62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FATOR DE EFETIVIDADE DO PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO, DA PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DA QUALIDADE DE VIDA |
Nidian Moura da Silva 1 Marcelo José Carlos Alencar 2 Nívea Leíse Moura da Silva 3 Priscila Monick de Araújo Barbosa Dantas 4 |
1. Depto. de Oceanografia e Limnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte 2. Depto. de Medicina Integrada, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN 3. Depto. de Direito, Faculdade Estácio de Sá (Câmara Cascudo) 4. Depto. de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho possui como objetivo elucidar a importância da educação ambiental para a população, tendo em vista as atuais degradações que se evidenciam e permeiam o meio ambiente. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de promover uma educação que enfatize, não apenas a preservação, como também a prevenção, visando o meio ambiente ecologicamente equilibrado, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida, com a consequente participação populacional. É importante ressaltar que a relevância desse estudo refere-se à importância da natureza para a sociedade - assim como para a sobrevivência de toda a vida terrestre -, bem como em função da expansão da destruição do meio ambiente vivenciada ao longo dessas duas décadas. |
METODOLOGIA: |
Para a realização dessa pesquisa, utilizaram-se como recursos referenciais bibliográficos e documentais, bem como subsídios da constituição federal, possuindo como descritores o Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado, a Participação da População e a Qualidade de Vida. O período analisado compreende o cenário dos últimos vinte anos, uma vez que foi durante esse período que se acentuaram as discussões acerca da educação ambiental e suas consequências naturais em função da falta de uma conscientização voltada para o desenvolvimento sustentável. |
RESULTADOS: |
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CONCLUSÃO: |
Com base no que foi exposto no presente trabalho, pode-se inferir que a educação ambiental se configura, cada vez mais, como um qualitativo das ações voltadas para a preservação ambiental. Isso pode ser evidenciado, na medida em que a população não está envolvida nas políticas voltadas para o meio ambiente e não consegue visualizar as implicações para sua vida dos danos causados a natureza. Desse modo, é necessário enfatizar a participação populacional nas discussões referentes ao meio ambiente, mediante a instrução acerca da importância e da necessidade de se obter um desenvolvimento sustentável, resultando em uma maior promoção da qualidade de vida. |
Palavras-chave: Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado, Participação da População , Qualidade de Vida. |