62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
AS POSSIBILIDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TURMAS MULTISSERIADAS DAS ESCOLAS DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS.
Leonardo Dantas D'Icarahy 1
Amanda Matos Reis 1
Maria Lins Queiroz de Melo 2
Obede Guimarães de Souza 1
Renata Amorim Leandro 3
Nair Casagrande 4
1. Dpto. de História, Faculdade Filosofia e Ciências Humanas - UFBA
2. Depto. De Belas Artes, Faculdade de Belas Artes - UFBA
3. Depto de Educação, Faculdade de Educação - UFBA
4. Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação - UFBA
INTRODUÇÃO:

A pesquisa realizada teve como objetivo analisar as possibilidades da prática pedagógica feita com turmas multisseriadas dos primeiros cinco anos do ensino fundamental, desenvolvidas nas escolas do campo. Para tanto, o trabalho foi construído a partir do acompanhamento das atividades pedagógicas realizadas no interior de uma disciplina acadêmica que articula ensino, pesquisa e extensão chamada Atividade Curricular em Comunidades (ACC), oferecida pela Faculdade de Educação da UFBA. . 

A ACC "Educação Popular em Áreas de Reforma Agrária" realiza algumas atividades em comunidades, dentre elas, estão as oficinas pedagógicas com crianças do I Ciclo do Ensino Fundamental. Estas oficinas são realizadas por grupos de estudantes da disciplina, a partir de suas áreas do conhecimento, se articulando por eixo temático. O primeiro deles foi "O Homem e a Terra" e o outro "Identidade Sem Terra".

Outro elemento presente na organização das oficinas é a arte. A mesma é utilizada como instrumento pedagógico de diálogo entre educadores e educandos. Assim, as atividades artísticas como o desenho, a música, o teatro, a pintura, a modelagem, entre outras técnicas, compõe a base do processo de aprendizagem.

METODOLOGIA:

O método de pesquisa utilizado busca subsídios no referencial teórico do materialismo histórico dialético, já que este aborda a realidade a partir de um viés histórico, no bojo de suas contradições e nas relações estabelecidas orientando a transformação da realidade através da prática social.

O estudo se caracteriza como pesquisa participante. Em relação aos instrumentos da coleta de dados, utilizamos diário de campo, registros fotográficos e audiovisuais, bem como os Planos e Relatórios das oficinas.

O presente estudo teve como problema de pesquisa a referida questão: quais as possibilidades da prática pedagógica desenvolvida com a turma multisseriada, dos primeiros cinco anos do ensino fundamental, da Escola Nova Panema, Município de São Sebastião do Passe, no período de período de 2009/2010?

 

RESULTADOS:

A partir do estudo realizado, encontramos dentre os resultados da pesquisa o fortalecimento da cultura camponesa e identidade Sem Terra dos educandos. Identificamos também que o resultado obtido com a prática pedagógica na referida turma, somente foi possível por conta do diálogo constante que tivemos com a professora da escola. As contribuições desta em relação às proposições para os trabalhos das oficinas pedagógicas foram de fundamental importância para a qualificação da experiência. A mesma acompanhou grande parte das oficinas realizadas, de modo que também teve possibilidades de se 'qualificar em ação', considerando sua participação ativa no processo, buscando, posteriormente, dar continuidade aos temas trabalhados nas oficinas pedagógicas.

Por último, percebemos uma contribuição significativa para os estudantes da disciplina. Na Universidade, os alunos somente cursam o estágio curricular no último semestre letivo de sua formação em uma dada licenciatura, fato este que prejudica bastante a capacitação profissional. O exercício de planejar, implementar e avaliar constantemente as atividades, com o foco na realização das oficinas pedagógicas, lhes permite exercer a práxis pedagógica a qual potencializa intensamente a formação acadêmica destes estudantes.

CONCLUSÃO:

A pesquisa destacou a importância do trabalho pedagógico na escola, com turmas multisseriadas, a partir de oficinas pedagógicas, que tiveram como pilares os eixos temáticos orientadores da práxis pedagógica e as atividades artísticas.  Sua adoção parte da idéia de que os conteúdos tratados em sala devem ser interessantes aos alunos e conectados a sua realidade. No caso do eixo "O Homem e a Terra", escolhemos pelo fato de estarmos numa comunidade camponesa. Já o eixo "Identidade Sem Terra" se relaciona com as comemorações dos 25 anos do MST, decorrido durante o ano de 2009.

A arte como instrumento metodológico foi essencial em vários aspectos. Foi importante na introdução de conteúdos, na produção e avaliação, bem como na descontração e prazer das crianças. Por isso, não faltou o teatro, a música, a pintura, escultura, poesia de cordel, entre outros.

Observando as práticas acumuladas nesta disciplina, nós pudemos perceber a importância da Universidade desenvolver atividades que integrem o ensino, a pesquisa e a extensão. Ou seja, para além da Universidade possuir atividades dessas três naturezas, faz-se necessário pensar em experimentos em que o ensino, a pesquisa e a extensão componham uma mesma unidade e se complementem visando qualificar a formação profissional.

Palavras-chave: Prática pedagógica , Educação do Campo , Turmas Multisseriadas.