62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ÁLGEBRA DO ENSINO BÁSICO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA, PEDAGÓGICA E METODOLÓGICA.
Wanderley de Oliveira Pereira 1
Acácio Lima de Freitas 1
1. Depto. de Matemática, Fac. de Filosofia Dom Aureliano Matos - UECE
INTRODUÇÃO:
O referido trabalho propõe uma formação inicial de professores de matemática na área da álgebra básica tendo como referencial a disciplina Laboratório de Ensino de Álgebra (disciplina do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da FAFIDAM/UECE), objetivando descrever uma proposta de trabalho nessa disciplina que promova melhorias em sua realização e contemple uma fundamentação didática, pedagógica e metodológica do ensino dessa área. Investigar e propor uma formação nessa disciplina é contribuir na capacitação do profissional do Estado do Ceará, já que ela faz parte da matriz curricular dos cursos de dois centros de ensino superior filiados a UECE - Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Essa iniciativa contribui com o acervo da pesquisa em prol da melhoria do ensino-aprendizagem da matemática. Álgebra é uma linguagem matemática que apresenta muitas funções no campo sócio-educacional, dentre elas a generalização de padrões e desenvolvimento do raciocínio. Mediante isso, buscamos analisar a formação de professores de álgebra, questionando: Quais as ações a serem desenvolvidas na disciplina Laboratório de Ensino de Álgebra que atenda as tendências do ensino da área e a formação inicial do professor?
METODOLOGIA:
Tomando a disciplina Laboratório de Ensino de Álgebra como um dos referenciais para responder ao questionamento, sendo essa já ministrada por duas vezes no Curso de Matemática da FAFIDAM, buscou-se uma investigação que envolveu a disciplina como ponto de partida. E por tratarmos da formação inicial de professores de matemática vemos a necessidade de uma compreensão dos fundamentos didáticos, pedagógicos e metodológicos no ensino da mesma (focando a área da álgebra) e assim decidimos optar por uma metodologia constituída de duas vertentes: analisamos a metodologia das duas disciplinas ocorridas, como um ponto de partida para se fazer reflexões sobre as ações realizadas e suas deficiências, e desenvolver novas propostas; a segunda, uma pesquisa bibliográfica em Anais de Encontros de Educação Matemática, periódicos e livros textos, relativos a aspectos da formação de professores, para verificar tendências do ensino da álgebra e para compor a fundamentação teórico-metodológica da disciplina.
RESULTADOS:
Com o resgate das ações realizadas nas disciplinas anteriores e a pesquisa bibliográfica realizada, foi elaborada uma proposta de formação de professores na disciplina Laboratório de Ensino de Álgebra composta de duas etapas. Sendo a disciplina de 68 horas aulas, a primeira etapa é constituída de 34 horas aulas com um aporte teórico didático pedagógico elaborado a partir de textos e periódicos da área de Educação Matemática importantes para o ensino e aprendizagem da álgebra. A segunda etapa é constituída das horas restantes com a parte metodológica, tratando dos conteúdos algébricos em uma abordagem diferenciada na forma e linguagem matemática. A proposta contém ainda, duas atividades práticas: a primeira sendo apresentações de jogos, artefatos e materiais manipulativos relativos ao ensino de álgebra, em sala de aula; e a segunda constituída de produções de textos sobre novas formas de abordagem de conceitos e conteúdos de álgebra em sala de aula. Quanto à avaliação é proposta duas: a primeira avaliação constituída de aspectos importantes relativos à reflexão dos textos e a segunda, constituída de questionamentos de como abordar conteúdos de álgebra na sala de aula.
CONCLUSÃO:
Verificou-se que a investigação nas duas disciplinas já ministradas e a nova proposta de trabalho trouxe aspectos positivos para concretizar a organização e a execução da disciplina Laboratório de Ensino de Álgebra. Os alunos já iniciaram a disciplina conhecendo os objetivos e as metas de trabalho, o cronograma das atividades ao longo do semestre, a forma de avaliação, as competências e habilidades a serem alcançadas, os referenciais bibliográficos e a importância da disciplina na formação do professor de álgebra no ensino básico. Com o aperfeiçoamento da fundamentação teórica pudemos propor ações que geraram novas habilidades de pensamento crítico-reflexivo sobre as indagações: O que é pensamento algébrico? Como desenvolver o pensamento algébrico? Por que ensinar e aprender álgebra? O que ensinar em álgebra? Como ensinar álgebra? Quais, como e quando usar recursos didáticos no ensino da álgebra? Como avaliar em álgebra? Como escolher o livro de álgebra?
Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino de Álgebra, Laboratório de Matemática.