62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
A INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DAS ABERTURAS NA CLASSIFICAÇÃO DO NÍVEL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA APLICADO EM UM EDIFÍCIO COMERCIAL NA ZONA BIOCLIMÁTICA 8
Fábio Henrique Sousa Cândido 1
Clara Ovídio de Medeiros Rodrigues 1
Giovani Hudson Silva Pacheco 1
Nícolas de Lima Verde da Silva 1
Paolo Américo de Oliveira 1
Aldomar Pedrini 2
1. Departamento de arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
2. Prof. PhD / Orientador - Departamento de arquitetura, UFRN
INTRODUÇÃO:
Diante da crescente demanda do consumo energético no país derivada da expansão econômica ocorrida nas últimas décadas, não acompanhada pela criação de novas alternativas para a produção de energia elétrica em território nacional, medidas vêm sendo adotadas para buscar minimizar os riscos de racionamento de energia. Entre essas, pode-se citar a elaboração do selo de eficiência energético das edificações desenvolvido pelo PBE-INMETRO (Programa Brasileiro de Etiquetagem). Trata-se do Regulamento Técnico da Qualidade para Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos - RTQ-C, o qual consiste em determinar o nível de eficiência de edificações nos itens envoltória, iluminação e sistema de condicionamento de ar. Na etapa atual da pesquisa, realizar-se-á uma análise sobre os resultados obtidos na etiquetagem de um edifício comercial projetado para ser construído em Recife-PE, que, para o RTQ-C, está localizada na Zona Bioclimática 8, buscando-se compreender as razões que levaram o projeto a obter o nível máximo de eficiência no item Envoltória. Pretende-se com tal resumo, incentivar a prática de uma arquitetura veiculada às questões ambientais e ao conforto do usuário no ambiente construído assim como divulgar o RTQ-C através de sua aplicação em situações reais.
METODOLOGIA:
O RTQ-C estabelece dois procedimentos possíveis para aplicação da ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), o Método da Simulação através da utilização de programas computacionais e o Método Prescritivo que consiste na aplicação de equações e parâmetros estabelecidos no próprio regulamento. O método aplicado nesse estudo está veiculado, portanto, aos procedimentos instituídos pelo RTQ-C, sendo esses aplicados com o auxílio de planilhas eletrônicas e de desenhos desenvolvidos em CAD. A partir das características do edifício, notou-se que o ângulo horizontal de sombreamento, o percentual de aberturas nas fachadas e o fator solar foram determinantes para a obtenção do nível máximo de eficiência. Buscou-se conhecer, em face disto, a influência de cada uma dessas variáveis no resultado final da etiquetagem. Nesse processo, aplicaram-se primeiramente nas fórmulas, valores que simularam a pior situação possível, dentro dos parâmetros do RTQ-C, para cada uma das variáveis citadas, sempre mantendo para as outras duas os parâmetros reais obtidos. Por fim, consideraram-se para todas as variáveis, valores que representam nos cálculos, a situação menos favorável. A comparação dos resultados com a etiquetagem real ajudará a perceber qual o peso de cada variável no resultado final.
RESULTADOS:
Realizados os testes, percebeu-se que todas as variáveis avaliadas possuem um peso significativo na obtenção do selo "A" na ENCE do edifício. Para todas as situações verificadas, não se obteve mais o melhor resultado possível na etiquetagem, alcançando-se o selo "B", em uma escala de classificação que varia de "A" (melhor desempenho) à "E" (pior desempenho). Quando no cálculo, considera-se, para todas as variáveis, a situação menos favorável, o selo passa para "C". Comparados os valores dos Índices de Consumo (IC), índice que fornece um dos parâmetros determinantes na obtenção do selo do edifício (existem outros requisitos que podem determinar se atendidos ou não, a classificação final da edificação, mas que não serão abordados no presente estudo), observa-se certa diferença entre os resultados. Modificados os valores da variável "ângulo horizontal", e substituídos por parâmetros que representam a situação menos favorável (AHS = 0,0), o IC sobe de 459.63 para 461.63. No momento em que se repete o procedimento para demais variáveis, "fator solar" (FS = 0,87) e "percentual de abertura nas fachadas" (PAFt = 48%), obtêm-se aumentos do IC de 459.63 para 462.81 e 465.28, respectivamente.
CONCLUSÃO:
A concepção de uma arquitetura baseada na tipologia que remete à formas prismáticas envidraçadas implica na geração de uma série de problemas relacionados ao excessivo consumo energético. A criação do RTQ-C traz, como um dos seus objetivos, o incentivo ao uso de elementos protetores que sirvam para minimizar o ganho térmico gerado por estas tipologias. Considerando-se que os testes do presente estudo foram concebidos sem a realização de alterações das características volumétricas do edifício, pode-se afirmar que a modificação dos valores das variáveis AHS, PAFt e FS, foi determinante no resultado da ENCE do mesmo. Tal constatação evidencia a importância de observar o máximo de aspectos e variáveis possíveis no momento em que se concebe um projeto arquitetônico que incorpora à suas diretrizes, a necessidade de obter o selo máximo de eficiência. Não significa dizer necessariamente que, tendo o edifício alcançado tal meta, será eficiente do ponto de vista energético. As fórmulas do método prescritivo foram baseadas em uma série de simulações e relações complexas, mas, ainda sim, trazem algumas limitações que não se apresentaram nesse caso específico. Em certas situações, portanto, deve-se adotar o método da simulação para que se obtenha um resultado mais condizente com a realidade.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: RTQ-C, Eficiência energética, Envoltória do edifício.