62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DA TUBERCULOSE NO ESTADO DA PARAÍBA, PERÍODO 2007 - 2009.
Francisca Kalline de Almeida Barreto 1
Rozane Pereira de Sousa 1
Milena Gabriela dos Santos Silva 1
Daniel Felipe Bonfim da Silveira 1
Gabriella Andressa de Sousa Galvão 1
Francisco Fábio Marques da Silva 2
1. Unidade Acadêmica de Ciências da Vida, Uni. Federal de Campina Grande / UFCG
2. Prof. Dr./Orientador - Unidade Acadêmica de Ciências da Vida - UFCG .
INTRODUÇÃO:

A tuberculose é uma doença infecciosa de evolução crônica. O presente estudo tem por objetivo identificar variáveis definidoras de situações coletivas de risco que determinam a distribuição clínica e espacial da referida doença, como subsídio à implantação de medidas preventivas, tendo em vista o fato que o estado da Paraíba apresenta um quadro de notificações expressivas e crescente de Tuberculose.

METODOLOGIA:

Estudo epidemiológico quantitativo, realizado com dados constantes no Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN Net referentes ao período de janeiro de 2007 a dezembro de 2009 onde constatou-se registro de 3.889 notificações. Os dados foram analisados e distribuídos em tabelas, elaborou-se também, gráficos para melhor demonstrar a situação do estado em relação à doença. As variáveis demográficas adotadas para esse estudo foram: sexo e faixa etária do indivíduo. Além destas, variáveis relacionadas aos aspectos clínicos também fizeram parte da construção deste estudo.

RESULTADOS:

Após a avaliação dos dados constantes no banco de dados do SINAN Net constatou-se que a incidência da doença na Paraíba sofreu um considerável aumento de 11,5 % ao longo dos últimos três anos, tal fato pode relacionar-se ao nível de desenvolvimento sócio econômico da população. Ao se analisar a variável demográfica sexo, verificou-se que dentro do período de estudo ocorreu prevalência de tuberculose em homens. No que diz respeito à variável faixa etária observou-se grande incidência da doença entre indivíduos de 20 a 39 anos. Em relação aos aspectos clínicos da Tuberculose constatou-se que a forma pulmonar da doença aparece em mais de 85% das notificações de 2007 a 2009, o que alerta para a importância da detecção precoce dos casos novos de tuberculose pulmonar (TB). Os resultados apontaram comprometimento de indivíduos em sua idade mais produtiva intensificando a necessidade de estratégias de combate à doença, direcionadas a tal grupo.

CONCLUSÃO:

O presente estudo ressalta a importância da identificação do perfil epidemiológico e clínico da Tuberculose para implementação de medidas assistenciais eficientes e viáveis à região, medidas estas, que na atual configuração do cenário da doença na Paraíba, relacionam-se diretamente com a estabilidade econômica do estado.

Palavras-chave: Tuberculose, Controle, Paraíba.