62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE CAICÓ (SEMIÁRIDO DO RN) SOBRE QUALIDADE DE ÁGUA
Mariana Leite da Silveira 1
Aline de Souza Amorim 1
Cirleide Marques Dantas 1
Maria Luisa Quinino de Medeiros 1
Viviane Silva Félix Nascimento 1
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo 2
1. Depto. de Microbiologia e Parasitologia - UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Microbiologia e Parasitologia - UFRN
INTRODUÇÃO:

A região semi-árida do nordeste do Brasil sofre com a má distribuição dos recursos hídricos e conta com reservatórios para garantir o acesso da população a esse bem natural e sua consequente preservação.

Atividades de Educação Ambiental (EA) auxiliam na sensibilização da população para questões da água, desde sua qualidade até seus riscos. Os trabalhos realizados devem ser capazes de proporcionar a formação de cidadãos com pensamento crítico para que se tornem ativos na sociedade, além de alertar a comunidade para seus problemas mais urgentes. A realização de oficinas de capacitação de professores, ciclos de palestras e debates auxilia a discussão desses problemas perante a comunidade.

A aplicação de questionários é uma importante ferramenta aliada à EA, pois permite a busca de concepções a respeito das atividades e dos problemas enfrentados em sua cidade, para, então, começar a buscar uma solução para eles. Quando se trata de qualidade da água, é importante que as questões sejam direcionadas para a realidade vivida pela comunidade.

Este trabalhou visou a elaboração e aplicação de uma oficina de EA (com palestras e atividades lúdicas) e de um questionário para investigar as concepções referentes à qualidade da água de professores no município de Caicó (RN).
METODOLOGIA:

A oficina para capacitação de professores foi desenvolvida pelo projeto Mergulhando na Ciência e foi realizada nos dias 26 e 27 de novembro de 2009, com docentes da rede pública da cidade de Caicó (RN), com duração de 16 horas. Nesta oficina foram realizados ciclos de palestras, apresentação e discussão de cartilha, assim como jogos e atividades dinâmicas que tratavam de temas associados à qualidade da água.

O questionário apresentava 37 questões objetivas, com respostas gerais tais como "sim, não e não sei" e três questões abertas, em que a pessoa poderia expressar livremente sua opinião a respeito da qualidade da água, realização de atividades de EA e sobre o emprego de jogos didáticos em sala de aula.

A aplicação do questionário ocorreu no início da oficina e contou com a participação de 33 professores, com idades entre 22 e 60 anos. As questões abordavam os seguintes temas relacionados à qualidade da água: poluição das águas; esgotos; doenças de veiculação hídrica; qualidade da água que consumem no dia a dia; conhecimento a respeito de microorganismos aquáticos; importância (econômica e ambiental) do açude para a população; escassez de água na região; legislação sobre recursos hídricos; pesquisa e sensibilização ambiental.
RESULTADOS:

Os professores foram indagados sobre o que consideram uma água de boa qualidade. Apenas 13% deles afirmaram que a água não pode ter esgotos e mais de 20% deram como resposta o fato de que ela não pode ter cheiro, gosto e cor, caracterizando um conhecimento simplista das características da água.

Mais de 60% concordaram que os responsáveis pela poluição são: lixos industrial e residencial, despejo de esgotos e produtos químicos. Eles reconhecem que o esgoto pode poluir o reservatório, mostrando preocupação com a implicação de seus atos, já que todos afirmaram que a contaminação das águas reduz a sua qualidade e que 79% reconheceram-se como elementos ativos na produção de esgoto contaminante.

A importância econômica e social do açude foi demonstrada quando 45% dos professores responderam que não imaginam a cidade sem o açude e 30% disseram não ter pensado no assunto.

Todos conhecem doenças de veiculação hídrica, retratando a preocupação existente em relação à preservação da qualidade da água para se evitar a contaminação por tais doenças e reconheceram que a EA contribui para a sensibilização da população sobre suas problemáticas. Eles participaram da oficina, contribuindo com sugestões para melhorar os materiais utilizados e foram incentivados a usar tais atividades com seus alunos.

CONCLUSÃO:

O desenvolvimento de trabalhos de EA é importante na sociedade, que passa a entender melhor os problemas enfrentados em sua região. Eles possibilitam que a população se torne um elemento ativo na resolução das problemáticas e facilitam a aplicação de técnicas (palestras, jogos, oficinas) que levem à compreensão do assunto.

Oficinas de capacitação de professores contribuem para a sensiblização da população a respeito da qualidade da água e a temas a ela relacionados. Atividades de Educação Ambiental, quando trabalhados por meio de oficinas, por exemplo, contribuem para a formação de professores e de alunos.

A aplicação de questionários para coleta de dados de interesse é muito útil, pois possibilita uma rápida aplicação e avaliação dos dados, o que contribui para a objetividade da pesquisa científica.

Os entrevistados, em sua maioria, possuem conhecimento acerca dos principais problemas envolvendo os recursos hídricos de sua região, porém não sabem como resolvê-los. Os professores se mostraram interessados em buscar novas formas de transmitir as informações a respeito das problemáticas de sua cidade para seus alunos e para a comunidade, contribuindo de forma positiva para a formação da consciência crítica e participativa dos sujeitos na comunidade.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Questionários, Concepções, Oficinas de Educação Ambiental.