles que têm, como participantes, adultos. O objetivo desta pesquisa é levantar os níveis de atenção (sustentada e dividida) e memória de estudantes adultos da Educação Básica e Superior e de um Curso Pré-Vestibular, da cidade de Rondonópolis-MT.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, realizado no período de junho a dezembro de 2009. Foram aplicados os testes AD (Atenção Dividida), AS (Atenção Sustentada) e TEPIC-M (Teste Pictórico de Memória) em 131 sujeitos que estudavam em instituições de Ensino Fundamental, Médio, Superior e em um Curso Pré-Vestibular no município de Rondonópolis-MT. Foram realizadas estatísticas descritivas e inferenciais. Para as variáveis numéricas, foram utilizados testes paramétricos para a comparação entre grupos, quando os pressupostos de distribuição normal e homogeneidade de variâncias foram alcançados. Para a comparação das médias entre duas amostras foi utilizado o Teste t de Student. Para a comparação das médias entre mais de duas amostras, foi utilizada a Análise de Variância (ANOVA) com posteriores comparações entre os grupos através do teste post hoc de Tukey. Para variáveis categóricas, foi utilizado o teste de Qui Quadrado. Foi estabelecido o nível de significância de p ≤0,05.
RESULTADOS:
Para fins de análise, a amostra foi decomposta em grupos, de acordo com idade, gênero e etapa de ensino. As faixas etárias foram definidas a partir dos intervalos quartílicos, sendo divididas em: 18 anos, 19 a 22 anos, 23 a 30 anos e 31 anos ou mais. As etapas de ensino foram divididas em Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Pré-Vestibular e Ensino Superior. Dos 131 sujeitos da amostra, 58% eram mulheres. A média de idade foi de 24,98 anos (DP=8,37). Dentre as etapas de ensino, houve predomínio de estudo em Curso Pré-Vestibular (33,6%) e Ensino Superior (37,4%). Quanto maior o nível de ensino, melhor a memória dos avaliados: dentre os que cursavam os ensinos Fundamental e Médio, houve predomínio de níveis de memória inferiores (71,4% do primeiro e 79,2% do segundo), 44,9% dos estudantes de Ensino Superior apresentaram classificação superior (X2=41,75; p=0,00). Considerando a atenção, não houve diferença entre os níveis de ensino quanto à sua sustentação (mantiveram atenção sustentada) e à velocidade com qualidade (apresentaram níveis elevados). Também não houve variação entre as faixas etárias.
CONCLUSÃO:
A atenção e a memória são fatores importantes no processo de aprendizagem dos adultos. Na amostra estudada, estes processos cognitivos não se desenvolveram de maneira diferente em relação às faixas etárias, mas o fizeram considerando os níveis de ensino: enquanto a atenção não sofreu modificações, percebeu-se que, quanto mais se avança nos estudos, melhor se apresenta a memória. Este é, portanto, um importante foco de estudo que deve ser ampliado. Posteriores estudos podem ampliar as variáveis investigadas (verificando a influência do fator socioeconômico, por exemplo), bem como a região amostral, reproduzindo-o em outros estados do país.
Palavras-chave: Atenção, Memória, Etapas de ensino.